Pegada Verde Recomenda | Mai'21

Pegada Verde Recomenda | Mai'21

 

Neste mês de Maio, em que, esperamos, vais poder contar com muito sol, sugerimos que te dediques mais à sustentabilidade através de vários workshops e atividades ligadas diretamente à Natureza, ao reaproveitamento e à arte sustentável. Vai ser um mês cheio de aprendizagens e muita criatividade!

 

Passadiços do Paiva
ROTEIRO | PASSEIO NOS PASSADIÇOS DO PAIVA
 

Depois de algum tempo em stand-by devido à pandemia, os Passadiços do Paiva voltaram a reabrir. Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, e são 8 km que proporcionam passeios rodeados de paisagens naturais junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. Crianças com menos de 10 anos não pagam bilhete, e podes fazer a reserva diretamente no site.



Organização:
Turismo de Arouca
Quando:
Quando tu quiseres!
Onde: Arouca
Mais informações aqui.

 

WORKSHOP Recuperar Móveis Oficina Monstros
WORKSHOP | RECUPERAR MÓVEIS
 

Todos nós temos “monstros” em casa – os típicos móveis já antigos, um pouco degradados, que já não servem para nada ou nem combinam com a atual decoração da nossa casa. Neste workshop, vais aprender como recuperar estes móveis e transformá-los em algo totalmente novo, útil e muito bonito!



Organização:
Oficina Monstros
Quando:
8, 9, 15 e 16 de Maio OU 22, 23, 29 e 30 de Maio
Onde: Oficina Monstros – Arroios, Lisboa
Mais informações aqui.

 

Workshop Como ser mais Eco Sustentável
WORKSHOP | COMO SER MAIS ECO SUSTENTÁVEL
 

A sustentabilidade não está apenas relacionada com a quantidade de plástico que utilizamos; cada vez mais, a sustentabilidade passa por olhar de forma mais consciente sobre a Natureza, o ambiente que nos rodeia e tudo o que possa ter um impacto menos positivo no planeta. Neste workshop, vais poder descobrir mais formas de ser sustentável, que vão muito além dos 5 R’s que conhecemos.



Organização:
Eco Life Experience
Quando:
16 de Maio
Onde: Eco Retiro de Galamares ou Online
Mais informações aqui.

 

Workshop Eco-Print by Artlier
WORKSHOP | ECO-PRINT - IMPRESSÃO BOTÂNICA
 

Para todos os que têm o seu lado criativo mais apurado, este pode ser um excelente workshop. Vais poder aprender um método de impressão botânica, para dares uma nova vida aos tecidos de forma sustentável. Serão utilizados matérias biodegradáveis, de onde serão extraídos os corantes naturais!



Organização:
Artlier
Quando:
15 de Maio
Onde: Online
Mais informações aqui.

 

Evento Bluefest
EVENTO | BLUEFEST
 

O Fórum Bluefest vai ser um evento exclusivamente online, de acesso gratuito, focado nos recursos marítimos e a forma como as indústrias e as atividades humanas têm explorado esses recursos, e também na perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas marinhos.



Organização:
Bluefest
Quando:
5 de Maio
Onde: Online & Noah Surf House & Hopin
Mais informações aqui.

 

Evento Greenfest
EVENTO | GREENFEST
 

A edição 2021 do Greenfest Braga é totalmente digital. Através da plataforma dedicada ao evento, poderás participar em várias palestras, debates, show cookings e muitas outras atividades, sempre com foco na sustentabilidade.



Organização:
Greenfest
Quando:
28 a 30 de Maio
Onde: Online
Mais informações aqui.

 

Sugestão Documentário A Plastic Ocean
DOCUMENTÁRIO | "A PLASTIC OCEAN"
 
Este documentário tem início quando um jornalista, em busca de uma baleia azul, descobre resíduos de plástico naquele que deveria ser um oceano intocado. O jornalista Craig Leeson junta-se então à mergulhadora Tanya Streeter e a uma equipa de investigadores e viaja por todo o mundo durante quatro anos para explorar o estado atual dos nossos oceanos.

Disponível na Netflix.

 

 

Sugestão Podcast TSF - Verdes Hábitos
PODCAST | VERDES HÁBITOS da TSF
 
Este podcast, com Sara Beatriz Monteiro e Inês André de Figueiredo, é lançado semanalmente e dá a conhecer novas ideias para mudar as rotinas a que todos estamos habituados. Desde questões sobre compostagem, cosmética natural e mudanças de consumo, cada episódio é uma nova descoberta.

Disponível aqui.

 

 

Sugestão de Livro Mar à Deriva
LEITURA | MAR À DERIVA de Lídia Nascimento
 
O livro “Mar à Deriva”, da autoria de Lídia Nascimento, é um livro infantil, focado nas alterações que os mares e as espécies marinhas têm vindo a sofrer ao longo dos anos, devido à poluição marítima.