Pegada Verde Recomenda | Jun'22

Pegada Verde Recomenda | Jun'22

 

Junho é o mês em que começa o verão. Por isso, trazemos-te várias sugestões de passeios e refúgios na Natureza, restaurantes coloridos e com ingredientes sazonais, com pratos leves e perfeitos para os dias de calor, e, como sempre, um livro, um podcast e um documentário que irão ajudar-te a ganhar novos conhecimentos naqueles momentos de paz na praia ou à noite no teu quarto.

 

Tiki Healthy Food Cave
RESTAURANTE | TIKI HEALTHY FOOD CAVE (Ericeira)
 

Este mês convidamos-te a experimentar comer numa caverna e a ‘caçar’ a tua própria refeição. Não te preocupes, não estamos a falar no sentido literal. No Tiki Helthy Food Cave – situado bem no centro da Ericeira – só vais encontrar comida vegetariana, com pratos que combinam ingredientes da época, de produtores nacionais, e confecionados de forma saudável. Tostas, bowls e smoothie bowls, hambúrgueres vegetarianos, panquecas e muito mais, podes encontrar todas estas opções na carta do Tiki.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Ericeira
Mais informações aqui.

 

Jasmim Brunch
RESTAURANTE | JASMIM BRUNCH (Torres Novas)
 

O Jasmim Brunch é a prova perfeita de que é possível encontrar refeições coloridas, deliciosas e vegetarianas fora das grandes cidades do país. Situado em Torres Novas, o foco é trazer para a mesa refeições saudáveis e saborosas, com ingredientes locais, sazonais e biológicos. Atenção: não prometemos que não vais ficar com água na boca depois de ver toda a comida com aspeto delicioso!

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Torres Novas
Mais informações aqui.

 

FeelViana
REFÚGIO | FEELVIANA (Viana do Castelo)
 

Situado no extenso pinhal da Praia do Cabedelo, o hotel FeelViana é o refúgio perfeito para uma escapadela de fim-de-semana, seja com a cara-metade, com amigos ou com a família. Se quiseres apenas relaxar e carregar baterias, tudo isso é possível com a ajuda do Spa e do Estúdio de Yoga e Pilates. Se preferires aventura e experiências ao ar livre, o hotel FeelViana tem muitas opções disponíveis: Surf, Kitesurf, Windsurf, WakeBoard, Bike e muito mais!

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Viana do Castelo
Mais informações aqui.

 

EcoCubo
REFÚGIO | ECOCUBO (Gerês e Cabeceiras de Basto)
 

E se houvesse um cubo na Natureza, onde pudesses passar algum tempo em harmonia com o nosso planeta? O EcoCubo é, literalmente, um cubo, que podes encontrar no Gerês e em Cabeceiras de Basto e onde poderás ficar para desfrutar de um pôr-do-sol, de uma noite, de um nascer do sol... em plena Natureza. Os Cubos são feitos a partir de cortiça nacional, todo o mobiliário e acessórios são feitos em Portugal e a iluminação é assegurada por candelabros recarregáveis.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Gerês e Cabeceiras de Basto
Mais informações aqui.

 

PASSEIO | WALK SINTRA
 

Se adoras caminhar e descobrir cidades a pé, então a app Walk Sintra vai ser a tua melhor amiga para descobrir Sintra. Seja a serra, a zona costeira ou o centro histórico, escolhe a tua opção preferida e dá corda aos sapatos para começar a explorar. A App Walk Sintra tem trilhos e caminhos para todas estas opções, juntando ainda atividades extra ou pontos de interesse ao longo do caminho, como caminhar até uma adega para uma degustação de vinhos.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Sintra
Mais informações aqui.

 

UNA Create
WORKSHOP | UNA CREATE

Prepara o teu passaporte e a tua mala, porque vamos fazer uma viagem pelo mundo! A UNA Create disponibiliza vários workshops dedicados à cozinha local de vários países, como Japão, Brasil e Tailândia. Durante três horas, poderás descobrir novas comidas vegan e livres de glúten; a tua inscrição inclui os utensílios necessários, receitas digitais, a aula e ainda uma refeição no final com tudo o que foi produzido!

Quando: Várias datas disponíveis
Onde: Lisboa
Mais informações aqui.

 

Livro Mão Verde II de Capicua
LIVRO | MÃO VERDE II de Capicua
 

Um livro que não é só um livro, mas é também um disco, havendo ainda concertos ao vivo. É assim que podemos descrever Mão Verde II, um projeto da rapper portuguesa Capicua. Enquanto disco, Mão Verde II é composto por músicas alegres, que procuram divertir as crianças, mas também introduzi-las ao mundo da ecologia. O livro, por sua vez, está recheado de ilustrações e muito conteúdo informativo sobre os temas das canções.


Mais informações aqui.

 

Planeta A
DOCUMENTÁRIO | PLANETA A
 

Esta série documental da RTP, feita em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, para além de abordar os problemas que vivemos atualmente e que ameaçam o bem-estar do nosso planeta, é também uma mensagem de esperança, relatando diferentes soluções que têm vindo a ser encontradas a nível global. Seja a poluição, o aquecimento global, o crescimento exponencial da população, a pobreza e a desigualdade, todas estas problemáticas são abordadas nesta série, sendo ainda apresentadas potenciais soluções.

 

Ecosofia X
PODCAST | ECOSOFIA X
 

O Ecosofia X é um podcast guiado por Cristina Gouveia e Sofia Guedes Vaz, ambas engenheiras do ambiente. Os episódios quinzenais tocam em vários temas ligados à sustentabilidade e ética, com base no conceito de Ecosofia – um termo desenvolvido por Arne Naess, e que aproxima atitudes ecológicas com o pensamento abstrato humano.