Paulo Monteiro é o Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan. Estivemos à conversa com ele e falámos sobre a importância do grande retalho na adoção de medidas mais sustentáveis, as mudanças de hábitos dos consumidores, o combate ao desperdício alimentar - com a criação de produtos transformados - e as soluções para combater os plásticos de uso único.
“Militantes do bom, do são e do local”. Este é o Manifesto da Auchan, que procura promover produtos e serviços de qualidade e ao melhor preço, promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores e clientes e ainda escolher o que é próprio do país, terra ou região. Como põem em prática este vosso manifesto?
O compromisso com o Local exprime-se através da opção prioritária pela produção nacional. Atualmente, cerca de 90% das nossas compras são feitas a produtores nacionais. Além disso, trabalhamos com mais de 100 produtores locais, situados na zona de influência da loja (raio 50km), cujos produtos são produzidos na zona, com identidade ou receita local. Já a promessa do São está relacionada com os produtos e comportamentos que ajudam a promover a saúde física e/ou psicológica dos clientes, colaboradores e parceiros e que se concretiza, por exemplo, através da adoção do sistema Nutri-Score nas embalagens de marca própria. Por fim, no pilar do Bom, a Auchan compromete-se em apostar em produtos que aportam satisfação, prazer e contentamento para os clientes. Aqui, o esforço é colocado na qualidade e transparência, para que os consumidores possam fazer escolhas informadas no momento da compra.
Falando da Estratégia “Menos Plástico Melhor Uso”, quais têm sido as principais ações da Auchan neste sentido?
A sustentabilidade e a promoção de uma economia circular são pilares fundamentais da Auchan, que tem procurado antecipar-se a todas as determinações legais, avaliando diariamente como repensar o que fazemos e evoluir cada vez mais no sentido da poupança de recursos.
Estamos na linha da frente no combate ao problema do plástico, com a estratégia “Menos Plástico Melhor Uso”, e, neste contexto, desenvolvemos várias soluções para reduzir a utilização do plástico e de recursos no geral, afinal todos os recursos são escassos. Um passo importante nesta estratégia é a simplificação, a promoção da reutilização e a economia circular, sendo que a oferta de sacos que disponibilizamos nas nossas lojas, reflete isso mesmo.
Esta estratégia “Menos Plástico Melhor Uso” passa assim pela aplicação de 6 R’s, que não se resumem apenas à simplificação, reutilização ou reciclagem, mas a um conceito mais lato de economia circular. Recusar: Eliminar embalagens ou materiais desnecessários (ex. duplicação embalagens, palhinhas); Reduzir: Simplificação das embalagens para incluírem menos matéria-prima e facilitar a reciclagem (monomaterial, recargas, os nossos produtos AVULSO); Reutilizar: Soluções que permitam a reutilização e a consequente redução das embalagens; Reciclar: Promoção da economia circular, na integração de material reciclado, e na simplificação das nossas embalagens para a reciclagem; Recomendar: A sensibilização e informação aos clientes para reciclagem de embalagens; e Repensar: Substituição do plástico por outros materiais, em produtos de difícil reciclagem e de utilização única (ex. cotonetes).
Fomos a primeira insígnia a incentivar o cliente a ser portador de embalagens reutilizáveis nas suas compras, um processo que a Marca tem vindo a trabalhar ao longo dos anos, procurando incentivar a mudança de comportamentos e evoluindo cada vez mais no sentido da poupança de recursos, de forma a contribuir para um mundo mais sustentável.
A nossa estratégia de economia circular já permitiu reduzir centenas de toneladas de plásticos - com as diversas iniciativas implementadas, desde as embalagens reutilizáveis ao ecodesign de embalagens - a valorização da maior parte dos resíduos produzidos nas nossas lojas; assim como a redução do consumo de energia nas nossas lojas.
Falando especificamente do saco Eco Circular, produzido a partir do filme plástico que até então era enviado para reciclagem, qual tem sido o impacto na redução do plástico, com a introdução deste produto?
Lançado em 2020, o saco Eco Circular é um saco reutilizável, 100% de origem reciclada e 100% reciclável no seu fim de vida, e no seu processo de produção não são usadas matérias novas, nem pigmentos corantes, de forma a reduzir o desperdício e a permitir uma maior poupança de recursos. A Auchan já reutilizou (dados até final do 1º semestre de 2021) 130 toneladas de plástico separado nas suas lojas para produzir este saco.
A Auchan dispõe atualmente de diferentes tipos de sacos e embalagens reutilizáveis que os clientes podem utilizar nas lojas. Nota que os consumidores alteraram os hábitos em relação aos descartáveis, e que há cada vez mais uma procura destas alternativas?
Temos atualmente 6 alternativas aos sacos tradicionais: o saco Alcofa, reutilizável e 100% produzido com material reciclado; o saco de papel, reutilizável e produzido com 30% material reciclado e 70% matéria virgem certificada, de origem sustentável e 100% reciclável; o saco de plástico, reutilizável, e produzido com 80% de material reciclado e 100% reciclável; e o saco Eco Circular, acima referido, utilizado nas entregas das compras online. Existem ainda dois sacos reutilizáveis para frutas e verduras e padaria, de rede e pano (100% algodão), respetivamente. Sentimos que há, de facto, cada vez mais procura destas alternativas que, quando disponibilizadas, acabam por ser adotadas pelos clientes, o que leva a uma mudança no padrão de comportamento.
Por outro lado, a venda de produtos a granel, lançada nas lojas Auchan em 2012, é outra aposta ao nível ambiental, mas também económico e social. As vantagens ambientais são evidentes e valorizadas pelos clientes, uma vez que não há desperdício, pois é uma solução que permite consumir apenas a quantidade que se necessita e, em simultâneo, poupar recursos na utilização de embalagens. De referir que, em 2019, alterámos as embalagens deste mercado para papel, precisamente para reduzir o uso de plástico. Este formato tem ainda vantagens económicas, pois permite ao cliente poupar, comprando a um preço/kg mais barato, face aos equivalentes embalados e nas quantidades adaptadas à sua carteira e necessidades imediatas. Por último, tem vantagens sociais. A compra avulso disponibiliza produtos normalmente não acessíveis a todos os padrões de consumo e é uma ótima solução para aumentar a variedade de alimentos consumidos.
Para substituir os plásticos de uso único, a Auchan criou a Actuel Green, uma gama “eco-friendly” de produtos feitos com cartão de origem sustentável e plástico biodegradável. Tendo em conta que devemos apelar à reutilização, como podemos dizer que esta gama de produtos descartáveis é sustentável?
Desde o dia 15 de maio de 2020, a Auchan Retail Portugal deixou de vender artigos descartáveis de plástico de utilização única, como pratos, copos, talheres e palhinhas. Todos estes produtos foram substituídos pelos artigos da nova linha Actuel Green, uma gama “eco-friendly” produzida com materiais naturais, que oferece alternativas biodegradáveis e reutilizáveis. A linha Actuel Green é fabricada com recurso a materiais naturais e contempla produtos feitos com cartão de origem sustentável e plástico biodegradável, e também alternativas reutilizáveis, produzidas com bambu e melamina. Esta é uma gama que cobre 100% das necessidades dos consumidores, com 70 referências, com preços de venda acessíveis e um design elegante em branco e kraft, e o mínimo impacto possível no meio ambiente.
Além disto, com a entrada em vigor da nova legislação que visa diminuir a utilização do plástico, com incidência nas embalagens para refeições, os clientes passaram também a poder utilizar as suas próprias embalagens reutilizáveis, em todas as lojas Auchan, para transportar os produtos vendidos nos balcões de produtos frescos com venda assistida: gastronomia, queijaria, charcutaria, pastelaria, talho e peixaria.
Em 2020, a Auchan associou-se à My Cloma, plataforma online de venda de roupa em segunda mão, para combater o desperdício têxtil. Qual o impacto desta iniciativa?
A Auchan foi pioneira ao introduzir a venda de roupa em segunda mão em grandes superfícies. Este projeto, que tem como objetivo combater o desperdício têxtil e promover a economia circular, permite aos clientes comprar roupa em segunda mão, em excelente estado de conservação, a preços acessíveis.
Esta parceria veio reforçar o compromisso e a preocupação da empresa com a redução do desperdício, neste caso concreto o desperdício têxtil, e a promoção de uma economia circular. Nesse sentido, pretendemos sensibilizar os clientes para a necessidade de adotarem comportamentos mais sustentáveis, facultando-lhes alternativas como esta, que permitem roupa em excelente estado, a um preço bastante acessível.
Atualmente, contamos com esta iniciativa em quatro lojas - Alfragide, Almada, Gondomar, Matosinhos -, mas o objetivo é chegar a mais lojas.
De realçar que a Auchan tem vindo a promover um conjunto de projetos com o objetivo de oferecer as melhores soluções de poupança para o cliente, assim como produtos relacionados com a economia circular, que procuram reduzir o desperdício em todas as frentes, tendo firmado recentemente uma parceria com a Cash Converters, que promove o consumo inteligente e consciente, recorrendo a novos canais para continuar a dar oportunidade a artigos que ainda podem ter muita vida.
Também em 2020, lançaram o bolo de banana vegan, de fabrico próprio, que é feito com bananas já demasiado maduras, e começaram a vender pão do dia anterior para evitar desperdício (inclusivamente, pães com mais de 2 dias eram transformados em pão ralado). Esta iniciativa mantém-se ativa? Como foi a receção por parte do público? E têm planos para fazer mais ações semelhantes, de forma a evitar o desperdício alimentar?
Sim, ambas as iniciativas, do bolo de banana vegan e do pão do dia anterior, mantêm-se ativas. A iniciativa do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas de fabrico próprio, produzido com as bananas demasiado maduras da loja, já permitiu aproveitar perto de 1 tonelada de banana* e evitar a emissão de mais de 2,3 toneladas de CO2. Já o projeto ‘Pão para Culinária’, permite vender o pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária (tostas, migas) a um preço mais baixo. Os pães com mais de dois dias são transformados em pão ralado. Até à data, foi evitado o desperdício de perto de 45 toneladas de pão*.
Além disso, entregamos também as borras de café biológico, provenientes das cafetarias das lojas, a produtores locais parceiros da marca, para serem reaproveitadas como fertilizante de solos e repelente de pragas. Esta iniciativa está disponível em 7 lojas e, até hoje, foram aproveitadas perto de 2 toneladas de borras de café*.
De destacar ainda que, no âmbito do projeto 'Desperdício Zero', a Auchan desenvolve estratégias que passam por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso acima mencionada, mas também pela venda com desconto de produtos cuja data de validade se aproxima do fim, e pela venda na área de self-discount de frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.
A Auchan tem ainda parcerias com diferentes empresas e associações, a quem oferece os seus excedentes alimentares. Em 2020, por exemplo, foram doadas mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares no âmbito do combate ao desperdício alimentar, que permitiram apoiar cerca de 150 instituições, de norte a sul do país. Além da aposta numa gestão operacional rigorosa (como o controlo da temperatura dos alimentos) para minimizar qualquer desperdício, a Auchan tem também um serviço contratualizado com uma empresa de valorização de resíduos, que recolhe alguns dos seus excedentes para serem usados na produção de ração para animais, fertilizantes, entre outros fins.
Além das parcerias mencionadas acima, a Auchan tem ainda uma parceria com a Too Good To Go, que permite disponibilizar as Magic Boxes nas suas lojas. A iniciativa já permitiu salvar mais de 100 mil refeições, um número que representa, em termos ambientais, cerca de 250 toneladas de CO2e.
*valores acumulados 2020 + 1ºsemestre 2021
A Auchan faz atualmente parte do movimento Unidos contra o Desperdício. Quais as principais iniciativas que têm desenvolvido nesse sentido?
A Auchan Retail Portugal foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, em novembro de 2020. Aderir a este Movimento foi algo intuitivo para a empresa, uma vez que tem já implementada uma estratégia de redução do desperdício, no âmbito da qual procuramos, todos os dias, encontrar e promover soluções que permitam diminuir o número de alimentos desperdiçados. O combate ao desperdício é, assim, um compromisso, de cidadania, da Auchan que procura sempre novas soluções, que combinem a prevenção de desperdícios com as melhores soluções de poupança para o cliente, sem prejudicar a qualidade dos produtos.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO), todos os anos um milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados em Portugal e um terço da produção alimentar é desperdiçada no mundo. Para contrariar estes números, nasceu este movimento cívico e de sustentabilidade que pretende tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras, promover o consumo responsável e, assim, construir uma verdadeira Economia Circular, bandeira que a Auchan também levanta com práticas que desenvolve para esse efeito. Exemplos disso, são iniciativas de economia circular como o bolo de banana vegan feito com bananas demasiado maduras que não estão "bonitas" para venda, o aproveitamento das borras de café das nossas cafeterias para fertilizante dos nossos produtores locais, o pão para culinária com venda de pão do dia anterior para esse fim a um preço mais baixo, a parceria com a Too Good To Go através da disponibilização de magic box, entre outras.
Em Outubro de 2021, a Associação Vegetariana Portuguesa publicou um estudo que indicava que a Auchan era o retalhista com uma maior variedade de oferta de produtos veganos em Portugal. Quais têm sido os objetivos que pretendem atingir ao aumentar esta oferta?
O consumo de produtos alimentares vegan tem aumentado nos últimos anos, sendo a Europa o maior mercado de substitutos da carne, facto que é visível nos hábitos de consumo dos portugueses. A Auchan está muito atenta à população adulta portuguesa considerada veggie, na casa dos 11,9%, em 2021, de acordo com o relatório ‘The Green Revolution Portugal’.
A tendência tem sido o desenvolvimento de análogos da carne (meat alternatives) cada vez mais semelhantes do ponto de vista do sabor e da aparência. Tem havido também um aumento das refeições prontas a consumir, snacks doces, salgados e mesmo artigos mais “tradicionais”, como artigos de pastelaria. As alternativas ao pescado começam agora a ser uma realidade no mercado português, começando a haver alguma expressão com a introdução de novas marcas no panorama europeu e nacional (nomeadamente com a introdução dos artigos das marcas Good Catch e Vivera). As bebidas vegetais e alternativas lácteas aos queijos e iogurtes, com outros ingredientes base que não a soja, são também uma clara tendência.
O nosso principal objetivo tem sido aumentar a oferta disponível, de forma a abranger as necessidades alimentares de todos os consumidores, oferecendo mais produtos com características nutricionais e organoléticas mais adequadas ao que o consumidor procura. Por outro lado, apostamos também numa oferta a preços mais acessíveis destes produtos, que se apresentam ainda muito direcionados para um consumidor com maior poder de compra, de forma a democratizar o acesso a estes produtos.
A Auchan France foi um dos seis retalhistas europeus a fazer um bloqueio à carne bovina brasileira, depois de uma investigação realizada que fez o caminho da carne bovina ligada à desflorestação até às prateleiras dos supermercados europeus. Devemos esperar uma atitude igual da Auchan em Portugal? Iremos ver diferenças nas nossas prateleiras nos próximos meses?
A Auchan Retail Portugal não comercializa carne de origem brasileira nas suas lojas. Além de atualmente não termos qualquer carne com esta origem, a sua comercialização nas nossas lojas nunca foi significativa.
Júlio - o castor que apoia as associações da nossa terra - tem sido uma campanha de solidariedade da Auchan nos últimos anos. Qual o impacto que esta campanha tem tido?
O Júlio foi um dos nossos projetos sociais durante três anos. Em todo este tempo, podemos afirmar que foi uma campanha de sucesso, não só porque se tornou uma personagem querida junto do público, como pela sua componente social.
O Júlio esteve integrado na política de responsabilidade social da empresa e traduz o compromisso da Auchan com as comunidades locais. Este tipo de iniciativas visa ajudar associações, na área envolvente das lojas Auchan, promovendo a relação com a comunidade que, desta forma, reconhece e testemunha o resultado concreto das suas contribuições.
De salientar que, entre 2018 e 2020, a campanha de Natal do Júlio permitiu doar mais de 690 mil euros e apoiar várias dezenas de associações de norte a sul do país.
A Fundação Pão de Açúcar Auchan tem como missão “melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da Auchan Retail Portugal, das suas famílias e da comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”. Quais as iniciativas que levam a cabo para alcançar estes objetivos?
A Fundação Pão de Açúcar - Auchan conta com quase 30 anos de história. Fundada pelos colaboradores para os colaboradores, e suportada pelo voluntariado destes, aplica, em média, 500 mil euros por ano para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da Auchan Retail Portugal, das suas famílias e da comunidade. Desde 1996, a Auchan Retail Portugal já doou mais de 11 milhões de euros à Fundação para apoiar os projetos desenvolvidos na área social.
O Departamento de Ação Social da Fundação é constituído por uma equipa de assistentes sociais e psicólogas que, em conjunto com uma rede de delegados, localizados em todas as lojas e outros locais de trabalho, desenvolvem ações de carácter social, que visam suprir necessidades básicas, sejam elas de alimentação, habitação, saúde e/ou educação e até de lazer, como os campos de férias para filhos de colaboradores. Os apoios podem passar pela oferta de cartões de aquisição de bens alimentares de 1ª necessidade; pela comparticipação em obras na habitação consideradas fundamentais, em rendas, em despesas com água, luz ou gás em atraso; pela comparticipação de terapias, ajudas técnicas para necessidades educativas especiais e pela comparticipação em consultas, meios auxiliares de diagnóstico, medicação, entre outras iniciativas.
Qual o tipo de produtos que procuram ter nos vossos lineares? E estão a desafiar os vossos fornecedores a apresentar produtos mais sustentáveis?
A sustentabilidade é um dos principais pilares da nossa atividade. Neste sentido, a abordagem da Auchan passa por reduzir as fontes de poluição por um lado e, por outro, diminuir a pegada carbónica na esfera das suas operações, bem como sensibilizar e mobilizar os seus stakeholders, fornecedores, colaboradores e clientes para a importância desta questão.
Acarinhamos uma oferta designada como ‘Produção Controlada’, que se caracteriza por ser um modo de produção sustentável, que respeita o ambiente e a biodiversidade, o bem-estar animal e o desenvolvimento social, satisfazendo assim as necessidades do presente, sem comprometer o futuro. Este é um compromisso que apoia a comunidade e os pequenos produtores, numa estratégia com respeito pelas pessoas que produzem os nossos produtos (emprego, equidade, sustentabilidade e produção local).
Quais são os objetivos de sustentabilidade da Auchan a longo prazo, e para onde pretendem caminhar?
Em matéria de sustentabilidade queremos sempre fazer mais e melhor. A sustentabilidade está integrada na estratégia da empresa, está alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e procura encontrar soluções em toda a cadeia de valor, desde o envolvimento dos fornecedores, para um comércio inovador e responsável, na cadeia de abastecimento, mais eficiente, na gestão operacional das loja, para minimizar os seus impactes, e claro no envolvimento dos clientes, com soluções adaptadas às novas necessidade, sempre com 3 grandes focos de atuação: menor pegada de carbono, menos desperdício e menos plástico.
Com a assinatura do Pacto Europeu para os Plásticos, a 6 de março de 2020, a Auchan oficializou os objetivos e compromissos já estabelecidos pela empresa há vários anos, no que diz respeito à sustentabilidade. No plano de negócios para 2025, além da luta contra a poluição por plásticos, a Auchan definiu dois grandes objetivos: tornar 100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e eliminar, na medida do possível, as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes e consumíveis na zona de restauração e cafetaria.
Relativamente à energia, a Auchan Retail (grupo) tem como objetivo, até 2030:
- Ter 100% consumo de eletricidade a partir de energias renováveis;
- Reduzir o consumo global de energia em 40%.
A primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa em...
- Auchan? Colaboradores comprometidos
- A maior paixão? Família
- O maior receio? Que não consigamos travar o aquecimento global
- O que o move? Acreditar na cidadania; ser mais que um no meio da multidão
- A sua inspiração? A Ciência
- Um sentimento? Missão
- Um livro? The Mosquito: A Human History of Our Deadliest Predator; uma visão alternativa da História
- Um filme? O meu Pé Esquerdo (My Left Foot); uma história, verídica, de superação com o magistral Daniel Day-Lewis
- Uma viagem? Toronto; o casamento (quase perfeito) entre a América e a Europa
- 2021? Resiliência
- 2022? Esperança
- Futuro? Que Planeta?
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