"Nem que fosse um peixinho para me apoiar nos momentos mais difíceis"

"Nem que fosse um peixinho para me apoiar nos momentos mais difíceis"

 

No ano de 2009, Barack Obama é eleito para o seu primeiro mandato com Presidente dos Estados Unidos da América; o capitão Chesley Sullenberger aterra milagrosamente um avisão no Rio Hudson; e, em outubro, nasce em Portugal a Pegada Verde! 

É verdade, estamos acabadinhos de fazer 12 anos. Estamos mesmo muito felizes e, claro, queremos celebrar contigo esta nossa caminhada! Sabemos que ao longo dos anos a nossa comunidade tem vindo a aumentar e, por esse motivo, achámos que estava no momento de ouvirem um bocadinho da nossa história através de todas as nossas bocas. Até porque a equipa também já não é o que era há 12 anos! Nesta entrevista, vais poder ler cada um dos membros da Pegada Verde a falar sobre sustentabilidade e o espírito que se vive nas paredes do nosso escritório. Esperamos que gostes!

 

Génesis Pinho
GÉNESIS PINHO | Na Pegada Verde desde 2021 | Community Manager & Content Creator, Huella Verde
 

Descreve a Pegada Verde numa frase.

A Pegada Verde é o lugar onde encontrei pessoas incríveis que trabalham todos os dias por um melhor planeta e sociedade, e estão constantemente à procura de opções mais sustentáveis e inovadoras, e se essas soluções não existem, criam-nas.

 

Sérgio Miranda
SÉRGIO MIRANDA | Co-Founder, CEO
 

Quais são as diferenças da Pegada Verde de 2009 e de 2021?

A principal diferença que noto de 2009 para agora é que, apesar de estarmos a falar de alterações climáticas há décadas, na altura ainda estávamos numa fase muito embrionária. Por sermos os early adapters, isso tornou o início da Pegada Verde um desafio.

Quando criámos a Pegada Verde em 2009, tinha tudo para correr mal. Éramos dois jovens sonhadores, com muito pouca experiência, mas tínhamos a nosso favor termos a vontade de fazer algo em conjunto e com significado.

Apesar de alguns dissabores iniciais, a “vida” acabou por ser bastante generosa e trouxe-nos as pessoas mais incríveis que poderíamos ter desejado, e hoje “trabalhamos” a fazer o que amamos com a equipa mais maravilhosa que poderíamos ter.

 

Janete Vitorino
JANETE VITORINO | Na Pegada Verde desde 2020 | Head of Marketing & Communication
 

Que dica darias a alguém que se quer iniciar no mundo da sustentabilidade?

Sou da opinião de que só resultará se não forem alterações forçadas e que alterem radicalmente a rotina de cada um. Para ser consistente as alterações têm de ser graduais e fazer sentido nos hábitos de cada um de nós.

Sendo assim, a principal dica passa por ver o que faz sentido alterar de uma forma "automática" tendo em conta os seus hábitos. Tens uma garrafa de água descartável na secretária? Utilizas sacos de plástico descartáveis? Utilizas palhinhas e copos descartáveis? Não fazes separação do lixo para reciclagem? Todos estes hábitos são fáceis de alterar e assim dar os primeiros passos no mundo da sustentabilidade. Vamos alterar a garrafa de água descartáveis por uma reutilizável, existem modelos tão giros! Palhinhas reutilizáveis e copos reutilizáveis, até existem soluções colapsáveis que depois de usados não ocupam espaço nenhum :)

E porque não ter um saco reutilizável na carteira ou no carro? É tão simples!! Não precisas de ter um ecoponto XPTO em casa, podes usar caixas ou baldes que já tenhas, e se tiveres crianças vai ser divertido e até mesmo gratificante criares um ecoponto em conjunto com os mais pequenos e ensinar-lhes a fazer a separação.

Depois dos primeiros passos há um mundo maravilhoso para explorar...

 

Sofia Catarino
SOFIA CATARINO | Co-Founder, Business Development Manager
 

Como descreves a equipa da Pegada Verde?

Falamos alto e damos gargalhadas que se ouvem no quarteirão inteiro. Espalhamos magia e boa disposição. Já contámos anedotas e adivinhas para começar os nossos dias, mas o repertório ficou reduzido. :/

Damos o passo em frente sempre que é preciso ajudar.
Somos criativos e exigentes. Queremos sempre ver mais além e fazer melhor.
Adoramos comer! E desafiamo-nos a trazer belas iguarias para o escritório...
Adoramos partilhar.
Somos todos diferentes, e ainda bem.
Não gostamos de monotonia, e isso nunca temos :)

Green, Trendy & Fun... somos nós :)

 

Rui Silva
RUI SILVA | Na Pegada Verde desde 2020 | Web Developer

 

Como te sentes numa equipa maioritariamente composta por mulheres?

Sinto-me ótimo, sempre todas muito calmas, em silêncio e bastante sérias.

Era isto que era suposto dizer, certo? É que na maioria dos dias não é nada assim, especialmente quando decidem começar com as clássicas conversas de mulher, por alguma razão sou lá metido no meio e normalmente não tenho o meu colega para me apoiar. Dito assim até parece algo negativo, mas não é, acaba sempre por ter bastante piada, até porque sentido de humor não falta a ninguém.

Por isso, dou uma avaliação 9/10, só porque acho que mais um membro masculino na equipa não fazia mal nenhum, nem que fosse um peixinho para me apoiar nos momentos mais difíceis.

 

Daniela Sousa
DANIELA SOUSA | Na Pegada Verde desde 2019 | B2B Sales Account Manager

 

Como caracterizas o espírito de equipa que se vive na Pegada Verde?

Atribuir palavras ao espírito da equipa que se vive na Pegada Verde é como explicar o processo de criação de um bolo: os ingredientes que o compõe têm as suas particularidades, funções e formas, mas quando se juntam criam algo totalmente novo.

COOPERAÇÃO. Viver o espírito da equipa da Pegada Verde arregaçar as mangas quando precisamos de unir forças para um mesmo objetivo e moldarmo-nos ao que é necessário para o bem comum. É deixarmos os nossos postos habituais e propormo-nos a desafios em conjunto, como as maratonas a preparar encomendas em épocas de maior fluxo ou fazer nascer projetos solidários, em que nos permitimos e nos comprometemos a dar “mais além”.

MOTIVAÇÃO. Viver o espírito da equipa da Pegada Verde é partilhar uma nova aprendizagem para nos inspirarmos a criar algo novo. É reunir à volta de uma mesa e colocarmos as nossas energias nas tarefas que queremos estabelecer, nas novas metas que queremos atingir e nos desafios que queremos abraçar.

BOA DISPOSIÇÃO. Viver o espírito da equipa da Pegada Verde é entrar pela porta bem cedo e ouvir e replicar um “Bom dia”, mesmo que alguns ainda ensonados. É planear em equipa uma boa partida para o próximo que chegar de férias. É ter um dia por semana em que cada um traz uma adivinha por desvendar ou uma anedota para soltar um riso (ou talvez não). É juntar à mesa e acompanhar o almoço de marmita com o “Nem sabem o que é que me aconteceu”, enquanto outras conversas paralelas surgem e se tiram cafés.

É disto que vive a Pegada Verde. Disto e de tudo o resto, que só mesmo fazendo parte desta equipa se poderia compreender.

 

Sara Pereira
SARA PEREIRA | Na Pegada Verde desde 2021 | Community Manager & Content Creator

 

O que é que os teus amigos e família mais te perguntam desde que fazes parte da Pegada Verde?

Para quem me conhece, trabalhar na Pegada Verde significou rodear-me e fazer parte de um mundo que sempre me suscitou interesse e no qual me tento aplicar cada vez mais e melhor: a sustentabilidade. Ao trabalhar nesta loja online de produtos sustentáveis (da qual já era cliente), significou estar mais perto das novidades de produtos ecológicos, assim como estar (ainda) mais desperta para temáticas na área da sustentabilidade. Esta alteração na minha vida fez com que os meus amigos e família me assumam como uma especialista na sustentabilidade, fazendo todo o tipo de perguntas. De facto, parece que esperam que eu tenha a resposta para todas as suas dúvidas, desde as mais simples e diretas, até mesmo às questões existenciais e de profunda reflexão. Desta forma, as perguntas que me fazem são de diferentes tipos, como por exemplo:

- Que champô sólido me aconselhas a usar?
- Se eu deixar de beber água engarrafada, achas mesmo que isso vai salvar o mundo?
- Não vale a pena fazer reciclagem em Portugal. Já viste o lixo que é produzido na Índia e noutros países asiáticos e que nada fazem? Mesmo que mudemos aqui, isso não vai ter impacto nenhum à escala global.
- O papel de alumínio recicla-se? E a esferovite?
- Posso dar-te as minhas caixas de cartão para reaproveitarem na Pegada Verde? Mesmo com marcas que vocês não vendem?

Estes são apenas alguns exemplos do quão diferente pode ser a natureza das perguntas que me fazem. Mas, sem sombra de dúvida, aquilo que mais me perguntam é:

- Não me arranjas um desconto? :)

 

 alt=
MARTA SILVA | Na Pegada Verde desde 2018 | Community Manager & Content Creator

 

Como te sentes ao seres um dos principais elos de ligação entre a Pegada Verde e a sua comunidade?

Estou aqui do lado do atendimento ao cliente para o bom e para o mau! :)

Para nós, a ligação à nossa comunidade é mesmo muito importante. Faz parte do nosso ADN ouvir a opinião de quem nos segue, seja no que toca aos nossos produtos ou a temas relacionados com a sustentabilidade. E eu sempre ouvi dizer desde criança que "Marta, tu gostas muito de falar!", por isso​,​ estar num lugar onde posso falar com os nossos seguidores, falar e partilhar os valores que defendemos, é sem sombra de dúvida o que me faz mais sentido.

Não significa que não seja um grande desafio gerir as expectativas de quem nos segue, e mediar uma conversa que seja neutra e informativa e que, ao mesmo tempo, faça passar o nosso ponto de vista. ​Às vezes é preciso respirar fundo, aprender a saber lidar com opiniões diferentes e, mais do que tudo, distinguir muito bem o que são as opiniões pessoais daquilo que é a nossa visão enquanto Pegada Verde. Porque, antes de uma marca, também somos pessoas, com opiniões que podem divergir daquilo que a comunidade esperaria ler.  Mas, se fosse fácil, não era para mim! :)

No fim do dia, acho que isso tudo torna esta ligação muito mais especial, porque não há aprendizagem se não sairmos da nossa bolha de conforto e não tivermos contacto com ideais diferentes dos nossos.

 

Sara Gomes
SARA GOMES | Na Pegada Verde desde 2020 | Accounting Administrative
 

Ao saberem que trabalhas na Pegada Verde, achas que te consideram uma freak da sustentabilidade?

Não diria freak da sustentabilidade, quem me conhece sabe que no meu dia a dia ainda há muita coisa que não é de todo sustentável, e que por vezes dou primazia ao mais fácil. No entanto, já consigo dar pequenos passos naquilo que toca à sustentabilidade e já começam a notar pequenas diferenças no meu quotidiano desde que entrei para a equipa da Pegada.

Até já incentivo e falo disso aos grupos onde estou inserida, como é o caso dos escuteiros.

Mas mais do que falar é preciso também agir, e exemplos dessas mudanças são os guardanapos que deixaram de servir para enrolar sandes ou bolachas, os lixos plásticos que deixei de comprar, a água que consigo aproveitar em casa, a roupa que deixei de comprar por estar na moda, não ter de trazer o copo descartável do café sempre que me apetecer um galão.

No que toca a ser sustentável ainda sou muito verdinha e sei que posso fazer muito mais. Mas tenho a certeza que fazer parte da equipa Pegada Verde faz-me ganhar essa motivação para fazer mais e melhor a cada dia que passa.

 

Sandra Jorge
SANDRA JORGE | Na Pegada Verde desde 2021 | B2B Sales Representative
 

Qual o produto que consideras mais inovador na Pegada Verde?

O Detergente em Tiras TruEarth porque consegue aliar a composição, ser vegan, biodegradável, embalagem livre de plásticos, reduzir o peso e volume de transporte, tiras pré-medidas para cada lavagem ao resultado!

O primeiro detergente ecológico que me conquistou!!

 

Sara Caetano
SARA CAETANO | Na Pegada Verde desde 2019 | Financial Controller
 

De que forma a Pegada Verde influenciou a tua experiência com a maternidade?

Fazer parte da Pegada Verde tem influenciado positivamente vários aspetos da minha vida. Tendo sido mãe recentemente, sinto que esta realidade me induz na procura de um futuro melhor para a nossa família e isso, claro, depende também do que fazemos no nosso dia a dia, nos nossos hábitos de consumo e nas nossas escolhas.

Poder discutir e refletir com pessoas com as mesmas preocupações, sobre a visão e o que devem ser as opções da Pegada Verde, torna-me mais disponível para experimentar novos hábitos, assim como produtos alternativos. Acredito que essa busca traga frutos para um futuro mais saudável, equilibrado e sustentável. Para além disso, trabalhar aqui fez-me ver que é possível trabalhar com alegria, entusiasmo e objetivos alinhados com a vida pessoal, que é o que desejo um dia para a minha filha.

 

Zita Correia
ZITA CORREIA | Na Pegada Verde desde 2021 | R&D , Product Development, NAUA Natural Care
 

O que significou para ti teres entrado no mundo Pegada Verde?

Comecei a trabalhar na Pegada Verde em Março de 2021, pelo que ainda sou newbie por estes lados.

O ambiente de trabalho Pegada Verde é informal, composto por gente dinâmica, bem-disposta e desde logo me senti bem acolhida. Também vale a pena notar que sou engenheira química de formação e que as minhas experiências sempre foram em ambientes mais rígidos. Aqui o meu trabalho passa por desenvolver novos produtos cosméticos NAUA, sendo o nosso foco desenvolver produtos de qualidade superior com o menor impacto ambiental possível de acordo com as soluções mais inovadoras em termos de sustentabilidade.

Portanto, ter a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos formais em algo que até então era o meu hobbie, a cosmética natural, num ambiente dinâmico e com liberdade criativa só me poderia deixar muito feliz.

 

Bruna Carvalho
BRUNA CARVALHO | Na Pegada Verde desde 2017 | Head of Logistics & Art Director
 

Se pudesses mudar uma coisa na Pegada Verde, o que seria?

Bem, não sei por onde começar...

Já estou na Pegada Verde há uns aninhos e já muita coisa mudou: o site, a equipa cresceu imenso, mudámos de armazém, de escritório, e o que é certo é que tem sido uma mudança contínua. Sempre no sentido de melhorar e crescer, o que torna todos os dias um desafio constante. Até ao ponto de pensar: “e agora, já pararam as mudanças?” Digamos que sou perita em refilar! Mas é um pensamento que desaparece depressa, pois há sempre coisas para mudar e melhorar. Agora o difícil é dizer só uma coisa (risos)... neste momento mudava o nosso espaço de trabalho que está ainda em obras, mas já sonho com ele concluído, todo cheio de estilo e super acolhedor!

Agora o que eu não mudava de certeza na Pegada Verde é a forma como vemos a mudança!

 

Sónia Sousa
SÓNIA SOUSA | Na Pegada Verde desde 2019 | Logistics
 

A Pegada Verde mudou a forma como encaras a sustentabilidade na tua vida?

A forma como se encara este conceito tem vindo sempre a evoluir e trabalhar na Pegada Verde ainda mais mudou a forma como vejo a sustentabilidade e agir de outra forma.

Estou sempre a aprender a evoluir e a melhorar nas minhas tarefas do dia a dia.

A Pegada Verde é uma inspiração.

 

Bruna Silva
BRUNA SILVA | Na Pegada Verde desde 2013 | Head of E-commerce & Digital Marketing
 

Que mensagem gostavas de partilhar nestes 12 anos de Pegada Verde?

São doze anos de Pegada Verde! E eu sou uma sortuda por fazer parte de oito deles. Ao fazer parte deste percurso, percebi verdadeiramente que é mesmo possível ""fazer acontecer"". E essa é mesmo a mensagem que eu partilho, para que todos possamos ter como lema! Devemos sempre acreditar e, claro, trabalhar para tornar real tudo aquilo em que acreditamos.

Na Pegada Verde acreditamos que é possível, com pequenos passos, fazer a mudança. E hoje, doze anos depois dos primeiros passos, estamos aqui! Mesmo com desafios pelo caminho, com alguns passos mais para o lado do que para a frente, é um orgulho ver o que já percorremos e ir criando novas metas. Este lema serve para tudo na nossa vida - o primeiro passo é acreditar! Mas claro, só com uma boa dose de felicidade e boa energia à nossa volta é que isso é possível. E na Pegada Verde, esse é o nosso combustível de todos os dias!