Sugestões para entreter os pequenotes no Verão

Sugestões para entreter os pequenotes no Verão

 

As férias de verão já chegaram para as crianças – e, na maioria dos casos, também para os pais! A verdade é que enquanto os mais pequenos costumam estar cerca de três meses em casa, graças às famosas “férias grandes” da escola, os adultos, por outro lado, só têm cerca de um mês de férias (que quase nunca pode ser tirado logo todo de uma vez).

Por um lado, as férias são um momento de grande felicidade, em que descansamos, passamos tempo com a família e aproveitamos para viver novas aventuras e experiências. Por outro lado, podem ser um momento verdadeiramente angustiante quando não podemos ficar todo o tempo com os nossos filhos, e não sabemos muito bem onde os deixar ou como os entreter nas férias.

É exatamente por esse motivo que te escrevemos este artigo. Aqui, vais poder encontrar dicas para te divertires em família no que toca às férias partilhadas; mas também sugestões de onde deixar as crianças nos tempos em que não puderes estar com elas. É um verdadeiro 2 em 1 que te vai salvar de muitas dores de cabeça na altura das férias!

 

COM A COMPANHIA DOS PAIS – EM CASA

1. Cozinhar

Mais à frente vamos sugerir-te que faças um piquenique com as crianças. Ora, um piquenique que se preze não se faz sem comida, não é verdade? Planeia um dia por semana para ser dedicado à cozinha, e envolve as crianças no processo logo desde o início: deixa-os escolher as receitas, e, passo a passo, ajuda-os também a fazer a preparação das mesmas. E o mais difícil: evita a tentação de seres tu a fazer tudo só para sair “mais bonitinho” e não se sujar tanto. Com crianças, é normal haver mais bagunça e confusão na cozinha!

2. Criar um álbum de recortes

Esta opção não só é muito divertida, como vai ajudar a criar grandes memórias e até a reaproveitar revistas velhas que tenhas por casa (e cujo destino final ainda não tinha sido descoberto). Arranjem um pequeno caderno liso e ponham mãos à obra: colem as vossas fotografias preferidas e decorem as páginas com recortes de revistas, desde letras a números e quaisquer imagens de que gostem e que combinem com a história das fotografias!

3. Desenhar e pintar

É frequente esquecermo-nos do nosso lado mais criativo com o passar dos anos. Mas a verdade é que dentro de cada um de nós existe um pequeno Van Gogh (ou um Picasso, ou um Miró, ou até um Dalí... dependendo da tua inspiração)! Para momentos bem criativos em família, podem iniciar um jogo em que cada membro da família tem um minuto para desenhar algo numa folha em branco. No final desses minuto, trocam as folhas entre si e desenham na folha da outra pessoa. Podem fazer isto as vezes que quiserem até completarem o desenho!

Se preferirem uma opção “pré-feita”, também podem optar por divertir-se a colorir os Posters Gigantes da OMY.

 

COM A COMPANHIA DOS PAIS – NA RUA

1. Acampar no quintal

É sempre uma ótima forma de “sair” sem sair de casa, e é perfeita especialmente para os iniciantes ao campismo! Contem histórias assustadoras (ou divertidas!) à luz da fogueira e adormeçam debaixo das estrelas; só têm de preparar alguns cobertores, almofadas e sacos de dormir – ou até, claro, uma tenda, se quiserem levar o assunto bem à séria! Podem fazê-lo apenas numa noite ou, para umas férias bem mais divertidas, repetir durante um fim de semana.

2. Fazer piqueniques

Não tens de ir muito longe para fazer um piquenique: muitas vezes, as crianças ficam contentes por fazer um piquenique mesmo à porta de casa! Mas se não tens quintal, podes sempre pegar na tua trouxa e deslocar-te ao parque mais próximo para um belo momento em família, e em que podes aproveitar para desfrutar do sol e bom tempo!

3. Fazer uma peça de teatro

Apesar de esta ser uma opção que pode ser feita dentro ou fora de casa, na rua terás sempre mais opções, mais espaço e até podes convidar alguns colegas dos pequenotes para assistir! Pega em algumas peças de roupa e, juntamente com as crianças, inventa uma história que possam representar numa peça de teatro. Em alternativa, podem representar algumas das histórias mais populares que todos conhecem. O importante é que todos se divirtam e, claro, que toda a família participe e se deixe levar pelo espírito criativo!

4. Iniciar uma caça ao tesouro

As caças ao tesouro nunca deixam de ser super divertidas – e podem ser bem simples! Na rua, nem vais precisar de esconder coisas, basta apenas que definas as regras. A caça ao tesouro pode ser, por exemplo: encontrar algo que caiu de uma árvore (folhas não contam!); encontrar algo que comece por uma determinada letra; encontrar algo que faça barulho quando é agitado. A imaginação é nossa amiga, e, nestes casos, até os adultos podem participar, já que não foram eles a esconder os tesouros!

5. Lembrar a importância de brincar na rua

Nos momentos em família, porque não aproveitar para mostrar às crianças o quão divertido são algumas das brincadeiras mais tradicionais? Brincar à apanhada, às escondidas, à cabra-cega... há um mundo de jogos super divertidos, e que são ainda melhores quando podemos fazê-los num espaço ao ar livre e em contacto com a natureza.

 

SEM A COMPANHIA DOS PAIS

1. Pavilhão do Conhecimento

Planear uma visita ao Pavilhão do Conhecimento traz momentos de muita aprendizagem e também de muita diversão! O Pavilhão do Conhecimento tem vários tipos de atividades, especialmente na época de férias, para entreter os mais pequenos. Têm desde programas diários, em que avós e netos se podem divertir juntos a aprender novas coisas, ou até programas imersivos de uma semana (quase como um campo de férias!) em que as crianças, em grupos, vão poder conhecer mais sobre o planeta, desde animais, a inteligência artificial, o corpo humano e tanto mais!

2. Ciência Viva

O projeto Ciência Viva é mais um que podes aproveitar para dar a conhecer a Natureza e o Planeta Terra aos mais pequenos durante as férias de verão! Os Centros Ciência Viva, em conjunto com instituições científicas, autarquias, empresas e associações organizam por todo o país centenas de ações (muitas delas de participação gratuita) sobre os mais variados temas. Basta fazer inscrição e aparecer no dia e local indicados!

3. Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Durante os meses de julho e agosto, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto abre as suas portas às crianças entre os 6 e os 12 anos para passarem as férias a aprender! Cada semana é dedicada a uma área diferente: arte, descoberta, ciência e natureza. A maioria das atividades acontece no Jardim Botânico da Universidade do Porto, onde as crianças poderão desfrutar diretamente de tudo o que a natureza tem de bom.

4. Campos de Férias

Os Campos de Férias são das opções mais procuradas e a verdade é que, por estarem espalhados por todo o país, acabam por ser uma opção ideal para muitos pais que não sabem onde poderão deixar os filhos em segurança durante a época de férias. Existem diferentes tipos de campos com diferentes atividades: uns dedicados mais à terra, outros ao mar, mas todos juntam o espírito de equipa para criar laços entre as crianças e ajudá-los a conhecer novos amigos!