Guia de embrulhos sustentáveis

Guia de embrulhos sustentáveis

 

Sabias que 108 milhões de rolos de papel de embrulho vão para o lixo todos os anos? Para além disso, 1kg de papel de embrulho emite 3kg de CO2! Tendo em conta que são utilizadas 227 mil toneladas de papel de embrulho todos os anos, o CO2 emitido é equivalente a um carro ligeiro viajar 6000 vezes à volta do planeta.

Agora que já te alertámos para os problemas associados ao papel de embrulho, queremos mostrar-te a solução, ou melhor, as soluções. De facto, para um Natal mais sustentável, há várias opções de embrulhos amigos do ambiente e com um impacto mais reduzido no nosso planeta.

Mas antes disso, e porque não escolhes os embrulhos dos presentes que recebes, vimos dar-te diferentes dicas de como abrir presentes, para poderes reaproveitar todos as opções de embrulhos que receberes.

 

COMO ABRIR PRESENTES

Apesar de teres preocupações sustentáveis, nem sempre os teus amigos, familiares ou até a tua cara-metade também as têm. Por isso, na hora de receberes os teus presentes neste Natal, nada impede que os embrulhos não sejam tão ecológicos como os que tu fizeste. Mas isso não tem de ser um problema! 

Se os presentes que receberes vierem em papel de embrulho, abre-os com cuidado, para que o possas reaproveitar em anos seguintes. Mesmo que, ao tirar a fita cola, alguns pedaços se rasguem, ou que o papel de embrulho esteja muito vincado, há solução na mesma. Podes fazer logo envelopes de embrulhos mais pequenos, usando as partes possíveis, ou simplesmente cortar o papel pelos vincos, adaptando essas partes aos presentes do futuro.

Se receberes presentes em sacos de papel, tenta não rasgá-los ao abrir, para que os possas reutilizar no teu dia-a-dia. No caso de serem sacos de papel com motivos natalícios, também os podes guardar e utilizar no ano seguinte, em presentes que fores oferecer. Se quiseres aproveitar sacos que tenhas em casa para presentes, mas que não são bonitos ou têm a marca, temos uma dica para ti! Podes tentar virar o saco do avesso, ficando a publicidade no seu interior. Depois disso, e se tiveres uma veia artística, até podes personalizá-lo com desenhos teus. Se essa não é a tua praia, usa simplesmente o saco virado do avesso, com a parte lisa para fora.

Se os teus presentes vierem numa caixa de cartão, as utilidades vão ser muitas: desde organizar coisas por casa até criar decorações de Natal para o ano seguinte.

 

DICAS DE EMBRULHOS SUSTENTÁVEIS

No caso de ainda não teres os teus presentes deste Natal embrulhados, e se não queres contribuir para o impacto negativo do papel de embrulho, há várias soluções que podes adotar.

Sejam sacos de papel reutilizados, jornais e revistas que já não usas, mapas de cidades que visitaste e que estão em casa a ganhar pó, tecidos que tens guardados para futuras obras-primas que hás-de criar, todos estes materiais são perfeitos para criares os teus embrulhos sustentáveis. Descobre como no nosso artigo no blog 8 Sugestões de Embrulhos Sustentáveis.

Se as artes manuais não são para ti, temos mais uma solução que, para além de sustentável, é também solidária. O nosso Saco de Embrulho Reutilizável Solidário. Feito 100% de juta, está disponível em três tamanhos e com diferentes ilustrações mega natalícias. Porque é reutilizável, pode ser utilizado todos os anos para oferecer uma prenda a alguém. Este ano, ofereces ao Miguel - para o ano que vem, o Miguel oferece à Joana. Mas as coisas boas não acabam aqui! Estes sacos trazem mais um presente no sapatinho, para uma causa muito especial: entre os dias 10/11/2022 e 06/12/2023, 50% do valor da receita dos Sacos Solidários reverte a favor da Associação Nuvem Vitória.

 

O QUE FAZER AO PAPEL DE EMBRULHO?

Para além de guardar o papel de embrulho para reutilizar em anos seguintes, há outras finalidades que podes dar ao papel de embrulho que receberes neste Natal.

Se um dos destinos que costumas dar é a reciclagem, sabias que nem sempre o papel de embrulho pode ser reciclado? É verdade... Os papéis de embrulho que contêm plástico na sua composição não podem ir para o contentor de Papel/ Cartão, não sendo recicláveis.

Para além disso, a melhor opção é sempre prolongar o tempo de vida do papel de embrulho, reutilizando-o em diferentes aplicações:

- Utilizar em molduras: se há um papel de embrulho que tem desenhos ou cores que adoras, por que não eternizares o mesmo nas paredes de tua casa? Basta recortar o papel no tamanho da moldura e escolher a melhor parede de tua casa;

- Forrar caixas de lenços: se costumas ter na tua sala uma caixa de lenços, mas não gostas nada dos desenhos da mesma ou que apareça a marca, porque não personalizá-la? Escolhe um papel de embrulho e decora-a a teu gosto;

- Criar um puzzle: se tens um papel de embrulho com um desenho que daria um bom puzzle, porque não criar um? Só precisas de reforçar o papel, colando-o numa cartolina ou num bocado de cartão que já tenhas por casa. Depois disso, é só escolher onde queres quebrar o desenho e criar o teu puzzle consoante o nível de dificuldade que pretenderes;

- Jogo da Memória: se tens diferentes padrões de papel de embrulho, arregaça as mangas, pega na tesoura e cria o teu Jogo da Memória. Só precisas de duas peças de cada padrão, escolher diferentes padrões (quantos mais, mais difícil fica o jogo) e dar uso à tesoura, usando sempre o mesmo formato e tamanho para as peças. Depois disso, é só desafiar os membros da família para um jogo. É claro que a pequenada é quem vai gostar mais;

- Forrar gavetas: se tens gavetas em casa que gostavas de forrar, sabias que o papel de embrulho também pode ser utilizado nesse sentido? Só tens de usar papel autocolante em conjunto, para que tudo fique colado às gavetas, assim como devidamente protegido.

 

Como vês, não são só os presentes que ofereces que devem ser sustentáveis. Os embrulhos têm também um papel importante, assim como um impacto no ambiente. Este Natal, não te esqueças de seguir as nossas dicas para embrulhos mais sustentáveis.