4 Dicas para um Alimentação Equilibrada (Mesmo em Confinamento)

4 Dicas para um Alimentação Equilibrada (Mesmo em Confinamento)

 

A Pandemia fez com que muitos de nós, de uma forma inesperada, fossemos obrigados a conhecer uma nova forma de estar na nossa própria casa. Seja devido a confinamentos obrigatórios, ou ao facto de se trabalhar a partir de casa por opção, a verdade é que, esta nova forma de estar, fez com que tivéssemos que repensar certos hábitos ou adaptar novas rotinas.

A alimentação é, possivelmente, umas das rotinas que mais mudou em muitas das casas dos portugueses com a questão de se estar em casa. Muitos de nós deixámos de planear refeições e passamos os dias a abrir a porta do frigorífico ou os armários da cozinha, a petiscar aqui e ali. Resultado: refeições fora de horas e nada equilibradas.

É certo que este não será o melhor momento para termos de seguir uma dieta rigorosa, ou para pensarmos constantemente se a quantidade proteica que estamos a ingerir é a mais correta, mas também não é certo ingerirmos todos os dias uma barrinha de chocolate ou umas batatas fritas, porque estamos a passar por uma fase menos boa e “porque eu mereço”.

É por isso que hoje te falamos da importância de manter uma alimentação equilibrada e saudável, independentemente de passarmos o dia em casa ou não. Vamos partilhar dicas, que te vão ajudar a manter um maior controlo alimentar, sem que isso se revele uma “dor de cabeça”.

 

1º DICA: PLANEAR

Planear devia ser das primeiras palavras do dicionário: afinal de contas, planear é sinónimo de simplificar. E, se formos a ver, fazemos planos no trabalho, fazemos planos para viagens, fazemos planos de poupança – mas nem sempre fazemos um plano alimentar. Pois! Prepara uma Tabela de Refeições Semanal onde deves colocar um espaço para, pelo menos, as quatro refeições principais do dia – pequeno almoço, almoço, lanche e jantar. Depois, pensa numa ementa para todas as refeições e dias da semana, privilegiando estufados e assados ao natural, cozidos, caldeiradas, grelhados, etc. No que diz respeito a lanches, deves substituir produtos normalmente processados (como bolachas, barritas de cereais, granolas, entre outros) por receitas artesanais ou frutas, por exemplo. Ao planeares as refeições da semana, deves ter em conta alimentos e ingredientes que já tenhas em casa, e que possam estar a passar de validade ou a estragar-se.

A Tabela de Refeições Semanal irá ajudar-te a evitar as tais idas desnecessárias ao frigorífico e a manteres os horários e as respetivas refeições definidas. Se tiveres crianças aí em casa, desafia-as a fazerem juntos a Tabela de Refeições: desenhem uma colorida tabela, com uns desenhos em volta, pensem em conjunto nas refeições, contextualizando a importância de uma alimentação variada e saudável – este simples gesto fará com que as crianças ganhem um maior interesse pela alimentação e torna mais fácil a hora das refeições.

 

2º DICA: FAZER UMA LISTA DE COMPRAS

Tens a tua Tabela de Refeições Semanal preparada e é hora de saíres em direção ao supermercado! Calma. Há uma coisa a fazer antes disso – a lista de compras (na verdade, esta dica também devia estar dentro da dica anterior porque, cá está – vamos voltar a PLANEAR)! Uma lista de compras irá ajudar-te a não perderes o foco daquilo que realmente precisas. E, ao fazeres a tua lista, deves ter em conta o plano de refeições que definiste para a semana, bem como os alimentos que já tens em casa.

Para a tua lista e plano alimentar da semana, deves:

  • Privilegiar alimentos frescos, da época e de produção local (contêm uma maior riqueza nutricional).
  • Optar por alimentos com maior prazo de validade;
  • Optar por frutas e hortícolas menos perecíveis (por exemplo: maçãs, citrinos, cenoura, cebola e courgette);
  • Comprar alguns produtos congelados (por exemplo hortícolas ou pescado) para que não tenhas que voltar ao supermercado com tanta frequência;
  • Seguir os princípios da Roda da Alimentação Mediterrânica, incluindo alimentos de todos os grupos, de forma variada, em proporção com as dimensões dos diferentes sectores;

 

3º DICA: PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO

Seguir uma alimentação equilibrada é fundamental para o nosso bem-estar físico. No entanto, deves também dedicar tempo à prática de exercício físico. Estarmos em casa por vários dias seguidos não significa que não nos podemos mexer e exercitar – andar do quarto para a sala, e da sala para a cozinha não entra na categoria do exercício físico. Por isso, seja nas ruas perto de casa, no quintal ou no meio da sala, guarda um tempo do teu dia para a prática de exercício físico. Irá ajudar-te a relaxar, cuidar do teu corpo, mas também da mente.

Já são várias as aplicações ou vídeos no Youtube, por exemplo, com imensas ideias e aulas para fazeres exercício em casa. Seja Yoga, Pilates, Zumba, Cardio ou Aeróbica, são muitas as possibilidades para exercitares o corpo e a mente. Elege o estilo de exercício que mais gostas e toca a mexer! Ah, e porque não convidar uns amigos para se juntarem via Zoom e fazerem uma aula partilhada? Assim, naqueles dias em que falta a vontade, incentivam-se uns aos outros.

 

4º DICA: CALMA...AINDA HÁ ESPAÇO PARA UMA GULOSEIMA

Como te dissemos, nada disto deve ser encarado com esforço. E nós sabemos que, volta e meia, surgem aqueles dias em que nos apetece uma guloseima. Para além disso, após uns quantos dias em casa, chega aquele dia em que queremos dar vida ao Chef de Cozinha que existe dentro de nós e pôr as mãos na massa. O segredo é este: escolhe uma receita de uma guloseima que te conforte o “apetite”, mas não te deixe com sentimento de culpa. Bolachas de Aveia e Pepitas de Cacau, Pipocas com Canela ou umas Panquecas de Abóbora são apenas algumas sugestões. E, se existirem crianças aí em casa, aproveita este momento para elas também se distraírem e fazerem uma atividade diferente. Não há criança que não adore fazer umas divertidas bolachas!

 

Se olharmos para as quatro dicas anteriores é fácil concluir uma coisa: não é preciso estarmos em confinamento, ou em teletrabalho, para que estas dicas façam sentido e sejam aplicáveis às nossas rotinas. Na verdade, todas estas nossas sugestões são aplicáveis caso estejas ou não em casa.

Seja qual for a fase de vida que estamos a passar, com maior ou menor agitação ou entusiasmo, é importante não esquecer a importância de um estilo de vida saudável. Hidratarmo-nos, cumprir uma alimentação equilibrada e praticarmos exercício físico sempre que possível vai ajudar não só a mantermos o nosso corpo saudável, mas também a nossa mente mais positiva e com maior energia positiva.

Encontra o teu equilíbrio e, seja em casa ou fora dela, encontra estratégias que te ajudem a ter rotinas saudáveis.