Dicas de Poupança em Tempos de Inflação

Dicas de Poupança em Tempos de Inflação

 

Com certeza já fizeram esta reflexão: poupar na carteira geralmente é sinónimo de poupar o ambiente.

Já no início da Pegada Verde, quando falávamos de um produto reutilizável e inovador, falávamos sempre destes 3 pontos: é melhor para a tua saúde, é melhor para a tua carteira e é melhor para o ambiente.

O primeiro foi, como sabem, o Copo Menstrual da Lunette, mas - mesmo com os Copos Reutilizáveis para o café da KeepCup - era assim o discurso, assim como com todas as outras marcas que se seguiram quando quisemos alargar o nosso catálogo de produtos.

E a verdade é que, mesmo passados 14 anos, este explicar de benefícios não mudou muito na sua génese. O que tem mudado é a ordem pela qual aparecem.

Em 2009, quando iniciámos a Pegada Verde, estávamos em plena crise económica, e neste momento tudo indica que vamos ter um crescimento económico muito baixo. Bem sabemos a angústia que pode provocar nas nossas vidas, pelo que há que seguir com resiliência, a par de um sentido de alerta para os meses que se avizinham.

A inflação, de que tanto se tem ouvido falar nos últimos meses, (segundo o INE, registou-se a mais alta taxa de inflação desde há muitas décadas – 9,1% no mês de julho de 2022), assim como as taxas de juro na habitação, deixaram-nos a todos inquietos e, por isso, deixamos aqui um guia de dicas práticas que podemos utilizar para nos dar um sentimento de controlo dos custos e de alguma tranquilidade, enquanto poupamos:

 

EM CASA

 

Fazer um orçamento mensal

A regra de ouro é mesmo colocar num Excel uma coluna com todos os rendimentos familiares e outra coluna com os gastos mensais. Só assim se pode perceber se estamos a fazer uma gestão eficiente do dinheiro que entra e que sai. É um excelente exercício para perceber que tipo de despesas podem ser eliminadas ou ajustadas. No meu caso pessoal, houve uma altura em que, depois de fazer este mapa, percebi que os nossos gastos eram superiores aos nossos ganhos e claro que isso fez soar uma sirene na nossa gestão financeira, mas que não tínhamos essa perceção.

 

Mealheiro

Arranjar um mealheiro real ou simbólico. Começar a poupar uma fatia do rendimento, de forma a criar uma almofada de poupanças para imprevistos que podem surgir.

Podes pensar numa percentagem do salário, ou começar a colocar 1€ por dia. Seja qual for o método, o importante é alimentar o mealheiro consoante a regra que instituíste.

Cá em casa, só as crianças é que têm mealheiros, mas vou desviar um dos que têm a mais para os graúdos.

 

Fazer compras conscientes

Passar a comprar roupa em segunda mão é uma boa ajuda, seja online ou em lojas físicas, e a oferta é cada vez maior. Desde há uns anos para cá que compro cada vez menos roupa, e rendi-me completamente às lojas de roupa usada. Sempre que posso, faço as minhas compras aqui em Torres Vedras.

 

Plano Semanal de Refeições

Para já ajuda imenso na altura de ir ao supermercado, porque vamos focados naquilo que precisamos comprar. Por outro lado, dá-nos uma sensação de controlo, de que sabemos o que estamos a fazer. A juntar a tudo isto, ainda contribui para evitar o desperdício alimentar. Se precisas de ajuda nesta temática, temos um artigo no nosso blog onde falamos das melhores formas para fazeres o teu planeamento de refeições.

 

Poupar energia e água

Desligar as luzes quando não estamos e banhos rápidos é regra de ouro e intemporal. Aderir à tarifa bi-horária e pô-la em prática é também uma boa forma de diminuir a despesa mensal com a luz.

 

HÁBITOS DIÁRIOS

 

Copo Menstrual

Usar o copo menstrual durante a menstruação é um investimento único, que ao fim de 6 meses a 1 ano está compensado. Quando comecei a usar o Copo Menstrual da Lunette em 2009, nunca pensei que ganharia tanto em qualidade de vida. O que é certo é que em 14 anos, tive 2 copos, porque depois de 2 filhos, o tamanho 1 já não me acompanhava. :)

 

Champô Sólido

Passar a usar Champôs Sólidos, que duram largos meses. O melhor exemplo que posso dar é da minha experiência pessoal: o último champô da NAUA que usei durou uns bons 6 meses. Basta ter atenção para que não apanhem demasiada água, e deixá-los secar bem entre utilizações para uma vida útil bem mais prolongada.

 

Garrafa de Água Reutilizável

Usar uma Garrafa Reutilizável, para permitir o refill com água da torneira ou fontes de água sempre que se queira. Evitamos o custo recorrente de garrafas descartáveis.

 

Hortas na varanda

Dar espaço ao talento do jardineiro que temos dentro de nós, criando pequenas hortas em casa. Começando pelas ervas aromáticas e por pequenos vegetais, como o tomate cherry ou umas alfaces, podemos poupar na conta do supermercado, e temos estes alimentos bem saborosos à mão de semear.

 

Levar marmita para o trabalho

É um hábito que virou moda, e ainda bem! É uma excelente forma de sabermos o que estamos a comer, e poupamos idas recorrentes aos restaurantes. Se o grupo de colegas de almoço for divertido, melhor ainda! É válido para o almoço, mas para os lanches também. Com os Porta-Lanches da Roll’eat, por exemplo, evitamos a utilização diária de película aderente e folhas de alumínio.

 

MOBILIDADE

 

Deslocações

Nas deslocações dentro das cidades, usar os transportes públicos ou bicicletas, em vez do carro próprio; optar por boleias partilhadas é uma ótima forma de reduzirmos o custo com combustível e desgaste do carro.

 

Condução eficiente

Ajuda muito a reduzir os custos com o combustível e a fazer uma prática de condução mais calma e suave. Só vantagens, ainda mais para quem tem o hábito de soltar a fera quando conduz.

 

SOCIAL

 

Jantares em casa

Ir jantar fora no final da semana sabe sempre bem, mas trocar algumas dessas refeições nos restaurantes por convívios caseiros com os amigos e familiares pode ser igualmente bom. Se cada um levar uma iguaria, reduzimos bastante os gastos e acabamos por ficar mais à vontade.

 

Estas dicas não são novidade para mim, e não serão certamente para vocês. Mas agrupá-las e relembrá-las pode ser útil para quem está nesta saga de poupança. Não são alterações drásticas, nem tão pouco dramáticas, e qualquer um de nós consegue fazê-las. No fundo, os que melhor se safam, são aqueles que se adaptam!