As grandes dúvidas e respostas sobre os Champôs Sólidos

As grandes dúvidas e respostas sobre os Champôs Sólidos

 

Nos dias de hoje, o Champô Sólido é dos produtos mais procurados no momento de tomar decisões mais sustentáveis nas nossas rotinas diárias. E isto acontece não só porque é uma mudança muito simples (afinal, não temos de alterar a forma de limpar o cabelo - só temos de alterar o produto que usamos para essa finalidade); também acontece porque procuramos cada vez mais produtos que sejam mais seguros para o nosso corpo e para a nossa saúde.

No entanto, o facto de ser um produto cada vez mais procurado, significa que as pessoas ouvem cada vez mais falar na sua existência – e surgem então questões sobre a utilização, sobre como escolher o mais adequado e como guardar. Acima de tudo, porque as pessoas querem conhecer melhor os Champôs Sólidos, mas ao mesmo tempo sentem que ainda é um universo por descobrir!

Por isso, compilámos uma pequena lista das questões que nos são mais frequentemente colocadas sobre os champôs sólidos, na esperança de poder esclarecer todas as tuas dúvidas!

 

O QUE É CHAMPÔ SÓLIDO?

De uma forma geral, e simplificada, um champô sólido é bastante semelhante a um champô líquido; apenas muda o estado físico! Isto significa também que um champô não é, de imediato, natural e sustentável apenas por ser sólido. O importante é optar por champôs sólidos sem sulfatos, sem silicones artificiais e com ingredientes naturais e/ou biológicos.

Também é importante ter em conta que um champô sólido não é um sabonete. A formulação não pode ser a mesma de um sabonete para a limpeza da pele, pois os agentes de limpeza são diferentes e as necessidades do couro cabeludo são totalmente diferentes das necessidades de limpeza da pele. Por esse motivo, é muito importante ter em atenção a formulação e encontrar um champô que de facto se adapte às necessidades do teu couro cabeludo.

 

QUAIS OS MOTIVOS PARA MUDAR PARA UM CHAMPÔ SÓLIDO?

Optar por um champô sólido, ao invés de um champô mais convencional, traz consigo várias vantagens. Além do que já falámos em termos de evitar ingredientes como sulfatos, silicones e ingredientes artificiais, os champôs sólidos vêm em embalagens mais pequenas (devido ao seu tamanho), o que resulta numa redução da pegada carbónica no transporte.

Regra geral, as embalagens dos champôs sólidos são também quase sempre de papel ou cartão, evitando assim as embalagens descartáveis dos champôs líquidos.

 

COMO ESCOLHER O CHAMPÔ SÓLIDO MAIS ADEQUADO AO MEU CABELO?

Tal como os champôs líquidos, os champôs sólidos de diferentes marcas têm diferentes ingredientes e composições. Isto significa que é importante conheceres o teu cabelo, e aquilo de que precisa, antes de escolheres um champô sólido.

O mais importante a ter em conta no momento de escolher um champô é a raiz do cabelo:

       • Raiz Seca: opta por champôs para cabelos secos, com ingredientes hidratantes como a manteiga de karité;
       • Raiz Oleosa: opta por champôs para cabelos oleosos, com ingredientes que façam uma lavagem eficaz e deem ao cabelo uma sensação “fresca”, como o eucalipto;
       • Raiz Normal: opta por champôs para cabelo normal, podendo sempre intercalar com outros champôs se sentires alguma alteração capilar.

 

Para além da questão da raiz, existem outras características do teu cabelo que te podem influenciar a escolher diferentes tipos de champôs sólidos:

       • Cabelo Pintado: opta por champôs indicados para cabelos secos ou danificados (uma vez que o cabelo pintado tem tendência natural a ficar mais seco) e que tenham componentes de proteção do pigmento.
       • Couro Cabeludo Sensível: opta por champôs com formulações simples, e de preferência sem aroma, ou com aromas suaves e que não irritem o couro cabeludo.
       • Cabelo Encaracolado: opta por champôs indicados para cabelos secos ou danificados, pois os caracóis têm tendência a ficar secos. Se, no entanto, sentires que a tua raiz é mais oleosa, opta por um champô para cabelos oleosos e completa a tua rotina com um amaciador para cabelos secos. Caso sigas o famoso método Curly Girl, lembra-te de que deverás evitar champôs com qualquer tipo de sulfatos.

 

USAR CHAMPÔ SÓLIDO É SUFICIENTE PARA MANTER O MEU CABELO SAUDÁVEL?

Todos os cabelos são diferentes e, acima de tudo, só tu poderás fazer uma avaliação correta das tuas necessidades. No entanto, cabelos que tenham particularidades específicas (cabelos muito compridos, cabelos encaracolados, cabelos pintados) necessitam de mais cuidados, e um champô, por muito bom que seja para ti, nunca será suficiente.

Nestes casos, deverás sempre acompanhar a utilização de um champô adequado ao teu cabelo com um condicionador e máscara de hidratação.

 

COMO USAR CHAMPÔ SÓLIDO?

A utilização de um champô sólido pode parecer estranha pois, afinal, como é que vamos utilizar uma barra sólida para lavar o cabelo? Mas, na verdade, é muito simples!

Em contacto com a água, o champô sólido torna-se mais suave e facilmente aplicável no cabelo. Apenas tens de esfregar a barra diretamente nos fios de cabelo, ou então esfregar na mão até fazer espuma, e depois esfregar o cabelo com as mãos. Lembra-te que os champôs sólidos, normalmente, não fazem tanta espuma como os champôs convencionais -mas isso é totalmente normal, e não impede o funcionamento do champô, pois não é a espuma que lava!

 

É NECESSÁRIO TEMPO PARA O MEU CABELO SE ADAPTAR AO CHAMPÔ SÓLIDO?

Depende do teu cabelo, do champô que utilizavas anteriormente e até do champô sólido que vais passar a usar. A verdade é que o teu cabelo estava habituado a usar os champôs mais convencionais, com muitos ingredientes artificiais e agressivos para o cabelo.

Por isso, é normal demorar algum tempo a adaptar-se ao champô sólido, e pode acontecer não sentires o teu cabelo fantástico logo após a primeira lavagem. Recomendamos que mantenhas a lavagem com o mesmo champô durante cerca de três semanas antes de “desistires” e tentares experimentar um novo champô.

 

COMO MANTER O CHAMPÔ SECO ENTRE LAVAGENS?

Saber como manter o champô sólido seco entre lavagens é muito importante para evitar que este amoleça demasiado e se desgaste rapidamente.

       • O champô não deve ficar em local húmido ou em contacto direto com água. Podes, por exemplo, deixar numa prateleira que tenhas no chuveiro/banheira. 

       • É importante deixar o champô numa saboneteira com furo, permitindo assim que a água escorra e o champô não esteja sempre em contacto com uma pequena ‘poça’ de água.

       • Se o champô tiver corda, também podes pendurá-lo; caso contrário, podes colocá-lo dentro de uma bolsa de sisal, que serve também de esponja.

 

COMO TRANSPORTAR O CHAMPÔ EM VIAGENS OU PARA O GINÁSIO?

O champô sólido pode facilmente ser transportado em qualquer recipiente selado que possas reaproveitar (seja de alumínio, plástico ou vidro – sendo que o vidro tem sempre o risco de partir). Se não tiveres nenhum recipiente por casa, podes sempre adquirir uma Caixa de Transporte adequada ao tamanho do teu champô sólido.

 

COMO USAR O CHAMPÔ SÓLIDO QUANDO JÁ ESTÁ DEMASIADO PEQUENO?

Chegaste ao momento em que o champô sólido está demasiado pequeno, e agora escorrega sempre da mão e não consegues usá-lo corretamente?

Não precisas de desperdiçar parte nenhuma do champô! Para começar, podes sempre derreter o champô sólido em água, e ficar com um pouco de champô líquido que poderás facilmente usar.

Também existe a opção de “colar” o que sobra do teu champô ao teu novo champô sólido! Basta amolecer um pouco ambos os champôs debaixo de água corrente, e depois juntar a sobra ao champô sólido novo. Quando secar, ambos irão estar juntos e poderás assim reaproveitar todas as sobras!

Se sentes que já tens todas as tuas dúvidas sobre Champôs Sólidos esclarecidas, agora só tens de conhecer a nossa oferta e escolher o que mais se adapta às tuas necessidades. Descobre todos os nossos Champôs Sólidos aqui.