Reflorestação: a chave para um futuro melhor

Reflorestação: a chave para um futuro melhor

 

As mudanças climáticas são um dos grandes assuntos da atualidade. 2030 é considerado por muitos o “point of no return(tradução: ponto sem retorno), sendo absolutamente crucial diminuir as emissões de gases em pelo menos 25%, para que seja possível atingir os limites declarados pelo Acordo de Paris[1].

Estamos dependentes das nossas escolhas e das preocupações ambientais das grandes corporações. São necessárias várias mudanças urgentes para mudar o paradigma. Mas vários estudiosos e cientistas concordam numa das mudanças principais: a reflorestação pode ser (e tem de ser) uma das grandes chaves para reverter as mudanças climáticas.

Comecemos pelo início: a captura de CO2 através do processo de fotossíntese é das estratégias mais eficientes na redução de gases. Durante o seu crescimento, as árvores absorvem e guardam emissões de dióxido de carbono e transformam-no no muito desejado oxigénio. Por isso, a reflorestação pode, de facto, ajudar exponencialmente na transformação das questões climáticas. Mas esta solução não é tão simples quanto parece: não basta apenas plantar árvores.

Segundo Jerry Vanclay, investigador na Southern Cross University, em New South Wales, “não faz muito sentido plantar árvores se depois vão ser comidas por gado, ou queimadas em fogos, ou cortadas para feno daqui a uns anos. A reflorestação não pode ser considerada como “plantar e esquecer, mas tem de incluir gestão e reavaliação de objetivos”. [2]  Por isso, temos de considerar que nem todos os esforços para reflorestar podem ter objetivos positivos. Uma reflorestação feita de forma correta tem de se focar na biodiversidade da localização, respeitar as espécies nativas à zona e manter o equilíbrio dos ecossistemas, evitando monoculturas.

Mas uma reflorestação bem planeada pode ter resultados muito bons em várias áreas da sustentabilidade – e que vão muito além apenas da redução do dióxido de carbono na atmosfera:


RECUPERAR BIODIVERSIDADE
No lado oposto da reflorestação está a desflorestação. Causada por vários motivos, desde as indústrias agrícolas, pecuárias e até às madeireiras, este tem sido um dos grandes problemas ambientais dos últimos anos. As árvores são cortadas ou queimadas, e isso afeta gravemente vários habitats em todo o planeta, que estão totalmente dependentes destas espécies para sobreviverem. Vários animais são obrigados a deslocar-se para outros locais, quebrando o delicado equilíbrio dos ecossistemas. Uma reflorestação planeada e bem gerida pode restaurar estes ecossistemas, trazendo de volta os ambientes e requisitos específicos de cada espécie e habitat.

FERTILIDADE DOS SOLOS
A desflorestação rápida a que temos vindo a assistir é também perigosa para a qualidade dos solos. As raízes das árvores seguram o solo nos locais; quando uma árvore é destruída, o solo não se sustenta e acaba por “fugir”, maioritariamente devido à água. A Queda de árvores também altera a fertilidade habitual do solo – assim, o reflorestamento tem potencial para recuperar solo danificado e torná-lo novamente fértil.

Torna-se, portanto, urgente iniciar processos de reflorestação bem elaborados. Mas por onde devemos começar?

Em 2019, um estudo divulgado pela Science Mag[3] tentou perceber exatamente qual a quantidade plantável de árvores; quais as áreas do mundo que permitem a plantação de mais espécies, assim como o efeito dessas árvores na redução de dióxido de carbono na atmosfera. Este estudo, elaborado no Laboratório Crowther, na Suíça, quantificou que existe aproximadamente 1,7 mil milhões de hectares de terra que podem ser utilizados para reflorestação. Para chegar a este valor, foi tido em conta que nenhuma área urbana ou agrícola poderia ser danificada.

Esta reflorestação poderia ter um impacto significativo na redução das emissões de carbono do planeta – poderia armazenar cerca de 205 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono (o equivalente a dois terços dos 300 mil milhões de toneladas de carbono extra que existem na atmosfera devido à atividade humana desde a revolução industrial).[4]

No entanto, é urgente começar já este processo, e combiná-lo com a diminuição da emissão de gases resultante da queima de combustíveis fósseis e da destruição de florestas – isto porque uma reflorestação desta dimensão iria demorar, ainda assim, entre 50-100 anos a remover os 205 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. É tempo que nós não temos.

A boa notícia é que não tens de esperar mais para ajudar no processo de reflorestação. Atualmente, existem várias plataformas onde podes apostar na plantação de árvores através de pequenas doações, ou até apenas através de pesquisas na internet!

Ecosia
O Ecosia é um motor de busca cada vez mais reconhecido em todo o mundo. É muito simples: sempre que fizeres uma pesquisa na internet através deste motor de busca, estás a contribuir para a plantação de árvores, de forma gratuita. As árvores são plantadas um pouco por todo o mundo, em locais especialmente necessitados. Os servidores deste motor de busca são alimentados com energia renovável e cada pesquisa remove 1kg de CO2 da atmosfera. Clica aqui para saberes mais sobre o Ecosia.

Treedom
A Treedom é uma plataforma onde podes escolher uma árvore e plantá-la. É cobrado um valor único, que será utilizado para pagar as despesas adjacentes ao tratamento da árvore: os agricultores, água, etc. Podes dar um nome à tua árvore, e, durante toda a sua vida, irás receber notificações sobre a mesma, desde fotografias a mostrar o seu crescimento, atualizações sobre o clima da zona e até informações sobre a quantidade de CO2 que já capturou. As árvores são plantadas sempre em locais de onde são espécies nativas. Clica aqui para saberes mais sobre a Treedom.


Outras plataformas onde podes aceder para ajudar a plantar árvores por todo o mundo:
- 8 Billion Trees
- Eden Projects


O momento para começar é agora. Estamos dependentes de grandes mudanças a nível global, mas sabemos que as mudanças locais também têm um grande impacto! Por isso, esperamos ter despertado a tua curiosidade para conhecer melhor estes projetos, e que possas adoptar uma árvore hoje, para um futuro mais verde.

 

[1] Fonte: https://www.dw.com/en/opinion-we-are-close-to-the-point-of-no-return/a-56122609
[2] Fonte: https://mygobe.com/magazine/is-reforestation-the-solution-to-climate-change
[3] Fonte: https://science.sciencemag.org/content/365/6448/76
[4] Fonte: https://www.dn.pt/vida-e-futuro/reflorestacao-e-a-melhor-solucao-para-combater-alteracoes-climaticas-11078529.html