Copo Menstrual Lunette - As grandes dúvidas e respostas

Copo Menstrual Lunette - As grandes dúvidas e respostas

 

São muitas as mulheres que, pelo menos uma vez por mês, vivem dias mais desafiantes, em que se vêem impedidas de fazer atividades que adoram, como uma ida à praia ou à piscina, utilizar roupa mais delicada, fazer desporto, entre outras coisas mais. Tudo isto graças à menstruação.

No Verão, por exemplo, acabamos por inventar mil e uma artimanhas para adiar o período e evitar que nos calhe nas férias, vamos à praia, mas “sempre com calções”, ou acabamos por usar tampões que têm de ser trocados sempre que vamos à água. Nada nos parece confortável o suficiente, e acabam sempre por ser uns dias um pouco angustiantes, especialmente se fores daquelas pessoas que só pode tirar uma semana de férias de cada vez.

A verdade é que existe uma opção que tem sido cada vez mais escolhida na hora de ter períodos mais confortáveis: o Copo Menstrual Lunette.

 

O COPO 

O Copo Menstrual Lunette, feito na Finlândia, é feito de silicone cirúrgico, 100% hipoalergénico, antibacteriano e livre de plásticos, pelo que é seguro para o teu corpo e para o ambiente. E por falar em ambiente, queremos que saibas que te pode durar até 10 anos se o cuidares devidamente!

É um verdadeiro aliado de qualquer mulher, pois permite menstruar de forma mais segura. Este Copo não seca nem transpira como os pensos e os tampões, e não causa reações alérgicas nem perturba a lubrificação natural da vagina, uma vez que simplesmente recolhe o fluxo em vez de o absorver.

E, como acontece sempre que vamos experimentar um novo produto, é normal surgirem muitas dúvidas! Mas quisemos facilitar a tua vida no momento da escolha e de passagem para esta nova rotina. Por isso, juntámos as questões que recebemos mais frequentemente na nossa comunidade, e demos as respostas!

 

Como posso escolher o tamanho mais indicado para mim?

Para facilitar o momento da escolha, o Copo Menstrual Lunette só tem dois tamanhos: o tamanho 1 e o tamanho 2.

Se tens menos de 35 anos, nunca foste mãe por parto vaginal, ou tens alguma condição física como canal vaginal curto ou bexiga sensível, aconselhamos-te a usar o tamanho 1. Se tens mais de 35 anos, ou já foste mãe por parto vaginal, o tamanho mais indicado para ti deverá ser o 2.

Não te esqueças de que o mais importante é reconhecer a tonificação dos teus músculos vaginais – o tamanho maior (2) tem o silicone mais duro, para mulheres com os músculos vaginais menos tonificados.

No final das contas, a grande maioria das mulheres consegue adaptar-se aos dois tamanhos; mas existe sempre um que poderá ser mais confortável para ti, e é aí que entram estas características pessoais, que só tu poderás identificar!

 

Como se coloca o copo menstrual?

Se estás de férias, a última coisa que queres é preocupar-te com um verdadeiro quebra-cabeças! Mas o Copo Menstrual está longe de ser semelhante a isso; eles foram desenhados para serem simples e livres de problemas.

Para colocar o Copo Menstrual, basta dobrar e inserir. Podes inserir o copo enquanto estás sentada ou agachada para ajudar na inserção, e existem várias dobras diferentes que podes utilizar, sendo que umas podem adaptar-se melhor ao teu corpo do que outras. É tudo uma questão de ires testando e experimentando!

Para verificares se o copo se abriu completamente, desliza um dedo limpo até ao fundo do copo e sente-o - deve estar arredondado. Se tiver alguma dobra ou rugosidade, não está bem colocado.

 

Como se tira o Copo Menstrual?

Se a colocação é simples, a remoção também terá de ser! Antes de mais, lembra-te que é super importante estares tranquila e em modo relax. Os nervos e stress não vão ajudar em nada, vão deixar os teus músculos mais contraídos e dificultar o processo.

Começa por fazer força como se quisesses expulsar o copo (exatamente como se fosses à casa de banho fazer necessidades), para que ele naturalmente vá descendo – isto porque, durante o dia, é totalmente normal que o copo vá subindo!

Conforme fores sentido o copo mexer, tenta tocar na patilha, para ver se já está suficientemente baixo. Podes também utilizar a patilha como forma de o mover um pouco mais para a entrada da vagina – mas nunca deves retirar o copo totalmente pela patilha, pois isso pode doer! O passo mais importante de todos: quando o copo já estiver mais perto da entrada do canal vaginal, aperta a base do copo para retirar o vácuo e, finalmente, já o podes retirar totalmente!

 

Como se limpa o copo menstrual?

Se estiveres por casa, ou com acesso a água, basta utilizar o Gel de Limpeza Lunette para limpares o teu copo menstrual.

Mas as grandes dúvidas surgem quando estás fora de casa! Se não tens acesso a água, recomendamos que passes primeiro um pouco de papel para limpar o Copo Menstrual. Em seguida, utiliza as Toalhitas de Limpeza da Lunette para desinfetares as mãos (antes de retirares o copo) e para desinfetares o copo após o limpares com papel. E está pronto a colocar por mais 12h!

No final de cada menstruação, e também no início, deves esterilizar o teu copo em água a ferver entre cerca de 10-15 minutos.

 

Quanto tempo pode o Copo Menstrual ficar colocado?

Recomendamos que o Copo Menstrual fique colocado por um máximo de 12 horas. Após essas horas, deverás retirar o copo para o higienizares, e depois de o fazeres poderás voltar a colocá-lo de imediato.

Apesar de as 12 horas serem o tempo máximo recomendado, poderá ser necessário remover o Copo mais cedo caso já esteja cheio, por exemplo.

 

Posso dormir com o Copo Menstrual colocado?

Uma vez que podes ficar com o copo colocado até 12 horas seguidas, não existe qualquer problema em dormir com ele colocado. Basta que não ultrapasses esse limite máximo de horas, e podes ter um sono bem mais tranquilo e descansado.

 

A partir de que idade se pode usar o Lunette?

Se já tens o período, já podes usar o Copo Menstrual – não importa a idade. Poderás ainda estar a conhecer a tua anatomia, por isso vais precisar de alguma prática para usar o copo. Quando o usares pela primeira vez, leva o tempo que precisares para experimentá-lo, num lugar em que te sintas confortável.

Lembra-te também de que o tamanho 1 foi desenhado para utilizadoras mais jovens, independentemente do seu fluxo.

 

O Copo Menstrual pode romper o hímen?

O hímen pode ser rompido em muitas atividades, como desportos e mesmo com o passar do tempo, pode dissolver-se através da descarga menstrual, hormonas ou relações sexuais. Inserir qualquer objeto na vagina pode romper o hímen – isso inclui o Copo Menstrual Lunette.

Mas isso significa que já não és virgem? É importante lembrar que a presença de hímen não é um sinal de virgindade – uma pessoa virgem é simplesmente alguém que ainda não teve relações sexuais.

 

O Copo Menstrual pode ser usado em conjunto com o DIU?

Pode, sim! Se usares um DIU, consulta o teu médico sobre como cortar as cordas o mais curto possível e monitoriza o seu comprimento regularmente durante os períodos. Se as cordas parecem maiores do que o normal, pode ser um sinal de que o DIU se moveu. Não te esqueças que todas as questões mais específicas devem sempre ser vistas diretamente com o teu ginecologista, que poderá ajudar-te melhor do que ninguém.

 

Se sentes que as tuas dúvidas estão finalmente esclarecidas, e estás pronta para dar o passo que falta, então convidamos-te a conhecer melhor o nosso Copo Menstrual Lunette aqui. Mas se acreditas que ainda há alguma questão na mesa, não te acanhes! Envia-nos mensagem e esclarece tudo aquilo de que precisares, para que possas transformar os teus períodos!