Carnaval em Casa: 6 ideias de Máscaras Sustentáveis

Carnaval em Casa: 6 ideias de Máscaras Sustentáveis

 

O Carnaval está mesmo aí! Esta celebração é universal, e, um pouco por todo o mundo, pessoas de todas as idades se dedicam de corpo e alma a criar as máscaras mais divertidas.

Infelizmente, este ano vamos ser obrigados a festejar um carnaval mais caseiro, dentro da nossa casa. Não vai ser possível participar nos desfiles carnavalescos ou passear pelas ruas mascarados com inspiração em ideias loucas que vamos tendo ao longo do ano.

Mas continuamos cheios de vontade de brincar ao Carnaval – e sabemos que esse sentimento é especialmente forte nas crianças, que estão sempre desejosas de fazerem as suas malandrices mascaradas com as fantasias preferidas.

E quem disse que não podem divertir-se nestes dias, mesmo a partir de casa? Temos algumas sugestões para ti de disfarces muito fáceis de criar, com materiais que já tens por casa. Tudo para que possas entreter os mais pequenos – e, com muito jeitinho, ainda podes criar um disfarce também para ti!

 

Disfarce de Carnaval de Explorador

Pronto(a) para explorar o mundo?

Para este disfarce, só precisas de um material muito óbvio: papel! Podes utilizar sacos de papel já usados para criar um colete e dois rolos de papel higiénico para criar uns binóculos. E depois, coloca a criançada à caça do tesouro perdido aí por casa.

 

Disfarce Carnaval Máscaras com Folhas

Máscaras da Natureza!

Folhas secas, tinta e criatividade são ingredientes mágicos para este disfarce. Põe os mais pequenos a desenhar os seus animais preferidos em folhas secas, corta dois buracos numa das faces, e tens uma máscara super divertida e que está sempre na moda.

 

Disfarce de Carnaval Guerra das estrelas

Tal pai, tal filho!

Se queres criar uma máscara que pode ser utilizada por miúdos e graúdos, pega em cartão ou cartolina e cria máscaras inspiradas no universo da Guerra das Estrelas – que é adorado por várias gerações! Desta forma, mais poder divertir-te também com as crianças.

 

Disfarce de Carnaval Pirata

Cuidado com o pirata!

Se tens aí por casa um par de óculos que já está estragado, ou que já não usas, que tal aproveitar para criar uma pala cheia de estilo? Depois só tens de vestir o pequeno com umas roupas adequadas e tens aí em casa um pirata pronto para roubar o teu coração. Arghhh!

 

Disfarce de Carnaval Cavalo de Madeira

Cavalo Imaginário!

Pronto para cavalgar num cavalo imaginário? É muito simples: utiliza uma meia velha, qualquer tipo de enchimento (pode ser algodão, papel, ou até outras meias velhas!), alguns fios para fazer o cabelo e um cabo de vassoura para o “corpo”. E depois, cavalga para o infinito!

 

Disfarce de Carnaval Selva Encantada

Selva Encantada!

Também podes sempre fazer máscaras de animais da selva com tecidos velhos que tenhas por casa (de camisolas, calças, ou até lençóis), ou qualquer outro material adequado ao que pretendes. No fim, e para ser mais fácil segurar a máscara na cara das crianças, podes colar umas armações velhas de óculos na parte de trás. Assim, só têm de colocar os óculos, e já está – têm uma máscara!

 

Não te esqueças que o ponto mais importante é que te possas divertir com os mais pequenos! Estas são apenas sugestões de máscaras simples, mas também podes inventar as tuas próprias com qualquer material que queiras (re)aproveitar. Afinal, o Carnaval é como o Natal: é quando (e como!) um homem quiser!