Pegada Verde Recomenda | Mai'22

Pegada Verde Recomenda | Mai'22

 

Em Maio, o bom tempo convida a passear e a conhecer os cantos e encantos do nosso país. Por isso, neste mês temos não uma, mas duas sugestões de refúgios para ti. E porque passear rima como alimentar, temos também duas sugestões de restaurantes vegetarianos para te propor. E porque também é preciso alimentar o espírito, espreita as nossas recomendações de workshops, livro, documentário e podcast.

 

Bmacro Guimarães
RESTAURANTE | BMACRO (Porto)
 

O Restaurante bmacro tem por missão criar refeições macrobióticas, vegan e vegetarianas, elaboradas com uma fusão dos sabores da tradição da gastronomia caseira Lusa e com os ingredientes da época. Situado no Norte do país, é possível desfrutar dos melhores pratos neste restaurante, sempre em equilíbrio com a natureza e com o nosso corpo.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Porto
Mais informações aqui.

 

Pistácio Lisboa
RESTAURANTE | PISTÁCIO BISTRÔ (Lisboa)
 

Numa mercearia local e artesanal, nasce um pequeno Bistrô, com iguarias de deixar água na boca: um Pão Recheado de Fondue com Couve Romanesca, Couve de Bruxelas e Cogumelos para mergulhar, Tábuas de Queijos e ‘Enchidos’, estes últimos vegan, e ainda um Arroz Cremoso impossível de resistir! A Carta de Vinhos é recheada de opções, convidando a passar umas horas no conforto deste pequeno bistrô, que também funciona como uma mercearia.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Lisboa
Mais informações aqui.

 

Impact House Lisboa
REFÚGIO |IMPACT HOUSE (Lisboa)
 

A Impact House é um espaço aberto à comunidade onde a sustentabilidade, a economia circular e as parcerias com organizações sem fins lucrativos locais estão no centro de tudo. É um hostel comprometido com a sustentabilidade que oferece dormitórios e quartos duplos privativos. Com o código PEGADAVERDE15, tens 15% de desconto numa reserva na Impact House entre outubro de 2022 e março de 2023! Para utilizar o código, basta referi-lo na receção da Impact House, por email, telefone (910 941 830) ou redes sociais.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Lisboa
Mais informações aqui.

 

Chão do Rio Guarda
REFÚGIO | CHÃO DO RIO (Guarda)
 

A 12km de Seia e Oliveira do Hospital, o Chão do Rio é o verdadeiro Turismo de Aldeia. Nesta quinta com 8 hectares vais poder viver a vida do campo, alimentando as ovelhas, apanhando ovos no galinheiro, comendo a fruta apanhada diretamente das árvores, parando o tempo e estando em total harmonia com a natureza. As casas em pedra e telhados de colmo em torno da piscina biológica vão dar-te todo o conforto de que precisas durante a tua estadia.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Travancinha (Guarda)
Mais informações aqui.

 

Horto do Campo Grande
WORKSHOP | HORTO DO CAMPO GRANDE
 

Os workshops desenvolvidos no Horto do Campo Grande são realizados em parceria com variados fornecedores ou colaboradores com experiência reconhecida na área. Por terem uma componente teórica e prática estes workshops são presenciais, e estão sempre ligados à manutenção de plantas interiores e exteriores, ervas aromáticas e muitos outros.

Quando: Datas a definir
Onde: Horto do Campo Grande, Lisboa
Mais informações aqui.

 

Feng Shui, Plantas e Flores
WORKSHOP | FENG SHUI, PLANTAS E FLORES (Museu do Oriente)
 

O Feng Shui é muito mais do que a forma como dispomos os móveis em nossa casa ou no nosso trabalho, de forma a energia fluir. O Feng Shui é influenciado por muitos outros elementos, como é o caso das plantas e flores. Neste workshop, a Alexandra Morgado – especialista na matéria – vai abordar o papel das plantas e flores no Feng Shui e como podem contribuir para a harmonização das nossas casas e, consequentemente, para o nosso bem-estar.

Quando: 14 de Maio
Onde: Museu do Oriente (Lisboa)
Mais informações aqui.

 

Livro Moda e Sustentabilidade
LIVRO | MODA E SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA de Lilyan Berlim

 

Este livro de Lilyan Berlim reúne informações sobre a relação entre a moda e a sustentabilidade. Começa pelos hábitos de consumo, os modelos de negócios, a atuação de designers de moda, e passa pelos principais materiais, matérias-primas e serviços considerados sustentáveis e os seus aspetos sociais, ambientais e económicos. Uma leitura obrigatória para quem é apaixonado pelo mundo da moda e que quer perceber melhor os seus efeitos no ambiente.


Disponível nas livrarias habituais.

 

Kiss The Ground
DOCUMENTÁRIO | KISS THE GROUND
 

Um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores e políticos unem-se num movimento global de "Agricultura Regenerativa" que pode (re)equilibrar o clima e revelam as formas como o solo do nosso planeta pode conter a chave para combater as alterações climáticas.


Disponível na Netflix.

 

Bom dia Obvious
PODCAST | VISÃO VERDE
 

A sustentabilidade é, sem dúvida, uma área com várias temáticas associadas, as quais podem ter diferentes pontos de vista. No podcast Visão Verde podes ouvir conversas com investigadores, ativistas e figuras inspiradoras, aprendendo mais sobre o ambiente e a sustentabilidade.


Disponível aqui.