Como ter um Natal Sustentável

Como ter um Natal Sustentável

 

O Natal é uma data de celebração, em que as famílias se juntam e criam memórias que duram uma vida (ou até mais, com ajuda de umas fotografias!). Há histórias que perduram para além do nosso tempo, e é sentados à mesa da consoada que tantas vezes ouvimos alegres contos, alguns até de partes da família que, infelizmente, já não estão connosco.

Porque o Natal é, assim, uma época de alegria, pouco tempo dedicamos a pensar na sustentabilidade das nossas atividades. Gastámos demasiado papel nos embrulhos? Comprámos comida a mais? Oferecemos presentes que não têm assim tanta utilidade?

Para te pouparmos tempo e dores de cabeça, criámos um guia para teres um Natal sustentável. Vamos falar-te sobre decoração, presentes e alimentação - ou seja, tudo aquilo de que precisas para um Natal tão verde quanto o teu pinheiro!

 

DECORAÇÃO

Não há Natal sem uma casa decorada a rigor. Árvore de Natal, bolas, fitas e estrelas, luzes brilhantes e uma panóplia de decorações que alguns de nós nem sonham existir!

A tentação de comprar novas decorações natalícias todos os anos pode ser grande, especialmente porque se pode tornar repetitivo ver todos os anos a mesma paleta de cores e os mesmos ornamentos.

A verdade é que, de forma a dares um novo ‘ar’ às tuas decorações de Natal, não tens de ir a correr para a loja de decoração e encher o teu carrinho de decorações de plástico que se vão tornar rapidamente obsoletas ou até estragar-se de um ano para o outro.

Se tens uma mente criativa e umas canetas e tesoura à mão, porque não fazer Decorações de Natal a partir de cartão reaproveitado? Na maioria das vezes, só vais precisar de uma tesoura, fio, algumas canetas para pintar e, claro, muita imaginação. E depois de juntares tudo isso, o segundo passo é muito simples: cria o teu imaginário de Natal. Desenha sinos, bengalas doces, bonecos de neve, estrelas e presentes ou até uma versão não-comestível da conhecida Casinha de Gengibre.

Não tens cartão para reaproveitar? Não te preocupes - existem muitos outros elementos que podes usar para fazer Decorações de Natal homemade! Fruta desidratada, flores secas, pinhas, tecidos antigos e rolhas. Estas são apenas algumas das matérias-primas que podes usar (e reaproveitar!) para criares as tuas decorações.

No que toca ao tradicional Pinheiro de Natal, optar por uma versão natural ou de plástico não é uma escolha simples. O Pinheiro de Natal é uma opção sustentável se assumirmos que irás reutilizá-lo durante muitos anos! Se o teu plano for trocá-lo daqui a dois ou três anos, então é mais seguro optares por uma versão natural. Em caso de dúvida, podes sempre optar por algumas árvores de Natal “alternativas” - começa a ser muito comum ver Pinheiros de Natal feitos de paletes de madeira ou troncos de árvores.

Também podes optar por aderir a uma iniciativa como o Pinheiro Vivo da Planta Livre. Com este Pinheiro de Natal, vais ter um Natal muito colorido e, passada a época festiva, o pinheiro será devolvido à Natureza numa floresta ou pinhal português.

 

PRESENTES

Quando entramos na época natalícia, a corrida aos presentes torna-se num “prato do dia” na maioria dos espaços comerciais. Mas a verdade é que, passado o Natal, olhamos muitas vezes para os presentes que calharam no sapatinho e percebemos que muitos deles são pouco úteis ou apenas mais ‘tralha’ para adicionar à nossa casa.

Para evitares a loucura dos presentes de Natal, há várias dicas que te podemos deixar:

 

Faz os teus próprios presentes, em vez de comprares. Cria um blend de chá com criações do teu jardim, faz uma granola, bolachas ou compotas, um aromatizador caseiro com óleos essenciais… há um mundo infinito de opções bem caseiras para oferecer;

Se não tiveres disponibilidade para criar os teus presentes e preferires comprá-los, opta por negócios locais, pequenas empresas e, de preferência, produtos sustentáveis. Existem muitos presentes que podem ajudar a transformar as rotinas da tua família em momentos mais sustentáveis;

Não deixes a compra dos presentes para a última da hora! Com o stress e as pressas, há uma maior tendência para comprarmos algo pouco útil, apenas para ‘desenrascar’;

 

Estas são apenas algumas dicas de como podes ter presentes de Natal mais sustentáveis; mas há outra parte igualmente importante - os embrulhos!

1kg de papel de embrulho emite cerca de 3kg de CO2 - tendo em conta que são utilizadas 227 mil toneladas de papel de embrulho todos os anos, o CO2 emitido é equivalente a um carro ligeiro viajar 6000 vezes à volta do planeta.

Por isso, optar por embrulhos sustentáveis em vez do habitual papel de embrulho é uma ótima forma de poupar o ambiente. E acredita em nós quando dizemos que um embrulho sustentável pode ser tão bonito e alegre quanto um papel de embrulho descartável! Ideias como reaproveitar folhas de jornal, sacos de papel ou caixas de cartão dão resultados muito giros com apenas um polvilhar de criatividade.

 

ALIMENTAÇÃO

Na maioria das casas, o Natal e o Ano Novo são dias de mesa farta, com muitos pratos espalhados desde o jantar e almoço até aos bolos e doces preparados. Mas, terminado o Natal, fica muitas vezes o sabor 'amargo' na boca (por muito docinha que tenha sido a comida) graças às sobras que nos enchem o frigorífico e as bancadas da cozinha, e com as quais nem sempre sabemos bem o que fazer.

O Natal pode ser uma época de grande desperdício alimentar, por isso, é importante trabalhar para evitar essas sobras - e, no caso de já existirem, para saberes o que fazer com elas.

 

Tem atenção às compras; faz a lista de convidados, as suas preferências em termos de refeições, e evita a compra excessiva de alimentos (especialmente perecíveis);

Não sirvas toda a comida de uma vez, pois existem comidas que, quando expostas à temperatura ambiente se estragam mais rapidamente;

Aproveita as sobras para partilhar com família e amigos, e até para fazer novas receitas (Sopas, tartes, crepes, pão recheado…);

Utiliza Bolsas Reutilizáveis ou Invólucros Reutilizáveis para conservar ou congelar sobras de alimentos.

 

Uma dica extra para a tua ceia de Natal: apesar dos tradicionais pratos de Bacalhau, Cordeiro, Polvo ou Cabrito, por que não optar por uma receita vegetariana para toda a família? Delicia-te com uma Abóbora Hasselback Festiva ou um delicioso Tofu à Lagareiro, e termina a refeição com umas Broas Castelares à boa moda portuguesa.

 

Com estas dicas, esperamos que possas criar uma época festiva mais sustentável na tua casa, mantendo sempre um espírito bem natalício.