Plastic Free July: Porto Santo Sem Lixo Marinho

Plastic Free July: Porto Santo Sem Lixo Marinho

 

Plastic Free July é uma iniciativa da Plastic Free Foundation, que visa alcançar um mundo livre de resíduos de plástico. Como? Reduzindo o uso de plásticos descartáveis.

Este movimento global, que ajuda milhões de pessoas a fazer parte da solução para a poluição causada pelo plástico, teve início em 2011. Até à data, já inspirou cerca de 326 milhões de participantes a mudar hábitos, em 177 países diferentes.

A ideia é aderir ao movimento em Julho, mas manter os hábitos adquiridos durante todos os meses!

 

PEGADA VERDE

Para a Pegada Verde, mais do que o incentivo ao uso de reutilizáveis, faz-nos sentido associar, mais uma vez, uma causa ao Plastic Free July. Este ano queremos ajudar a ANP|WWF a combater o lixo marinho na ilha de Porto Santo, por isso, durante o mês de Julho, por cada produto vendido das marcas Stojo, 24Bottles e TruEarth, vamos doar 1€ para esta causa.


E porquê estes produtos? Porque, segundo diferentes relatórios que analisam o lixo marinho, as garrafas e as embalagens de bebida são um dos dez artigos mais encontrados nas praias portuguesas. Para combater esta tendência, sugerimos as nossas garrafas reutilizáveis e copos colapsáveis! E quem é que nunca viu embalagens de detergente pelas praias e arribas? Com a ajuda da TruEarth queremos que essa imagem deixe de existir, com embalagens 100% livre de plástico, evitando que mais lixo vá parar ao oceano e à orla costeira.

 

PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO

Conhecida como a “Ilha Dourada”, Porto Santo é o cenário ideal para o desenvolvimento do primeiro projecto nacional para uma ilha sem plástico.

Este projecto, que pretende tornar Porto Santo numa ilha mais consciente do uso de plástico, será desenvolvido ao longo de 18 meses e através de três fases. Na primeira, será feita uma avaliação do fluxo e descarga dos resíduos e lixo marinho da ilha, para, numa segunda fase, todos os agentes poderem proceder a uma optimização da gestão desses resíduos. Na terceira e última etapa do projecto, será feita uma campanha de comunicação e sensibilização, que tem como objetivo reduzir radicalmente o consumo de descartáveis e, assim, os plásticos que acabam no mar.

As características da ilha do Porto Santo, que foram reconhecidas na categoria de Reserva da Biosfera da UNESCO, são agora reconhecidas como o cenário ideal para outras valorizações desta região. 

Hoje ajudamos Porto Santo a ficar sem lixo; amanhã, mudamos o mundo!