Pegada Verde Recomenda | Set'21

Pegada Verde Recomenda | Set'21

 

O mês de Setembro é encarado como o mês do recomeço. É quando os pequenotes voltam às aulas e quando os adultos regressam ao trabalho. No entanto, pode ser ainda o mês onde gastas os últimos cartuchos das tuas férias de Verão. Por isso, temos muitas sugestões para ti: desde restaurantes vegetarianos para experimentar, retiros de yoga, caminhadas na natureza e até um fim-de-semana fora num hotel espiritual. Descobre todas as nossas sugestões para este mês de Setembro e vê quais é que vais querer experimentar!

 

Aldeia do Vale
WORKSHOP | ALDEIA DO VALE
 

A Aldeia do Vale consiste num centro de investigação na área da sustentabilidade, situado no concelho de Sintra. Com diferentes formações ligadas à permacultura, agricultura regenerativa, construções naturais, entre tantas outras temáticas, a Aldeia do Vale tem como missão criar e ajudar a criar paisagens ecologicamente estáveis e abundantes, usando as técnicas e princípios agroecológicos. Para tal, tem diferentes cursos online, mas também presenciais, nos quais te podes inscrever.



Quando: Várias datas disponíveis. Faz aqui a tua reserva.
Onde: Aldeia do Vale, Sintra
Mais informações aqui.

 

MY MOTHER'S DAUGHTERS
RESTAURANTE | MY MOTHER'S DAUGHTERS (Lisboa)
 

Situado bem no centro de Lisboa, o restaurante My Mother’s Daughters consiste num projeto de uma mãe e das três filhas. No menu não é possível encontrar quaisquer produtos de origem animal, sendo todas as receitas vegan e, tendencialmente, feitas com produtos biológicos. Uma ótima opção para experimentar novas receitas e deixar a nossa barriga feliz!


Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Lisboa
Mais informações aqui.

 

Restaurante Hibiscos
RESTAURANTE | HIBISCUS (Braga)
 

Neste restaurante vegan e vegetariano situado na cidade de Braga, é possível comer bem e ainda aprender. Como? Através dos diferentes workshops que o Hibiscus organiza no próprio restaurante. Mas falando da comida, para além de saudável, é ainda colorida e de comer e chorar por mais. Não acreditam? Vejam só algumas das fotografias nas suas redes sociais. É de ficar com água na boca!



Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Braga
Mais informações aqui.

 

Luz Houses
REFÚGIO | LUZ HOUSES (Fátima)
 

Num hotel em Fátima não se espera, nada mais nada menos, do que uma experiência espiritual (a soul experience). No Luz Houses cada hóspede poderá fazer caminhadas sem pressas, meditar pelos percursos no meio da natureza e recarregar energias. Em termos de sustentabilidade, são várias as preocupações: desde cuidar das árvores e flores autóctones que rodeiam o hotel, utilizar iluminação de baixo consumo, nomeadamente LED, poupar água através do aproveitamento da água da chuva e da utilização de redutores de caudal nas torneiras, entre muitos outros aspetos.



Quando: Quando tu quiseres!
Onde: Fátima
Mais informações aqui.

 

Retiro nas Montanhas
PASSEIO | RETIRO NAS MONTANHAS
 

Nos dias 24 a 26 de Setembro, poderás participar numa verdadeira “caminhada interior”, através do programa Retiro nas Montanhas. Durante estes três dias, haverá diferentes atividades preparadas: desde visitas a aldeias, provas de mel, trilhos no meio da natureza, yoga suave e terapêutico, meditação e prática de desenvolvimento pessoal, e muito mais!



Quando: 24 a 26 de Setembro
Onde: Parque Nacional Peneda Gerês
Mais informações aqui.

 

Brave Retreat
PASSEIO | BRAVE RETREAT (Óbidos)

Numa quinta encantadora perto da vila de Óbidos irá decorrer o Brave Retreat, um retiro de yoga e meditação organizado pela professora Inês Roseta. Nos dias 24, 25 e 26 de Setembro irás poder experimentar diferentes práticas de yoga, meditação e ainda interagir com cavalos e fazer uma caminhada meditativa. O retiro perfeito para desligares o botão da tua rotina e recarregares energias.



Quando: 24 a 26 de Setembro
Onde: Óbidos
Mais informações aqui.

 

Chasing Coral
DOCUMENTÁRIO | "CHASING CORAL"
 

Apesar do fascínio que todos temos pelo espaço e pelas estrelas, a verdade é que no nosso próprio planeta temos ainda muito por descobrir. Falando no fundo do mar, os corais são algo igualmente alienígena e que precisa de ser estudado e, acima de tudo, cuidado. Neste filme, diferentes mergulhadores, cientistas e fotógrafos documentam o desaparecimento dos recifes de coral e apelam para a necessidade de mudança.


Disponível na Netflix

 

Conscious Chatter
PODCAST | CONSCIOUS CHATTER
 

Um espaço de áudio onde aquilo que vestimos é importante. Porquê? Porque neste podcast se fala sobre as nossas roupas e o impacto que as mesmas podem ter no ambiente. Kestrel Jenkins questiona o consumismo consciente, trabalha para desconstruir como os sistemas opressivos impactam o espaço da moda sustentável, entre muitos outros aspetos. Um podcast importante para quem quer saber mais sobre a indústria da moda e a sustentabilidade.


Disponível aqui.

 

O seu Jardim Interior
LEITURA | O SEU JARDIM INTERIOR de Ana Manuel Mestre
 

A jardinagem e as plantas em si têm cada vez mais fãs, funcionando como algo terapêutico para muitos de nós. No entanto, nem sempre sabemos quando e como regar, gerir doenças e pragas, entre outros aspetos... Há um processo de aprendizagem envolvido e a Ana Manuel Mestre promete ajudar nesse sentido, através do seu mais recente livro “O Seu Jardim Interior”.


Disponível nas livrarias habituais.