10 Brincadeiras em Casa para Pais e Filhos

10 Brincadeiras em Casa para Pais e Filhos

 

Brincar é muito importante para a vida dos mais pequenos, quer por questões cognitivas, quer por questões emocionais. Se há uns anos as crianças brincavam livremente nas ruas, nos dias de hoje isso não acontece e facilmente os mais novos se “agarram” às tecnologias, limitando o seu desenvolvimento cognitivo e a prática de atividade física.

O estudo “The Power of Play” defende que brincar promove as “capacidades socioemocionais, cognitivas, de linguagem e de autorregulação que constroem a função executiva e um cérebro pró-social”. Esta afirmação ganha ainda mais força quando os adultos se juntam à brincadeira.

Em época de confinamento muitos são os pais a quem falta ideias para entreter os mais pequenos. Se te revês neste cenário, descobre as nossas sugestões, desliga o computador e aproveita cada momento do crescimento dos teus filhos. E participa nas brincadeiras - não só irá melhorar a ligação afetiva, como os mais novos irão aumentar o seu interesse e motivação, deixando de lado as birras.

Árvore Genealógica
Reúne algumas fotos e monta a árvore genealógica da família. Esta brincadeira resulta numa recordação bonita e poderás aproveitar para falar na importância e no valor da família.

Teatro de fantoches
As histórias ajudam a estimular a criatividade. Nesta brincadeira poderás começar por reutilizar materiais e criar os teus próprios atores e, de uma simples meia, poderá surgir uma divertida personagem. Recria as conhecidas histórias infantis e desafia os mais novos a criarem as suas próprias histórias.

Telefone Avariado
Quem nunca brincou ao telefone avariado?! Os mais novos vão adorar e tu vais reviver a magia da tua infância. Formem um círculo e decidam quem é o primeiro mensageiro - este apenas terá de dizer a sua mensagem ao ouvido de quem está à sua esquerda. A mensagem passará de pessoa em pessoa e o último terá de dizer em voz alta o que ouviu. Dificilmente a mensagem chegará igual; experimenta e vais ver que será um momento bem passado em família.

Stop!
Outro sucesso dos anos 80/90, mas que nunca deixa de ser atual. Em família, define as categorias, nomes, animais, cidades, ... e cria numa folha uma grelha que poderão preencher após selecionarem a letra. Todas as palavras das diferentes categorias deverão começar pela letra selecionada. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!” Poderão jogar de forma individual ou dividir a família em equipas.

Piquenique
Programa um almoço ou jantar diferente! Só terás de estender uma toalha no chão e montar o teu piquenique. Os miúdos vão adorar e de certeza que vão ajudar na organização. Escolhe um menu bem típico de piquenique, vai ser sucesso garantido!

Mãos na Massa
Melhor do que brincar com massa, só mesmo sermos nós a fazer a própria massa. Só irás precisar de uma chávena de sal, 4 chávenas de farinha de trigo, 1 ½ chávena de água, 3 colheres de sopa de óleo e corantes alimentares das tuas cores preferidas. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa.

O Comando é teu!
Vai buscar aquela caixa grande de papelão que tens na arrecadação e com alguma imaginação transforma-a numa televisão; poderás assim recriar os programas favoritos de toda a família. Os mais novos vão adorar apresentar o telejornal!

Caça ao tesouro sensorial
Define três ou quatro texturas diferentes (macio, áspero, liso, aveludado, rijo) e desafia os mais pequenos a correr pela casa e a encontrar objetos com a mesma textura. Para os mais crescidos e para dificultar a brincadeira, adiciona um cronometro à prova!

Quem sou eu?
Sentados à volta de uma mesa, cada um deverá escrever o nome de uma personagem num papel e colar na testa da pessoa que está imediatamente à direita, sem que veja o que está escrito. Cada um fará perguntas aos outros jogadores, que apenas poderão responder sim ou não, com o objetivo de descobrir a sua personagem. Por exemplo: sou mulher? Sou ator?

Acampamento
Monta uma tenda na sala e organiza uma festa do pijama! Podes usar uma tenda ou juntar alguns lençóis, colchões e lanternas. No interior da tenda contem histórias, cantem músicas, comam pipocas e façam jogos. Será de certeza uma noite inesquecível.

Vamos brincar?