Como fazer detox depois das festividades

Como fazer detox depois das festividades

 

Durante as festividades como Natal e Ano Novo é muito comum ‘fecharmos’ os olhos no que toca à nossa alimentação e aproveitarmos estes dias para nos excedermos um pouco. Afinal de contas, quem é que vai dizer que não aos doces das avós e aos pratos requintados e bem cheios preparados pelos nossos pais? Especialmente porque celebramos estas datas durante o inverno, o que nos sabe mesmo bem é aproveitar comida aconchegante e que nos deixe quentinhos.

Claro que, apesar de nos deliciarmos com estas iguarias sem quaisquer pensamentos de culpa (tal como devemos, pois as festividades são épocas para nos divertimos!), é normal que passado o mês dezembro comecemos a voltar à nossa rotina normal de alimentação.

Para começares o novo ano da melhor forma, poderás fazer um plano detox para acabares com as toxinas no teu corpo. E atenção! Se pensas que um detox se baseia apenas em sumos verdes e saladas, estás enganado. Podes fazer deliciosos pequenos-almoços, hidratar o corpo com óleos ou até adicionar simples suplementos à tua alimentação normal.

 

OS PRIMEIROS PASSOS

O teu plano de detox pode começar de forma muito simples e elementar logo na tua casa.

Assim que acordares, bebe um copo de água com gotas de limão. Irá ajudar-te a limpar o organismo e a eliminar as toxinas acumuladas. Apesar de esta sugestão ser muito debatida entre os especialistas, e não haver concordância sobre se, de facto, água com limão elimina toxinas, a verdade é que beber um copo de água logo pela manhã ajuda ao funcionamento do corpo. Se as gotas de limão, que dão um ligeiro sabor, te ajudarem a beber esta água, é sempre um lado positivo!

Não te esqueças também que, num plano de detox, manter uma boa rotina de alimentação é muito importante. Por isso, nada de saltar refeições! Deves tomar o pequeno-almoço, lanchar, almoçar, lanchar e jantar.

Sem mencionar, claro, que não existe alimentação saudável milagrosa sem o seu conhecido parceiro: exercício físico. Deves tentar exercitar-te diariamente entre 30m a 45m para manteres um estilo de vida saudável e, claro, retirares todas as toxinas do teu organismo (especialmente depois das épocas festivas). Se estás a precisar de um descanso extra, também podes desfrutar de massagens e fazer yoga ou meditação. Apesar de não estarem diretamente relacionados com a eliminação de toxinas, vão ajudar-te a equilibrar o espírito e a mente para que ganhes forças extra e reforces as tuas defesas.

Um ponto também a nunca esquecer: dormir horas de sono adequadas. Enquanto dormes, a ‘equipa’ responsável por remover o lixo do teu corpo está a trabalhar horas extra. Por isso, dormir horas suficientes é a chave para garantir que as toxinas são eliminadas da forma mais rápida e eficiente possível. A maioria dos adultos necessita de entre 7 a 9 horas de sono por noite.

E, claro, aquela dica que vais sempre ler em qualquer artigo sobre uma rotina saudável: beber muita água. O processo de desintoxicação natural do corpo ocorre no fígado e, para que ele funcione adequadamente, tens de te manter hidratado. Algumas toxinas no nosso corpo são, inclusivamente, solúveis em água. Isso significa que, se beberes bastante água, irás urinar as toxinas naturalmente dentro de 24 a 48 horas.

 

PRODUTOS A INCLUIR NA TUA ROTINA DE DETOX

 

MISTURA PARA PEQUENO-ALMOÇO AS GOOD AS GOLD

Não penses que o detox tem de ser feito com recurso a comida menos saborosa. A Mistura para Pequeno-Almoço As Good as Gold contém curcuma, levedura nutricional, gengibre, pimentas e ashwagandha, e é a mistura perfeita para adicionares um sabor delicioso aos teus sumos detox, batidos ou golden milk.

 

TISANA PAISAGINDO SKINNY LOVE

A Infusão Paisagindo Skinny Love tem propriedades detox, antioxidantes, diuréticas e adelgaçantes. Pode ser bebida quente ou bem gelada (aproveita para desfrutares em frente à lareira ou com um copo durante as horas de trabalho). Contém ingredientes como hibisco, hortelã-pimenta, chá verde ou gengibre, todos conhecidos pelas suas capacidades de desintoxicar o organismo.

 

INFUSÃO PAISAGINDO HIBISCO

A Infusão Paisagindo de Hibisco é uma infusão de tonalidade vermelho forte e de sabor ligeiramente ácido, que é ideal para curar ressacas. O hibisco age diretamente nos rins e no fígado, aumentando a eliminação de toxinas. Para um efeito ainda mais rápido, podes adicionar gengibre a esta infusão no dia posterior ao consumo de álcool.

 

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Depois de limpares as toxinas, está na hora de fortaleceres o teu organismo – e apesar de a alimentação ser um grande aliado nesse momento, nem sempre é suficiente.

Os Suplementos Alimentares da Fushi são uma ótima forma de dar ao teu corpo os ‘ingredientes’ para ser a melhor versão de si mesmo. Desde proteção celular, fortalecimento do sistema imunitário, desenvolvimento de bactérias benéficas, regulação do funcionamento muscular, entre outros, existem suplementos para te ajudar a fortalecer qualquer área da tua saúde.

 

ÓLEO CORPORAL UNII COMFORT WINTER

Queres entrar numa fase de detox mas mantendo os aromas quentes das épocas festivas? O Óleo Corporal Comfort Winter da Unii tem um aroma com notas de canela, gengibre e pinho, e foi formulado para estimular o sistema imunitário e reforçá-lo com propriedades anti-inflamatórias, descongestionantes e antissépticas. É perfeito para que possas enfrentar os dias mais frios e adversos com um organismo reforçado.

 

CONJUNTO DETOX PER PURR – LIMPEZA E TONIFICAÇÃO

O Conjunto Detox da Per Purr ajuda no processo de eliminação de líquidos e tonificação do tecido da pele. Composto por três produtos, cada um tem propriedades diuréticas e desintoxicantes e estimulam a circulação sanguínea. É perfeito para combater o inchaço causado pelo excesso de líquidos acumulados.

 

Agora que já tens tudo a postos para começar a tua rotina de detox, já poderás aplicá-la sempre que faças uns “estragos” extra (sejam eles no Natal, Ano Novo ou aniversários :) ). Mas atenção que não é suposto estares em modo detox durante todo o ano!

A ideia base é que possas eliminar as toxinas de excessos esporádicos, e que mantenhas uma rotina saudável durante os outros momentos do ano. Essa é a única forma de manter o teu corpo (e mente) sempre prontos para combater as adversidades!