9 resoluções sustentáveis para 2023

9 resoluções sustentáveis para 2023

 

2023 está mesmo à porta, e consigo traz 365 dias repletos de muitas oportunidades para transformares a tua vida!

No final de cada ano, é normal que comecemos a pensar sobre as coisas que queremos mudar no próximo ano e todas as coisas boas que queremos trazer para a nossa vida. É por isso que planeamos as resoluções durante as últimas semanas de dezembro, e que, enquanto batem as 12 badaladas à meia-noite, desejamos com muita força que tudo se realize.

Este ano, queremos entrar no teu plano de resoluções para 2023 e sugerir-te algumas ideias que podes incluir na tua vida no próximo ano! Damos muita importância às resoluções mais conhecidas, como organizar melhor a casa, começar a fazer exercício, deixar de fumar... mas achamos que podes tornar a tua lista ainda mais completa com algumas resoluções que te vão ajudar a cuidar do planeta.

 

1 - Pensa duas vezes sobre o teu método de transporte preferido

Sabemos que não é realista pedir à maioria das pessoas que vá todos os dias para o trabalho de bicicleta ou até de transportes, isto porque, infelizmente, o nosso país também não tem as infraestruturas necessárias para permitir isso.

Mas... quando vais ao café ter com amigos, ou quando vais ao supermercado apenas para comprar dois ou três produtos de que te esqueceste, será que não podes deixar de lado o carro particular e optar antes por ir de bicicleta, autocarro, ou até a pé?

Não sendo possível deixar totalmente de lado o nosso carro particular, é importante que façamos esta avaliação de necessidade e utilizemos apenas o carro para situações em que outros métodos de transporte não são tão práticos ou convenientes. Se podes ir a pé, é até uma oportunidade para um exercício físico extra! ;)

 

2 - Escolhe um novo produto sustentável a incluir nas tuas rotinas todos os meses

Por cada mês do ano de 2023, escolhe um novo produto sustentável que podes incluir nas tuas rotinas diárias. Troca a escova de dentes de plástico por uma escova de bambu em janeiro, troca a garrafa de plástico por uma garrafa reutilizável em fevereiro, deixa o champô líquido em embalagens de plástico e passa a usar champôs sólidos em março... ou escolhe quaisquer outros produtos que se adaptem à tua vida!

Uma vez que vais aplicar uma nova mudança todos os meses, evita as ‘grandes’ mudanças (como, por exemplo, colocar painéis solares) que serão mais difíceis de implementar num mês. As grandes mudanças devem sempre ser planos a médio-longo prazo (o que não significa que devem ficar esquecidas!) e são passos que exigem mais pensamento, planeamento financeiro e organização pessoal.

 

3 - Transforma a tua casa num local mais sustentável

Exatamente porque sabemos que as grandes mudanças tendem a ficar esquecidas por exigirem um esforço maior, não queremos deixá-las de lado nas resoluções do novo ano. Em janeiro, escolhe uma mudança de maior dimensão a aplicar na tua casa – afinal de contas, é um dos locais onde mais criamos emissões, pois é lá que comemos, dormimos, fazemos as nossas rotinas de higiene... - e compromete-te a aplicá-la nos seguintes 365 dias.

Podes optar por colocar painéis solares na tua casa, aplicar métodos de otimização de consumo de água (como colocar autoclismos de carga dupla, adquirir um redutor de caudal...) ou escolhe eletrodomésticos de classe energética mais eficiente (apenas se já estiveres a precisar de adquirir novos eletrodomésticos! Não te esqueças de que o custo para o ambiente de comprar algo novo, em vez de utilizar o que já tens, é sempre mais elevado).

Estas são apenas algumas sugestões, mas existe um mundo de possibilidades para tornares a tua casa mais sustentável.

 

4 - Adota novos hábitos alimentares

Atenção, que não te vamos dizer para teres uma dieta mais cuidada (apesar de isso também ser muito importante!). Em 2023, sugerimos que possas (cada vez mais!) evitar o desperdício alimentar, planeando com antecedência as tuas refeições da semana e escolhendo primeiro os ingredientes com menor prazo de validade.

Se ainda não és vegan, podes escolher um dia por semana (por exemplo, as segundas-feiras) em que todas as tuas refeições devem ser vegan. É uma forma de começares a descobrir novas receitas deliciosas e, de forma gradual, alterares a tua dieta sem grande esforço.

No final das refeições, ou sempre que sobrarem restos que não possas usar, podes compostar e aproveitar o composto para criar a tua própria horta! Se ainda não te aventuraste pelo mundo da compostagem, podes ler o nosso artigo sobre os diferentes tipos de compostagem e como podes fazê-las na tua casa.

Se trabalhas fora de casa e tens de almoçar fora, podes também optar por levar marmita contigo, em vez de comeres sempre fora ou levares takeaway [é bom para o ambiente e para a tua carteira ;)]. Temos várias dicas de planeamento de refeições que podes aproveitar para facilitar a tua vida, e, caso não tenhas ainda nenhum recipiente onde levar os teus almoços e lanches, podes sempre ver a nossa seleção de marmitas reutilizáveis.

 

5 - Apoia uma causa ou um projeto solidário

Não há nada que nos faça sentir melhor do que ajudar os outros e ver que essa nossa ajuda traz uma mudança positiva para o mundo. Por isso, para 2023 lançamos-te este desafio: escolhe uma causa que toca o teu coração e dedica algumas horas por mês a essa mesma causa. Seja garantir o bem-estar animal, dedicando o teu tempo a canis municipais ou associações locais que estejam a precisar de voluntários; assegurar que as praias próximas de ti são limpas, participando em limpezas de praias organizadas por projetos locais; ou até mesmo dar um pouco do teu tempo e trabalhar com lares, onde ajudas a combater a solidão dos mais velhos, tu sabes as causas que te tocam. Escolhe uma que te faça sentido e ajuda a melhorar o mundo em que vives, dedicando um pouco do teu tempo.

 

6 - Sensibiliza os outros para a sustentabilidade

No mundo da sustentabilidade, todos os passos contam, mesmo que sejam aparentemente simples ou pequenos. Como tal, é essencial que todos nós façamos algo - por pouco que seja - para conseguirmos alcançar um mundo mais sustentável. Se tens amigos ou familiares muito desligados destas causas, para 2023, porque não ajudá-los a tornarem-se mais despertos para causas ecológicas? Se queres incentivar os teus amigos e familiares a iniciarem sua própria caminhada no mundo da sustentabilidade, há maneiras para ajudá-los e inspirá-los. 

 

7 - Compra em segunda mão

Não há nada mais sustentável do que aquilo que já tens. Por isso, antes de comprares algo novo pensa bem se precisas mesmo disso e, no caso de uma resposta positiva, porque não procurares soluções em segunda mão? Seja roupa, eletrodomésticos ou brinquedos, já há tantas formas de conseguires uma oferta vasta de produtos em segunda mão e com qualidade. Para além de ser uma resolução amiga do ambiente, é também amiga da tua carteira! Se quiseres descobrir as melhoras apps de roupa em segunda mão, temos um artigo a pensar nisso, assim como uma entrevista à fundadora da Circular Wear, um movimento de economia circular que visa criar uma comunidade que se une em torno da mesma missão: reduzir o impacto da indústria da moda.

 

8 - Dá uso ao que já não usas

Que atire a primeira pedra quem tem coisas em casa que já não usa, mas que vai mantendo de ano para ano. Para uma casa e uma vida mais liberta de “tralha”, não te esqueças de fazer uma escolha ocasional àquilo que tens por casa e não usas há algum tempo. No caso de serem coisas que não usas porque estão estragadas, está na hora de as reparares para voltar a usar. Se definitivamente forem coisas que sabes que não vais voltar a usar, doa ou vende, mas torna-as úteis de alguma forma. Se queres aprender mais sobre o uso que podes dar ao que já não usas, temos um artigo com diferentes dicas.

 

9 - Cumpre as tuas próprias resoluções

A dica mais sustentável que te podemos dar é que evites a tua própria frustração fazendo uma lista de resoluções que seja realista e fazível. Se estás numa fase da tua vida em que sabes que será quase impossível planear todos os dias as refeições do dia seguinte, não é realista que te comprometas a levar marmita feita para o trabalho todos os dias. Mas, nesse caso, podes comprometer-te a, sempre que vais comprar comida fora, levares sempre o teu recipiente de forma a evitar as embalagens de takeaway.

Se criares resoluções realistas para o teu estilo de vida, irás muito mais facilmente ser capaz de cumpri-las!