O Comboio está vivo e para durar!

O Comboio está vivo e para durar!

 

Vivo no centro de Torres Vedras, e todos os dias ando de carro. Carro elétrico, é certo, mas não deixa de ser um carro. Porque vivo a 10 minutos do trabalho, porque tenho de deixar os miúdos na escola, porque ando sempre carregada com 30 mochilas de cada vez!

Contra mim falo, mas de facto acho que nos habituámos muito ao conforto do automóvel, da flexibilidade horária e, acima de tudo, da liberdade que nos permite. Quando aos 18 anos tirei a carta, só pensava na alegria que era poder ir para onde quisesse, quando quisesse.

 

O Encanto do Comboio

Com a Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro), tenho pensado muito nos Comboios.

Ainda no fim de semana passado falava com uns amigos das grandes viagens de comboio pelo mundo, que muito me fascinavam, e que recentemente vi a anunciar na agência de viagens próxima de casa. E falávamos também de como era inconcebível a viagem Lisboa – Madrid, que sempre se fez, ter sido suspensa devido à pandemia, e ainda não ter sido reposta. Eu não percebo porquê, e se alguém souber explicar, que o faça por favor.

Para mim o comboio foi sempre um meio de transporte muito próximo.

Durante a faculdade, apanhava todos os dias o comboio da linha de Cascais, e é uma travessia muito bonita junto ao mar. Lembro-me sempre das boas sestas que fazia, de conseguir ter tempo para ler e ouvir música ou mesmo para os estudos de última hora.

Atualmente vivo junto da linha de comboio, e quase que parecem mágicos e bucólicos aqueles amanheceres de nevoeiro com o comboio a aparecer lá no fundo.

Tenho a certeza de que os meus filhos vão ter uma relação muito próxima com este meio de transporte pelo encanto que fomos criando à sua volta. Quando eram mais pequenos, era sempre um motivo de alegria olhar pela janela e dizer “Olha o comboio!”

 

Os Maiores Desafios

O que não é mágico é ter meia dúzia de comboios que percorrem a linha do Oeste diariamente, e que demoro 2 a 3 horas se quiser ir a Lisboa.

É certo que tem havido investimentos nas linhas ferroviárias, com o Ferrovia 2020, e toda a gente percebe que serão necessárias quantias avultadas, e que todas as modificações serão morosas.

Em 2019 registou-se a maior taxa de passageiros de comboio de todo o século XXI. O que quer dizer que a procura existe, a par da necessidade.

Mas, com a pandemia, os modelos de trabalho híbridos provocaram fluxos rodoviários mais intensos, porque quem vai ao escritório 2 ou 3 vezes por semana pode não ver a necessidade de comprar o passe, preferindo ir no seu carro pessoal.

Mais uma razão para que o comboio tenha de se tornar mais atrativo para os cidadãos: as viagens têm de ser acessíveis financeiramente, os troços têm de ligar as cidades, e os horários têm de ser ajustados à vida das pessoas nessas cidades.

 

Vantagens do Transporte Ferroviário

Se o comboio ganhar cada vez mais adeptos, conseguimos reduzir os frequentes congestionamentos nas cidades. Cidades mais leves, mais felizes.

O transporte de mercadorias pela ferrovia, tendo em consideração a crise energética que atravessamos, poderá ter preços mais competitivos face ao transporte rodoviário.

No que diz respeito às alterações climáticas, e para o mesmo volume de atividade, a ferrovia consome em média sete vezes menos energia e emite perto de nove vezes menos dióxido de carbono que o transporte por estrada[1]. Além de que pode existir transporte ferroviário com zero emissões se toda a energia utilizada for proveniente de energias renováveis.

A estratégia em curso com esta revitalização da linha férrea pretende ligar os diferentes portos ibéricos, promovendo o transporte de mercadorias de e para o resto da Europa. A nossa localização costeira é uma das nossas grande vantagens e oportunidades, e há que tirar proveito disso mesmo.

Depois da era dourada do transporte rodoviário, é hora de voltar atrás e voltar a cuidar da linha ferroviária. Tratá-la com carinho e perceber que esta será sem dúvida uma boa aposta em termos de mobilidade, de incentivo económico e de menor impacte ambiental.

 

[1] Fonte: https://jornaleconomico.pt/noticias/ferrovia-recuperacao-economica-e-sustentabilidade-608665