Pegada Verde Recomenda | Set'22

Pegada Verde Recomenda | Set'22

 

Olá, setembro! Neste mês que já cheira a fim de férias e regresso ao trabalho, ainda temos tempo de falar de boa comida, boa cama e bom descanso. Desde restaurantes vegan ou vegetarianos, a alojamentos no meio da natureza, passando também por alguns passeios, em setembro falamos-te de tudo um pouco. Completamos ainda as sugestões do mês com um livro, um filme e um podcast.

 

Citrus Coffee Healthy Food
RESTAURANTE | CITRUS COFFEE HEALTHY FOOD (Caldas da Rainha)
 

Situado no centro das Caldas da Rainha, o Citrus Coffee Healthy Food surgiu como alternativa ao conceito de cafeteria tradicional. Aqui, serve-se uma ementa diferente, com refeições saudáveis, vegetarianas e vegan. A especialidade da casa são os Ovos Benedict, mas é possível encontrar granola, smoothies, sumos naturais e até panquecas com gelado.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Caldas da Rainha
Mais informações aqui.

 

Outro Lado
RESTAURANTE | OUTRO LADO (Faro)
 

Estás de férias em Faro – ou moras no Algarve – e procuras um restaurante 100% vegan para jantar? Então, não precisas de procurar mais! No restaurante Outro Lado encontras pratos tradicionais portugueses adaptados para versões plant-based igualmente deliciosas. Os produtos utilizados nas receitas são frescos e locais.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Faro
Mais informações aqui.

 

Biovilla
REFÚGIO | BIOVILLA (Palmela)


A Biovilla é uma cooperativa para o desenvolvimento sustentável, alinhada com as leis da natureza e de forma a gerar vida à volta de todos os participantes. São implementadas práticas regenerativas no espaço, e um dos seus segmentos é mesmo o Turismo de Natureza. Este projeto, inserido no Parque Nacional da Serra da Arrábida, irá deixar-te em comunhão com a natureza enquanto desfrutas de um merecido descanso.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Palmela
Mais informações aqui.

 

Suites d'Aldeia
REFÚGIO | SUITES D’ALDEIA (Mafra)
 

Numa aldeia com pouco mais de 20 casas, vais poder desfrutar da paz e do sossego da vida no campo. Rodeadas de hortas e vinhas, as Suites d’Aldeia estão situadas numa zona rural perto de Mafra, onde a decoração junta o rústico e o moderno de forma harmoniosa. Prepara-te para umas férias ou um fim-de-semana em contacto com a natureza.

Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Mafra
Mais informações aqui.

 

Arrábida Radical
PASSEIO | ARRÁBIDA RADICAL
 

Prepara-te para uma tarde de aventura e muita natureza ao fazer uma caminhada pelos trilhos na aldeia de Pedreiras, que te irão levar à encosta da Serra da Arrábida. As paisagens maravilhosas deslumbram qualquer um e, pelo caminho, poderás ainda refrescar-te em várias piscinas naturais que poucos conhecem.

Quando: 4 de setembro
Onde: Arrábida
Mais informações aqui.

 

Cantinho Secreto de Plantas
PASSEIO E WORKSHOP | CANTINHO SECRETO DE PLANTAS

Com a companhia e a sabedoria de Fernanda Botelho, nesta caminhada sensorial vais poder aprender tudo sobre o património botânico de Sintra. Desde plantas de chás, plantas usadas em mosteiros, plantas associadas à magia, à cura, plantas usadas na perfumaria e até na cozinha, tudo vai ser objeto de estudo.

Quando: 24 de setembro
Onde: Sintra
Mais informações aqui.

 

Livro Semear o Futuro
LIVRO | SEMEAR O FUTURO, de Ivone Ingen Housz e Joep Ingen Housz
 

Situada em Paredes de Coura, a Quinta das Águias é muito mais do que um simples alojamento rural. Na sua essência, é um projeto de sustentabilidade, onde todas as formas de vida são tratadas com respeito. O livro “Semear o Futuro”, escrito pelos fundadores da Quinta, conta com várias sugestões práticas para rotinas mais sustentáveis, uma variedade de receitas para cada estação do ano e um guia de plantas silvestres com as suas propriedades.


Disponível nas livrarias habituais.

 

A Última Floresta
DOCUMENTÁRIO | A ÚLTIMA FLORESTA
 

Este filme mistura a dramatização com o documentário para retratar o modo de vida da tribo dos Ianomâmis e a sua luta para o preservarem. Os Ianomâmis são um grupo de aproximadamente 35 mil indígenas que vivem na floresta amazónica, na fronteira entre a Venezuela e o Brasil.


Disponível na Netflix.

 

Ecopodes
PODCAST | ECOPODES
 

Neste podcast da Sara Biscaia, vais poder aprender sobre diferentes vertentes da Ecologia e da Sustentabilidade. Desde fraldas reutilizáveis, compostagem doméstica, importância dos polinizadores e até hortas em casa, todos estes temas são abordados de forma sustentada neste podcast.