Os cuidados extra que devemos ter com a nossa pele nos meses de verão

Os cuidados extra que devemos ter com a nossa pele nos meses de verão

 

A pele é o maior órgão do nosso corpo; ocupa quase 2 m2, é um órgão vivo, em constante mudança e transformação e ao qual devemos cuidados específicos para que se mantenha saudável.

A pele protege-nos do frio e do calor, das bactérias, regenera-se e repara-se, estica e arrepia-se com uma carícia. É um órgão complexo que não é apenas afetado por agentes externos como o sol, vento ou frio; a saúde da nossa pele também é afetada pelos nossos hábitos mais ou menos saudáveis.

Como dissemos, a pele é um órgão que muda, e as suas necessidades também se vão alterando. Por isso, devemos estar atentos às mudanças que podemos observar para aplicar os cuidados necessários. Agora que o bom tempo se aproxima, devemos rever as nossas rotinas de cuidados.

 

COMO É QUE O VERÃO AFETA A TUA PELE?

O verão é uma das nossas épocas favoritas do ano: mais horas de luz, mais atividades ao ar livre e temperaturas mais altas para desfrutar com amigos e familiares. Mas aquilo de que tanto gostamos também afeta diretamente a nossa pele.

O verão e o calor são um dos agentes que mais atacam a nossa epiderme; aliás, o sol é um dos maiores fatores de envelhecimento. As altas temperaturas fazem com que a nossa epiderme fique desidratada e uma pele mal cuidada pode ficar seca e começar a descamar, ficar com um aspeto mais baço e as temidas rugas aparecerão mais rapidamente.

O motivo para cuidar da tua pele, no verão ou em qualquer época do ano, deve ser sempre o mesmo: saúde. Pequenas rotinas muito simples vão ajudar-nos a manter uma pele saudável e em perfeito estado. É a única maneira que temos de evitar doenças tão conhecidas como eczema, acne, urticária ou até mais graves, como o cancro de pele ou melanoma.

 

PROTEGE A TUA PELE COM COSMÉTICA NATURAL

A melhor forma de proteger a nossa epiderme dos efeitos do calor é procurar ingredientes super nutritivos que alcancem todas as camadas da pele. Desta forma, o nosso manto hidrolipídico será capaz de reter a humidade e manter a hidratação, permitindo que ele fique macio e elástico. A melhor alternativa é o uso de cosméticos orgânicos, que utilizem ingredientes vegetais compatíveis com a pele e sem substâncias químicas.

A Matarrania produz cosméticos feitos com ingredientes 100% naturais, puros e virgens, que não foram refinados ou geneticamente modificados. Todos os productos têm certificação orgânica, sem resíduos de pesticidas ou fertilizantes químicos.

O segredo da Matarrania para que os seus cosméticos sejam eficazes e saudáveis ​​para a pele são as suas fórmulas ancestrais, com ingredientes de origem vegetal e orgânica, cultivados e processados ​​sem produtos químicos.

 

O QUE FAZER PARA TER UMA PELE SAUDÁVEL E BONITA NO VERÃO

A limpeza e a hidratação são os dois passos fundamentais para ter uma pele saudável no verão, e sem nos esquecermos nunca da proteção contra raios ultravioleta.

• Limpeza e preparação da pele: a pele limpa é a melhor maneira de manter uma tez saudável e livre de infeções. É essencial remover a sujidade e a poeira do ambiente que fica nos nossos poros e os obstrui. Este é um dos passos mais importantes, pois se não mantivermos a limpeza diária, aparecerão as temidas borbulhas. Começa por encontrar um Sabonete ou Gel de Limpeza Facial adequados para o teu tipo de pele. Além da limpeza diária, também recomendamos fazer uma esfoliação uma vez por semana. O Esfoliante Bio de Azeitona da Matarrania irá manter a pele macia e hidratada graças aos ingredientes nutritivos, como os grãos de café, azeite e açúcar de cana integral. Manter estes dois passos durante todo o ano irá ajudar a tua pele a não ser tão agressivamente afetada pela mudança de temperatura e estação;

• Hidratação: após a limpeza, devemos sempre hidratar e dar à nossa pele aquela nutrição que mantém forte o manto hidrolipídico de que falámos anteriormente. A pele saudável precisa de ser hidratada com ingredientes de qualidade que façam bem ao nosso rosto. Os produtos hidratantes ajudam a lubrificar a pele e a mantê-la “mais forte” contra agentes externos como o sol ou o calor. O Creme Hidratante da Matarrania, disponível para pele mista, sensível ou seca, contém ingredientes que ajudam a equilibrar a epiderme para parecer saudável e perfeita;

• Proteção solar: recomendamos que leves este passo muito a sério e que uses protetor solar todos os dias, e ainda mais no verão. Esta é uma das ações que te pode salvar do cancro da pele. Os raios ultravioleta são muito nocivos e além de envelhecerem a nossa pele exponencialmente, as consequências de não o usarmos podem ser muito piores. Claro que a Vitamina D é ótima e necessária, mas convém mantermos a nossa saúde em segurança. Se vais ficar muito tempo com exposição a raios solares, usa chapéus ou lenços que protejam a epiderme, e não te esqueças do protetor solar. A Matarrania acaba de lançar uma gama de protetores solares orgânicos, certificados com filtros 100% minerais e sem nanopartículas. São dois formatos: um creme de rosto, com SPF 50, e um fluído com SPF 30, ambos 100% naturais, vegan, resistentes à água, respeitam mares e rios, com textura que não deixa a pele branca.

• Beber muita água: é ótimo que incorpores produtos na tua rotina para manter a tua pele saudável, mas não te esqueças de que uma das ações que te vai ajudar a manter a pele bonita é beber água. Hidrata-te bem, pois o calor faz com que percamos água e a pele desidratada parece mais enrugada e sem brilho. Os teus hábitos também influenciam a aparência e a saúde da tua epiderme: a água que bebes, o consumo de tabaco ou a dieta que segues têm um impacto direto na tua pele.