Protetores Solares Químicos vs Minerais - Como escolher?

Protetores Solares Químicos vs Minerais - Como escolher?

 

Todos os anos, sempre que o verão se aproxima, o drama é sempre o mesmo. Que protetor solar escolher para toda a família?

Tem de ser prático de utilizar, fácil e rápido, e, além disso, natural. No entanto, algumas das opções mais naturais são muito difíceis de espalhar, ou então ficamos com uma camada branca e parece que saímos de um retiro de dez anos na neve.

Além de tudo isto, o grande requisito é que não prejudique a vida aquática, claro!

Estas são as minhas maiores preocupações.

Mas existe ainda tanta falta de informação no que diz respeito aos protetores solares que tomar uma decisão a este nível nem sempre é fácil.

Vou tentar descortinar um pouquinho esta escolha.

 

Usar SPF (Fator de Proteção Solar) é essencial

O fator de proteção solar funciona de duas maneiras:

  1. Filtro Mineral – é uma barreira física que usa ingredientes como titânio ou óxido de zinco, que refletem a luz solar;
  2. Filtro Químico –absorve os raios UVA e Raios UVB para evitar danos à pele, desde evitar manchas solares até prevenir o envelhecimento da pele e, mais importante, o cancro de pele.

80% de todo o envelhecimento visível (como rugas, manchas e perda de elasticidade da pele) é causado pelos raios UV. Todos devemos usar SPF - pelo menos no rosto - todos os dias, durante todo o ano.

 

O impacto no Ambiente

O SPF tem sempre impacto no meio ambiente. Segundo a Organização Sustainable Travel International, cerca de 14000 toneladas de protetor solar acabam nos oceanos todos os anos. A maior preocupação com os SPFs é a poluição que causam no oceano, afetando os recifes de coral que já sofrem grande poluição de outras fontes.

Os recifes de coral são um dos ecossistemas mais bonitos, coloridos e de maior biodiversidade do planeta, mas também são um dos mais frágeis.

Devido a uma série de agentes de stress, os cientistas preveem que todos os recifes de coral serão considerados “ameaçados” até 2050. Além de problemas como a pesca, a poluição e alterações climáticas, uma grande ameaça pode estar a vir diretamente das nossas peles, através do protetor solar.

 

Que ingredientes devemos evitar?

Alguns ingredientes encontrados em vários protetores solares químicos foram associados a interferências no ciclo reprodutivo dos corais, danos no ADN e piorias nos efeitos do branqueamento dos corais.

Países como o Palau e o Havai, inclusivamente, já assinaram uma lei para proibir ingredientes como a oxibenzona em todos os protetores solares vendidos nos seus territórios.

 

Oxibenzona

A oxibenzona (também conhecida por benzefenona), é um composto orgânico utilizado em fotocosméticos, e pode ser encontrada em protetores cosméticos, protetores labiais e hidratantes. Atualmente, está presente em mais de 3500 produtos de proteção solar em todo o mundo (fonte: Archives of Environmental Contamination and Toxicology).

Como filtro solar que é, a sua função é a de bloquear os raios UV. Mas esta substância tem registado uma grande incidência de alergias, quando comparado com outros produtos da mesma categoria. Alguns estudos científicos sugerem que a benzofenona pode estar relacionada com o aparecimento de cancros de pele. Ainda assim, muitas empresas utilizam essa substância na produção de cosméticos, mas em vários países já é proibida.

Vários estudos têm apontado a oxibenzona como responsável pelo branqueamento e eventual desaparecimento dos recifes de corais de todo o mundo.

 

Octocrileno

O octocrileno é outro filtro solar químico que nunca teve boa reputação, pela sua característica alergénica. Este ingrediente é considerado seguro pelo Comité Científico para a Segurança do Consumidor da Comissão Europeia quando em concentrações inferiores a 10%, e é este o limite legal.

Estes ingredientes não representam apenas uma ameaça aos recifes de corais. Eles são também prejudiciais a outras formas de vida marinha, como peixes, golfinhos, algas verdes e ouriços-do-mar, e causam problemas como deformação, diminuição da fertilidade e problemas de crescimento.

 

Que filtros usar?

Mais recentemente tem-se falado muito dos filtros minerais como alternativa aos filtros químicos.

Contudo, usar filtros minerais não significa segurança máxima para os oceanos. assim como usar filtros químicos não é sinónimo de prejudicial, ainda que a comunicação social, e as marcas, tratem o assunto de forma bastante binária:

  • Filtros químicos = Maus para oceanos e corais
  • Filtros minerais = Bons

As coisas não são assim tão simples e a verdade é que hoje ninguém pode dizer que um ingrediente não tem impacto para todas as espécies de peixes, algas e corais. Só sabemos que alguns ingredientes realmente devem ser evitados, como já vimos anteriormente.

Vários estudos começam a mostrar que os filtros minerais, como o óxido de zinco, muitas vezes descritos como "amigos do oceano", podem ter um impacto negativo no fundo do mar.

O óxido de zinco pode ter um impacto no equilíbrio da simbiose fotossintética que os corais mantêm com certas algas marinhas. Esse desequilíbrio pode levar ao famoso foto branqueamento dos corais. Os filtros químicos sofrem com a fama de dois filtros cuja nocividade foi demonstrada em diversos estudos: a oxibenzona e o octocrileno.

 

Na hora de escolher o protetor solar

Ainda existe muita desinformação, mas isso não tem impedido muitas marcas de cosméticos de lançar novos protetores solares, alegando serem seguros para os recifes de corais.  Contudo, atualmente, ainda não dispomos de estudos científicos suficientes para o poder afirmar.

O primeiro passo para comprar um protetor solar seguro para os recifes é verificar que ingredientes ativos estão na embalagem. Infelizmente, não podemos confiar em declarações como “seguro para os recifes”, pois atualmente não existe regulamentação governamental para isso e os fabricantes não são obrigados a testar se o produto está a afetar os recifes.

O mais fundamental é proteger a nossa pele, pois os poderosos raios UV podem aumentar o risco de cancro da pele e outros problemas de saúde. Agora que conhecemos que tipo de filtros existem, e que ingredientes devemos evitar, a escolha será certamente mais fácil.

Na Pegada Verde fizemos uma escolha criteriosa onde englobamos as melhores opções de Protetores Solares para nós. Podes descobrir aqui.

Bom verão. :)