GREEN FRIDAY 20% DESCONTO EM TUDO

Feng Shui: 11 Dicas para harmonizares a energia da tua casa

Feng Shui: 11 Dicas para harmonizares a energia da tua casa

 

Ano novo, vida nova. Se para 2023, procuras ter mais harmonia na tua vida e, especificamente, na tua casa, então vais querer ler este artigo até ao fim.

Cada vez que um novo ano começa, temos tendência para tentar criar novos ciclos e novas tendências na nossa vida, libertando-nos daquilo que nos faz mal. Se queres energias positivas para ti e para a tua casa, vamos ensinar-te como o conseguir, através do Feng Shui.

 

FENG SHUI: O QUE É?

 

Com origem na China há mais de 3.000 anos, o Feng Shui é uma arte que procura ajudar a atingir a harmonia e o equilíbrio, seja connosco, com outros ou com o espaço onde habitamos.

Traduzindo à letra, “Feng” significa “Vento” e “Shui” significa “Água”. Esta filosofia defende que, ao modificarmos o ambiente onde vivemos, estamos também a alterar o nosso destino e os nossos sentimentos.

Para entender um pouco melhor o Feng Shui, é essencial falar no Chi. O Chi é a força vital que habita em tudo, isto é, a energia que existe nas coisas. Desta forma, o Chi é composto por elementos de Yin e Yang, duas forças opostas, mas ao mesmo tempo complementares, não podendo ser separadas. O Feng Shui consiste, então, no trabalho de equilibrar o Yin e Yang, alcançando um fluxo de Chi positivo, e mantendo afastado o Chi negativo

 

DICAS DE FENG SHUI PARA A TUA CASA

 

São várias as dicas que podes aplicar na organização e decoração da tua casa e que te vão ajudar a criar um bom fluxo energético e a afastar tudo o que seja negativo.

 

1 - Escolhe bem a posição da tua cama

A cama é a peça mais importante do teu quarto, sendo essencial cumprir alguns princípios de Feng Shui, para que consigas garantir uma boa noite de sono e boas energias nesta divisão da tua casa. Assim sendo, em primeiro lugar deves escolher bem a posição da tua cama, tendo em conta o seguinte: a cama deve estar numa posição de comando, evitando estar de costas para portas ou janelas. Para além disso, a cabeceira da tua cama deverá estar encostada a uma parede sólida, dando-te uma sensação de segurança e protegendo as tuas costas. Por último, mas não menos importante, deverás evitar ter objetos suspensos sobre a cama, pois podem causar ansiedade no teu subconsciente.

 

2- Dispõe os móveis de forma circular ou opta por móveis arredondados

Esta dica acaba por se aplicar mais nas divisões da casa onde recebes muita gente, como é o caso da tua sala. Ao dispores os móveis de forma circular, irás promover um maior envolvimento de todas as pessoas, visto que todos acabam por se conseguir ver. Desta forma, estarás a tornar o fluxo de energia mais livre e a gerar um maior bem-estar energético. O mesmo acontece com móveis circulares, como é o caso de mesas de centro arredondadas ou ovais, que ajudam a conseguir esta circularidade.

 

3- Fecha sempre a porta da casa de banho

Sabias que a casa de banho acaba por ser um local de descarga de energia? De facto, por ser a divisão da casa onde fazemos as nossas necessidades biológicas, é também a divisão onde nos purificamos. Por isso mesmo, deverás fechar a porta desta divisão, assim como da própria sanita e até dos ralos, para que as energias positivas se mantenham na divisão e as más energias não regressem.

 

4- Diz adeus à loiça cacada

Não deves ter loiça partida ou cacada em casa. Uma peça incompleta gera a sensação de que também nós estamos incompletos, ou que não temos a possibilidade de ter aquele determinado objeto de forma completa e plena. Se possível, restaura a peça partida para ficar como era anteriormente. Se não der para restaurar, não deverás mantê-la.

 

5- Garante luz abundante em toda a casa

Tendo em conta que a luz ajuda a combater as energias negativas, deverás ter muita luz natural na tua casa. Abre as janelas e deixa que o sol entre em todas as divisões. No caso de teres cortinas, opta por cortinas leves e transparentes. Se a tua casa não tem muita luz natural, poderás compensar com luz artificial, que também vai ajudar as energias positivas a fluir.

 

6- Utiliza espelhos da forma correta

Os espelhos podem e devem ser utilizados na decoração da tua casa, mas há algumas regras a cumprir. Em primeiro lugar, só devem refletir coisas boas, caso contrário estarão apenas a duplicar más energias. Assim sendo, deves escolher bem onde colocas os espelhos na tua casa, para que possam ajudar a duplicar a luz e a criar uma sensação de amplitude, em vez de causar mal-estar, ao refletir vistas menos bonitas ou alguma desarrumação. Por exemplo, numa sala de jantar, um espelho que reflita a mesa estará a atrair prosperidade. Já num quarto, um espelho nunca deve refletir a cama, pois isso poderá causar insónias e até pesadelos.

 

7- Abusa de plantas naturais em casa

As plantas naturais ajudam a equilibrar as energias da casa, purificando os ambientes e o ar, atraindo prosperidade e combatendo as más energias. Por isso, não tenhas medo de abusar e de ter muitas plantas naturais em tua casa. Deverás, contudo, optar por plantas de fácil manutenção porque as plantas secas ou murchas já não têm o devido efeito de trazer vida e alegria à casa.

 

8- Evita colocar cadeiras de costas para uma entrada

Esta dica aplica-se numa sala de jantar, em que deves procurar ter a mesa numa posição em que ninguém fique de costas para uma porta. Contudo, também pode ser tida em conta na tua sala de estar, onde o sofá deverá estar de frente para a porta da divisão, para que os convidados que cheguem mais tarde se sintam logo acolhidos, pois são vistos assim que entram e sentem-se parte do grupo.

 

9- Para cada divisão da casa, há uma cor indicada

O quarto e a sala são divisões da casa que têm a função de repouso. Como tal, as suas cores devem ser em tons claros e terra, para ajudar a criar uma atmosfera tranquila. Assim sendo, poderás optar por castanhos, beges e verdes. Já na cozinha, podes apostar em cores mais quentes, para ajudar a estimular o apetite. É o caso do amarelo ou do laranja, por exemplo. Por último, mas não menos importante, em divisões pequenas deverás evitar cores escuras, pois acabam por tornar os espaços ainda mais pequenos.

 

10- Opta por móveis fechados e sempre organizados

Não há nada pior para o Feng Shui do que a desarrumação. Por isso, para além de teres a casa arrumada, há certas divisões em que podes dar preferência a móveis fechados, para causarem menos ruído e distrações. É o caso do quarto, a divisão da casa do descanso por excelência. Falando ainda de organização, segundo o Feng Shui, os objetos por baixo da cama são de evitar, pois acabam por perturbar o nosso sono.

 

11- Tem peças de decoração aos pares no quarto

Se queres manter o equilíbrio em ambos os lados da tua cama, deves ter peças de decoração aos pares. É, por exemplo, o caso das mesas de cabeceira, das almofadas na cama ou até mesmo de alguns objetos decorativos.

 

Estas são apenas algumas dicas que podes pôr em prática de forma simples e que te vão ajudar a conseguir um bom fluxo energético na tua casa.

 

Fonte:

https://education.nationalgeographic.org/resource/feng-shui

https://www.thespruce.com/place-your-bed-for-good-feng-shui-1274331

https://www.tuacasa.com.br/feng-shui/

https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/3528901/feng-shui-8-ideias-para-uma-casa-mais-harmoniosa

https://www.twinkloo.pt/feng-shui-segredos-casa-harmoniosa-e-feliz

https://www.youtube.com/watch?v=0pnchecDHi4&feature=youtu.be