Prolonga a vida dos teus Food Wraps

Prolonga a vida dos teus Food Wraps

 

Se cada vez que deixas uma cebola ou um limão abertos, ou precisas de levar uma sanduíche para o trabalho ou para a praia, usas papel de alumínio, película aderente, um saco de plástico, um guardanapo de papel ou outro tipo de descartável, já pensaste na quantidade de lixo que produzes? E se, para além de ti, houver toda uma humanidade a ter este tipo de comportamento, consegues imaginar a quantidade assombrosa de lixo produzida?

Felizmente, há já várias alternativas reutilizáveis, que levam ao desperdício zero na cozinha. Uma das nossas preferidas são os Food Wraps; são um papel de cera de abelha (havendo também uma opção vegan), que se equiparam muito à película aderente. Se queres tapar um assado que não comeste até ao fim, ou uma sobremesa que vais transportar para a casa de um amigo, ou ainda uma metade de um abacate ou qualquer outra peça de fruta ou legume que deixaste a meio, os Food Wraps são a opção sustentável de que precisas.

Podem ser lavados e reutilizados várias vezes, podendo durar até um ano se forem bem estimados. E agora, quando começam a perder a cera e deixam de aderir tão bem, há uma solução maravilhosa! Para dares um refresh aos teus Food Wraps e poderes prolongar a sua vida útil, a Barra de Certa de Abelha, ou o seu equivalente vegan, vão ajudar-te. Queres saber como? Deixamos-te neste artigo os ingredientes de que vais precisar e o passo a passo.

 

INGREDIENTES

- 1 Tábua de Engomar
- 1 Ferro de Engomar
- 1 Pano de Cozinha
- 2 Folhas de Papel Vegetal
- 1 Ralador
- 1 Food Wrap
- 1 Barra de Cera de Abelha ou 1 Barra de Cera Vegan

 

 

PASSO A PASSO

 Colocar o pano de cozinha em cima da tábua de engomar, seguido de uma folha de papel vegetal e o Food Wrap que queres restaurar:

 

✓ Com a ajuda do ralador, rala a Barra de Cera de Abelha ou a Barra de Cera Vegan por cima do Food Wrap:

 

✓ Espalha a cera de forma uniforme pelo Food Wrap:

 

✓ Com a cera bem distribuída, está na hora de usares a outra folha de papel vegetal. Coloca-a por cima do Food Wrap e da cera. Atenção, que a folha de papel vegetal deve ter uma margem de 2cm em relação ao Food Wrap (já vais perceber porquê mais à frente):

 

✓ Com o ferro de engomar já quente, passa-o por cima do papel vegetal e vê a cera a derreter e a espalhar-se no Food Wrap. Neste processo, a cera acaba por ficar nas margens do Food Wrap, daí a necessidade dos 2cm extra do papel vegetal, para evitar que a cera acabe no teu pano de cozinha:

 

✓ Depois de ver que a cera já derreteu na totalidade e que está espalhada por todo o Food Wrap, está na hora de retirares a folha de papel vegetal de cima:

 

✓ Agora, e agarrando pelas pontas porque está quente, podes descolar o Food Wrap da outra folha de papel vegetal:

 

✓ Por último, abana suavemente o teu Food Wrap renovado durante cerca de 30 segundos, para a cera secar na totalidade:

 

✓ Está pronto a utilizar novamente!

 

Podes ver ainda o nosso vídeo com todo o processo:

 

Se ainda não te rendeste aos Food Wraps, deixamos-te este convite. Ainda para mais, agora já percebeste que os podes usar e usar durante toda uma vida. Para tal, só precisas da Barra de Cera. Se quiseres criar os teus próprios Food Wraps do zero, também é possível. Só precisas de ter o tecido 100% algodão e o processo é semelhante ao que referimos neste artigo. Diz adeus aos descartáveis na cozinha!