As grandes dúvidas e respostas sobre o Filtro de Carvão Ativado

As grandes dúvidas e respostas sobre o Filtro de Carvão Ativado

 

Queres deixar de comprar água engarrafada, mas a água da torneira não é para ti? Na verdade, a água da torneira em Portugal é segura e de excelente qualidade. No entanto, o sabor a cloro que por vezes lhe está associado não agrada a quem tem um paladar mais sensível.

Se queres uma forma natural de filtrar e purificar a água da torneira, o Filtro de Carvão Ativado é uma opção segura e que já é utilizada há centenas de anos.

 

O FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

 

O Filtro de Carvão Ativado, também conhecido como Binchotan, é utilizado no Japão como um purificador de água desde o século XVII! Apesar de ter mais de 300 anos de história, a verdade é que muitos de nós ainda não conhecem todos os seus benefícios.

Feito a partir de uma espécie de carvalho do Japão (Quercus Phillyraeoides), os ramos desta árvore são colocados em fornos em altas temperaturas, ficando, posteriormente, num processo de queima lenta, transformando a madeira em carbono.

Para utilizar, basta colocar o Filtro de Carvão Ativado diretamente num recipiente com água e deixá-lo atuar durante cerca de 8h, para um melhor efeito. A água vai ficar com menos cloro, deixando de ter aquele sabor característico a água da torneira, vai ficar também mineralizada e com o pH equilibrado.

E, como acontece sempre que vamos experimentar um novo produto, é normal surgirem muitas dúvidas! Mas quisemos facilitar a tua vida no momento da escolha e de passagem para esta nova rotina. Por isso, juntámos as questões que recebemos mais frequentemente na nossa comunidade, e demos as respostas!

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

 

O Filtro de Carvão Ativado pode ser usado em água não potável?

O Filtro de Carvão Ativado apenas reduz o cloro, mineraliza a água e equilibra o pH da água da torneira. Assim sendo, caso a água utilizada não seja potável, irá continuar a não o ser.

 

O Filtro de Carvão Ativado é sustentável?

O Filtro de Carvão Ativado não pode ser feito a partir de qualquer árvore, tem de ser feito a partir de uma espécie de carvalho do Japão (Quercus Phillyraeoides), que é uma árvore de crescimento lento. Por isso, desde que a marca que produz o filtro garanta a sustentabilidade da produção - não produzir mais do que aquilo que consegue replantar, entre outros aspetos - então, temos segurança de que é um processo mais sustentável do que comprar água engarrafada.

  

Devo ferver o Filtro de Carvão Ativado antes de começar a usar?

Todos os Filtros de Carvão Ativado foram lavados previamente e estão prontos a ser usados. Como são embalados em vácuo, essas condições mantêm-se até serem abertos.

 

Posso colocar o Filtro de Carvão Ativado em qualquer tipo de recipiente?

Seja vidro, plástico ou qualquer outro material, o Filtro de Carvão Ativado pode ser usado em todos os tipos de recipientes. Relativamente à capacidade dos mesmos, um só filtro tem capacidade para filtrar até cerca de 1,5L de água de cada vez. Mas, caso optes por utilizar um recipiente maior, deves apenas ter o cuidado de colocar mais filtros.

 

Devo deixar o Filtro de Carvão Ativado quanto tempo dentro de água?

Após uma hora da água da torneira estar em contacto com o filtro, já é possível sentir uma ligeira alteração do sabor da água. Contudo, o filtro deve atuar na água cerca de 4 a 8 horas, sendo que quanto mais tempo deixares, mais irás notar diferença no seu sabor. Ao fim de 8h é quando irás sentir a maior diferença. A água fica mais leve, mineralizada, sem cheiros, tornando-se muito mais agradável de beber. Para facilitar, o ideal é deixares o filtro na água durante a noite e beberes a água durante o dia seguinte.

 

Devo retirar o Filtro de Carvão Ativado de dentro do recipiente depois de filtrar a água?

Uma vez que estarás sempre a renovar e a consumir água, o filtro pode ser mantido dentro do recipiente sem qualquer problema. Contudo, no caso de deixares a mesma água dentro de um recipiente durante mais de 48h, não é recomendável beber a mesma, pois o filtro, ao remover o cloro da água, permite que bactérias se desenvolvam mais rapidamente na água. Para teres sempre água pronta a consumir, o ideal será teres dois recipientes, mudando o filtro de jarro para jarro, após as 8h de filtragem.

 

Tenho pedaços de carvão do meu filtro na água. É perigoso ingeri-los?

É comum que fragmentos do Filtro de Carvão Ativado se libertem na água. Não há necessidade de preocupação, eles podem ser ingeridos, visto que o carvão é inofensivo.

 

Quantos litros posso filtrar com um Filtro de Carvão Ativado?

Cada Filtro de Carvão Ativado pode filtrar 1,5L por dia, para uma duração máxima de 6 meses. No caso de volumes maiores, deverás adaptar o número de filtros utilizados à quantidade necessária.

 

Quanto tempo dura o Filtro de Carvão Ativado?

O Filtro de Carvão Ativado tem uma duração de 6 meses. No entanto, ao fim de 3 meses deves fervê-lo em água por 10 minutos e deixar secar ao sol, para que as suas propriedades sejam reativadas. Após este processo, está pronto para ser utilizado por mais 3 meses.

 

O que fazer quando o Filtro de Carvão Ativado já não funciona?

Depois de o teu Filtro de Carvão Ativado ter chegado ao fim do seu tempo de vida útil, ainda podes dar-lhe outras utilizações. Podes simplesmente parti-lo e juntá-lo às tuas plantas. Vai ser uma ótima forma de ajudar o solo a reter os nutrientes das plantas durante a rega. Para além disso, a baixa densidade do carvão torna mais leves os solos pesados, o que aumenta a drenagem e estimula o crescimento das raízes. Mas as possibilidades não acabam aqui! Com uma superfície tão porosa, o carvão é um ótimo desodorizante. Ajuda a absorver cheiros desagradáveis, o que o torna perfeito para sapatos velhos, cestos de roupa suja e até caixas de areia para gatos. O carvão também ajuda a retirar a humidade do ar, por isso podes colocá-lo no teu armário ou gavetas para impedir a formação de mofo nas tuas roupas.