Como surgiu o Dia do Ambiente e o Dia dos Oceanos

Como surgiu o Dia do Ambiente e o Dia dos Oceanos

 

O Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos são duas datas que se celebram anualmente, respetivamente, a 5 e a 8 de junho. Por serem tão próximas, são frequentemente celebradas em conjunto através da Semana do Ambiente e dos Oceanos.

Na Pegada Verde, acreditamos no poder das datas importantes como forma de consciencializar as comunidades e chamar a atenção para problemáticas que podem não estar sempre presentes no nosso dia a dia. Enquanto loja online dedicada à sustentabilidade, o Dia do Ambiente e o Dia dos Oceanos acontecem, para nós, todos os dias. A nossa vontade de cuidar do planeta e a nossa preocupação com o Meio Ambiente é constante nas nossas vidas. Por isso mesmo, chegadas estas datas, redobramos os esforços para passar a mensagem a quem está a iniciar a sua caminhada sustentável ou até para quem já tomou algumas iniciativas para hábitos mais sustentáveis.

Nesta Semana do Ambiente e dos Oceanos, queremos explicar um pouco da história destes dois dias, e da importância que continuam a ter no nosso presente.

 

Dia do Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é, possivelmente, a data mais conhecida mundialmente na área da sustentabilidade. Precede o Dia dos Oceanos em 20 anos – foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar o primeiro dia da Conferência de Estocolmo, também ela a primeira Conferência da ONU a ser desenvolvida para discutir a preservação ambiental. A Conferência de Estocolmo deu também origem à criação da UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Curiosamente, em 1992, o Dia do Ambiente foi celebrado no decorrer da Cúpula da Terra (também conhecida como Cimeira Eco-92), no Rio de Janeiro. Nesta cimeira, um dos temas debatidos foi a proteção dos oceanos e foi aqui que, pela primeira vez, se falou sobre a criação de um Dia Mundial dos Oceanos. É por esse motivo que as datas de celebração são tão próximas (apesar de terem sido criadas com décadas de diferença).

A partir de 1972, o Dia Mundial do Ambiente passou a ser celebrado anualmente, sendo todos os anos atribuído um tema diferente, que se transformaria no foco das ações desenvolvidas. Em 2023, o tema atribuído ao Dia do Ambiente é Combata A Poluição Plástica.

 

Dia do Ambiente 2023 - Combata a Poluição Plástica

É certo que nunca se falou tanto na poluição causada pelo plástico descartável como falamos nos dias que correm. 300 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos.[1] 14 milhões de toneladas desse plástico acabam nos oceanos anualmente, e 80% de todos os detritos marinhos encontrados desde as águas superficiais até os sedimentos do fundo do mar são plástico.[2]

É constante a chegada de informação sobre a presença de microplásticos nos oceanos, a chamada de atenção para evitar plásticos descartáveis e de utilização única. E, apesar de toda essa informação, a Comissão Europeia estima que os resíduos de embalagens de plástico deverão aumentar 46% até 2030.[3]

A solução?

Um documento lançado a 16 de maio de 2023 pelas Nações Unidas apresenta algumas soluções simples (e estranhamente óbvias), que podem cortar a produção de resíduos de plástico em 80% até 2040[4]:

 

Reutilizar: optar por garrafas reutilizáveis, opções a granel ou sistemas de devolução de embalagens pode reduzir em 30% a poluição por plásticos até 2040.

Reciclar: incentivar as comunidades a reciclar mais e melhor pode reduzir a poluição por plásticos em 20% até 2040. A remoção de subsídios para combustíveis fósseis e a aplicação de medidas que aumentem a reciclabilidade de embalagens pode aumentar esta percentagem de 20% para 50%.

 

Quando nos deparamos com estes números, parecemos estar numa realidade alternativa. Na nossa comunidade, são raras as pessoas que não optam já por ter consigo uma garrafa de água reutilizável em todos os momentos, ou que vão às compras sem sacos reutilizáveis.

No entanto, basta-nos sair da nossa ‘bolha’ e visitarmos uma qualquer superfície comercial para percebermos que, na maioria dos casos, a população não está ainda sensibilizada para estas questões, apesar da quantidade de informação disponível.

Em Portugal, aliás, os sacos de plástico transparentes (ultraleves) utilizados para fruta e legumes que encontramos nos supermercados vão passar a ser pagos[5], tal como já acontece com os sacos de compras (leves). Ainda que não seja uma solução perfeita, é já uma medida que visa reduzir o plástico descartável utilizado pelos consumidores.

Com todos estes dados, torna-se evidente que o tema Combata A Poluição Plástica se torna num assunto mais atual do que nunca para discutir no Dia Mundial do Ambiente.

 

Dia dos Oceanos

Tal como já mencionámos anteriormente, o Dia Mundial dos Oceanos foi proposto inicialmente na Conferência do Rio de Janeiro em 1992. Foi lançada uma declaração, apoiada pelo governo do Canadá, chamada de “Dia dos Oceanos no Fórum Global – Um Planeta Azul”.

No entanto, só em 2008 é que a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou oficialmente o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos. Em 2008, a ONU refletiu sobre a necessidade de nos debruçarmos sobre algumas preocupações relacionadas com os oceanos, como questões de navegação internacional, segurança marítima, ciência e tecnologia marinha, diversidade biológica, desenvolvimento sustentável e alterações climáticas. A criação do Dia Mundial dos Oceanos era assim uma forma de trazer estes temas para o centro das conversas e das políticas intergovernamentais[6].

Tal como acontece com o Dia Mundial do Ambiente, também o Dia Mundial dos Oceanos tem um tema atribuído todos os anos, para focar esforços. Em 2023, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Planeta Oceano: As Marés estão a Mudar”.

 

Dia dos Oceanos 2023 - Planeta Oceano: As Marés Estão a Mudar

Os oceanos cobrem a maior parte do Planeta Terra, mas a verdade é que recebe apenas um fragmento da nossa atenção e dos nossos cuidados. É por isso que é necessária uma mudança das marés.

O foco da ONU para 2023 é chamar cientistas, representantes da sociedade civil, tomadores de decisão, comunidades indígenas, celebridades e jovens ativistas para colocar o oceano em primeiro lugar.

Todos os dados que já apontámos acima sobre a quantidade de plástico que termina no oceano é apenas a ponta do icebergue. O Dia dos Oceanos deve ser celebrado para encontrarmos soluções conjuntas que nos ajudem a remover microplásticos dos oceanos, que nos ajudem a remover os resíduos que acabam diariamente nas águas de todo o mundo, mas também para proteger a vida marinha das descargas de petróleo e de outros resíduos (como esgotos), e proteger a vida marinha, seja ela de animais ou corais, de produtos solares nocivos.

A verdade é que existe um conjunto gigante de medidas a tomar para proteger os nossos oceanos e mares, e ‘só agora’ começámos a tomar ação real.

 

Produtos para cuidades do planeta no Dia do Ambiente e dos Oceanos

Como mencionado anteriormente, uma das ações a tomar que mais irá ajudar a evitar a poluição do meio ambiente e dos oceanos é a reutilização. Por isso mesmo, deves optar sempre que possível por produtos mais duradouros, com embalagens que possam ser recicladas ou, de preferência, reaproveitadas (pontos extra se não tiver embalagem!). Queres utilizar produtos que te durem uma vida ou, pelo menos, vários anos, para que possas reutilizá-los vezes sem conta.

Nesta Semana do Ambiente e dos Oceanos, damos-te algumas sugestões de produtos que podes incluir já na tua rotina diária, de forma muito simples, para poderes reduzir o consumo de itens descartáveis/utilização única.

 

Garrafa de Água Reutilizável

Hoje em dia, não há desculpa para optar por água engarrafada! As Garrafas de Água Reutilizáveis estão disponíveis nos mais variados tamanhos, padrões e, mais importante, em vários tipos de materiais, adaptando-se assim facilmente à tua rotina e àquilo de que mais precisares. Existem garrafas reutilizáveis de aço inoxidável, de silicone, de vidro, de tritan... a escolha é infinita.

Por exemplo, por cada vez que usares uma Garrafa Reutilizável da Urban Bottle de 500ml, estarás a evitar a emissão de 0,08gr. de CO2 para a atmosfera (o equivalente à produção de uma garrafa de água de plástico).

Se não consegues beber água da torneira por causa do seu ‘sabor’, então basta adicionares à tua Garrafa Reutilizável um Filtro de Carvão, que tem uma durabilidade de 6 meses.

Consegues imaginar quantas garrafas de água de plástico irias comprar nesse período?

 

Sacos de Compras Reutilizáveis

Com a possibilidade de os sacos transparentes de fruta e legumes passarem a ser pagos, torna-se cada vez mais óbvio que o futuro passa por levar os nossos próprios sacos reutilizáveis às compras. Sejam sacos mais pequenos para produtos a granel ou sacos maiores para fruta e legumes, existe uma oferta ampla de Sacos de Compras Reutilizáveis que podes adicionar às tuas rotinas.

Os Sacos Reutilizáveis são laváveis, e vão substituir os infinitos sacos de plástico descartáveis, que muitas vezes acabam no lixo após breves horas de utilização (especialmente por serem bastante frágeis e se danificarem facilmente).

 

Detergente da Roupa em Tiras

Esquece tudo o que conheces sobre os Detergentes da Roupa em embalagens de plástico descartáveis gigantes que, além de ocuparem imenso espaço em casa, são causadoras de grandes emissões durante o seu transporte.

Os Detergentes da Roupa em Tiras reduzem em 94% a poluição no transporte – são transportadas numa embalagem de cartão 100% reciclável, com um tamanho reduzido e que permite que sejam transportadas mais embalagens num só transporte, diminuindo consideravelmente a pegada carbónica.

 

Champô Sólido

Os Champôs Sólidos são uma troca simples que podes fazer na tua vida e que vão ajudar (e muito) com a poluição de plásticos.

Substitui as embalagens de plástico e os tamanhos gigantes (resultado da adição de água aos champôs, o que aumenta o seu tamanho e obriga à utilização de embalagens maiores, com mais emissões durante o transporte) por um pequeno Champô Sólido, embalado numa embalagem de cartão ou papel de cana-de-açúcar, e que te vai durar exatamente para o mesmo (se não mais) tempo.

Estas são apenas quatro alterações que podes fazer na tua vida para uma rotina mais sustentável, mas a verdade é que, na nossa loja online, podes encontrar dezenas de opções para todas as rotinas do teu dia a dia. Com a nossa ajuda, vais poder cuidar do planeta no Dia do Ambiente, no Dia dos Oceanos e em qualquer dia do ano!

 

[1] [2] Fonte: https://www.iucn.org/resources/issues-brief/marine-plastic-pollution#:~:text=At%20least%2014%20million%20tons,causes%20severe%20injuries%20and%20death

[3] Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_22_7155

[4] Fonte: https://news.un.org/en/story/2023/05/1136702

[5] Fonte: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/e-um-erro-sacos-de-plastico-para-pao-fruta-e-legumes-vao-passar-a-ser-pagos-16449863.html

[6] Fonte: https://unworldoceansday.org/about/