Dia da Terra. O Dia em que a Terra é Celebrada

Dia da Terra. O Dia em que a Terra é Celebrada

 

A 22 de abril de 1970 realizava-se pela primeira vez a celebração do Dia da Terra, e foi aí que se iniciou o movimento pró ambiental, pela mão do senador Gaylord Nelson.

A escolha da data não foi inocente, porque abril coincidia com o início da primavera, e foi inicialmente muito dirigido aos estudantes universitários, porque foi idealizado como sendo um dia de aprendizagem e ativismo.

Nesse ano, juntaram-se estudantes de cerca de 2000 universidades, 10000 escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades dos estados Unidos. No total, quase 20 milhões de americanos mostraram o seu apoio às questões ambientais.

Mas, nas décadas que antecederam o primeiro Dia da Terra, os americanos consumiam grandes quantidades de combustível em automóveis ineficientes. A indústria expelia gases e resíduos com muito pouco medo das consequências legais ou da imprensa. A poluição do ar era aceite como o aroma da prosperidade. Até aqui, a América permanecia em grande parte alheia às preocupações ambientais.

No entanto, o cenário estava pronto para mudar com a publicação do best-seller do New York Times de Rachel Carson em 1962. O livro “Silent Spring” vendeu mais de 500 000 cópias em 24 países, por aumentar a consciência pública e a preocupação com os seres vivos, o meio ambiente e os vínculos inegáveis entre a poluição e a saúde pública.

Por tudo isto, foi criada a Agência de Proteção Ambiental nos Estados Unidos, e promulgaram-se as leis para a proteção do Ar Limpo, Água Limpa e a Proteção de Espécies Ameaçadas.

Atualmente mais de 190 países assinalam esta data, pelo que podemos dizer que tem sido um sucesso e que, a cada ano, se juntam mais pessoas a esta iniciativa. Em 2011, por exemplo, foram plantadas 28 milhões de árvores no Afeganistão sob o lema “Plantem Árvores, Não Bombas”.

O ambiente sócio-cultural que vimos em 1970 vai surgindo novamente hoje – uma geração de jovens frustrada que se recusa a contentar com banalidades e, em vez disso, sai às ruas para exigir um novo caminho a seguir. As redes sociais vão trazendo estas conversas, estes protestos, greves e mobilizações para um público global, unindo cidadãos preocupados e catalisando gerações para se unirem para enfrentar o maior desafio que a humanidade já enfrentou.

Quem quiser fazer parte do maior movimento Ambiental do Mundo pode juntar-se à Organização earthday.org como voluntário, ou mesmo fazendo donativos.

Obviamente que não precisamos de ter o Dia da Terra para fazermos alguma coisa pela causa, e as possibilidades são inúmeras. Apanhar lixo perto de nossa casa, reduzir o desperdício alimentar, diminuir os gastos de eletricidade, plantar uma árvore, apoiar projetos de Moda Sustentável, acabar com a poluição com os plásticos descartáveis, ...

Esta é uma data importante, e não devemos ficar indiferentes a ela e à sua história.

 

Vamos fazer parte.

 

Fontes:

https://www.treehugger.com/earth-day-1140756

https://www.earthday.org/

https://www.epa.gov/