Será possível limpar a casa com bactérias?

Será possível limpar a casa com bactérias?

 

A Yokuu é uma marca de Detergentes para a Casa, nascida na Bélgica, que se torna diferente de todas as outras por um simples facto: utiliza na sua fórmula bactérias ‘boas’ que limpam a casa terminando com as bactérias ‘más’. Mas, afinal, como é que se pode limpar uma casa com recurso a bactérias?

 

O NASCIMENTO DE UMA IDEIA

É normal ver nos filmes americanos um grupo de pessoas bem vestidas e reunidas à volta de uma mesa oval, num escritório moderno, a fazer brainstorming até chegarem a um novo produto engenhoso que, em pouco tempo, se torna num grande sucesso. É o que vemos, mas a realidade é, geralmente, um pouco longe disso.

No caso da Yokuu, definitivamente não foi assim. Esta marca de detergentes em pastilha nasceu na mente de Joris Jansen, que de desde tenra idade, era fascinado pelo poder e beleza da natureza - brincava ao ar livre e projetava e construía cabanas para os seus coelhos.

Depois de terminar a escola secundária, Joris foi morar para a Antuérpia, onde iniciou os estudos para se tornar Engenheiro Industrial, com especialização em Bioquímica. Nesse contexto, realizou pesquisas sobre bactérias no ar, recolheu amostras em ambientes domésticos e agrícolas, e depois mergulhou totalmente no estudo de micróbios em ambiente interno.

Em 2015, Joris publicou uma tese sobre infeções associadas aos cuidados saúde, com foco nos pacientes que contraem infeções no hospital. Foi nesse momento que Joris se questionou: porque é que não usamos bactérias nos nossos produtos de limpeza?

A criação da Yokuu não se viu livre de contratempos; experiências falhadas, rejeições de pessoas que não acreditavam nela. Por cada pessoa que ficava fascinada com a história sobre bactérias boas, havia pelo menos duas que lhe diziam que ele era um sonhador. Só em 2018 é que Joris conseguiu desenhar na sua mente uma ideia sólida para a Yokuu. Algo para o qual podia olhar, de forma confiante, e dizer “isto vai funcionar e é totalmente inovador. Nunca ninguém fez isto”.

 

MAS QUE CONVERSA É ESSA DAS BACTÉRIAS?

Há muito, muito tempo, as pessoas começaram a limpar as suas casas por questões de saúde, e isso era totalmente necessário. Em meados do século XX, essa intenção primária desapareceu, e o foco passou a ser criar uma superfície visualmente limpa; mais branca do que o branco e brilhante.

Mas a verdade sobre a limpeza das nossas casas é mais simples do que pensamos: aquilo que o nosso olho quer ver (um ambiente estéril) não é necessariamente aquilo de que o nosso corpo precisa (um ambiente saudável). Especialmente porque aquilo que pode influenciar positiva ou negativamente a nossa saúde não é, na maioria das vezes, visível ao olho.

Estudos mostram que, devido ao excesso de higienização nas nossas casas e nos nossos corpos (muitas vezes com detergentes e produtos de limpeza demasiado agressivos), o número de alergias e doenças imunológicas aumentou acentuadamente nos últimos anos - quase como se nos tivéssemos tornado “alérgicos à natureza”. Esse excesso de higienização perturba o nosso contacto natural com a microflora saudável e, portanto, o nosso desejo quase mórbido de criar espaços totalmente estéreis faz-nos mais mal do que bem.

Durante toda a nossa vida, carregamos connosco 1,5kg de bactérias na nossa pele e na nossa flora intestinal. E espalhamos milhões de outras bactérias pelo ambiente a cada hora.

E antes que entres em pânico, é importante lembrar que as bactérias são vitais para a vida no nosso planeta! Sem elas, simplesmente não seríamos capazes de permanecer saudáveis e sobreviver. Por esse mesmo motivo, não é lá muito boa ideia acabar com todas as bactérias, independentemente de serem boas ou más.

Para pôr as coisas em termos mais simples: imagina que compras uma caixa de laranjas, e duas estão podres. Vais, de repente, colocar toda a caixa de laranjas no lixo? Não. Mas é isso que fazemos com a forma tradicional de limpeza, em que matamos ‘99% das bactérias’. Pelo menos é isso que diz nas embalagens dos detergentes convencionais, os mesmos detergentes que colocas no saco em conjunto com o iogurte de morango, as garrafas de kombucha e o kimchi fermentado – três produtos nos quais a presença de bactérias tem um poder gigante.

 

AS BACTÉRIAS NO NOSSO CORPO

A nossa relação de amor-ódio com as bactérias vem do facto de não estarmos conscientes acerca do quanto dependemos dessas criaturas microscópicas unicelulares. Muitos de nós sabemos que existem bactérias na nossa floral intestinal, por exemplo, e isso tornou-se familiar graças ao excelente trabalho das marcas de bebidas probióticas. Estes suplementos baseiam-se no facto de, ao ingerir bactérias boas, poderes restaurar o equilíbrio do intestino. A partir daí, a digestão melhora, consegues mais facilmente combater patógenos, produzir vitaminas e estimular o nosso sistema imunológico.

Mas a nossa pele também tem uma camada microscópica de bactérias e fungos, chamada o microbioma humano. Há mil milhões de bactérias a viver em cada centímetro quadrado da tua pele! E há uma enorme diversidade de espécies, algumas nocivas e outras saudáveis.

E talvez fiques surpreendido por saber que a nossa pele precisa de alguns ‘bandidos’ para manter o nosso sistema imunológico a funcionar de forma eficiente; o truque é manter a diversidade e encontrar um equilíbrio, em que as bactérias boas dominam as más, sem as exterminarem. São esses mesmos micro-organismos que nos protegem contra inflamações e irritações.

Quando o equilíbrio dessa camada protetora natural é interrompido, podem surgir doenças desagradáveis, como pé de atleta ou infeções vaginais. Muitas vezes, usamos agentes fortes, como sabonetes antibacterianos, sprays antifúngicos e até antibióticos, para lidar com esses problemas. À primeira vista têm um bom resultado, não fosse o facto de que o microbioma é ainda mais afetado e novos problemas podem surgir como resultado, porque a camada protetora natural de boas bactérias também desaparece. É por esse motivo que acabamos, muitas vezes, por ter novas infeções pouco tempo depois de tomarmos antibióticos.

 

AS BACTÉRIAS NA NATUREZA

Os cientistas estimam que existem cerca de 100 milhões de tipos diferentes de microrganismos a viver na Terra; e existem mais tipos de micróbios no planeta do que todas as plantas e animais juntos.  Entretanto, as bactérias existam no planeta Terra há cerca de 3 mil milhões de anos. Já ouviste falar em algum produto de limpeza que tenha tantos anos de experiência?

Claro que podem não ter experiência na limpeza de casas, mas as bactérias são os “detergentes de limpeza da Natureza”. Não as vês, mas elas estão ao nosso redor.

Florestas, rios, mares e oceanos seriam muito menos agradáveis ​​sem o poder purificador desses muitos milhões de bactérias positivas. Por exemplo, talvez nem penses nisso quando vais respirar um pouco de ar puro numa tarde de domingo, mas quando as folhas caem das árvores no outono, são as bactérias que as transformam em nutrientes para as plantas e, portanto, fecham o círculo da Natureza.

 

ENTÃO E COMO FUNCIONA A LIMPEZA COM RECURSO A BACTÉRIAS?

As bactérias utilizadas nos Detergentes Yokuu dividem-se em cinco categorias que o criador Jansen chama de “Os Cinco Campeões”. Estes cinco tipos de bactérias são cultivados por meio de fermentação e, em conjunto com alguns elementos efervescentes, são transformados numa Pastilha Solúvel em forma de pérola.

Estas bactérias produzem enzimas nas superfícies durante algum tempo – são criaturas vivas, que fazem a limpeza de forma inteligente. A sujidade não “desaparece”, é apenas decomposta; ou seja, as bactérias boas são capazes de decompor a sujidade e transformá-la em ‘alimento’ para si mesmas. As bactérias más, portanto, têm menos hipótese de se estabelecer ou mesmo sobreviver. Atualmente, cada Detergente Yokuu conta com 15 mil milhões de bactérias na sua composição!

Tudo o que tens de fazer é colocar a Pastilha dentro de um recipiente com água, borrifar a superfície a limpar, deixar o spray atuar durante alguns segundos e depois limpar com um pano.

Estas bactérias boas não só limpam melhor como também protegem o ambiente durante o maior tempo possível para que a sujidade não tenha oportunidade de voltar tão rapidamente. Elas tornam-se parte de uma flora natural interior, e continuam a trabalhar nas superfícies de forma independente durante bastante tempo, produzindo enzimas direcionadas que convertem a nova sujidade, partículas de poeira orgânica e outras partículas nocivas em alimentos.

A limpeza também se torna mais fácil porque a nova sujidade tem cada vez mais dificuldade em aderir às superfícies; isto ocorre porque as bactérias de limpeza se espalham rapidamente sobre as superfícies limpas e quebram ativamente as camadas adesivas microscópicas onde a poeira e sujidade podem aderir.

 

QUEM SÃO OS CINCO CAMPEÕES?

De forma a proteger a fórmula ‘mágica’ da Yokuu, não te podemos contar os nomes científicos destas bactérias, mas podemos contar-te como trabalham e quais os seus superpoderes, à moda de verdadeiros heróis!

Algumas bactérias simplesmente limpam melhor do que outras; isto porque cada tipo produz enzimas diferentes e cada tipo de enzima, por sua vez, decompõe um tipo diferente de sujidade. A combinação certa de diferentes superbactérias purificadoras leva a uma mistura ideal de enzimas criadas que podem limpar a tua casa.

Os “Cinco Campeões” da Yokuu dividem-se nestes tipos de atividade:

  • As bactérias que produzem ácido lático, e gostam de estar em ambientes mais ácidos. Regra geral, estes tipos de bactérias afastam bactérias 'más';
  • As bactérias que removem pó, através da produção de queratina;
  • As bactérias que removem gorduras, e podem ser usadas para limpar solos contaminados com óleo;
  • As bactérias que removem os odores, e que são muito importantes para construir um equilíbrio natural.

 

Através da cultura de fermentação em solo natural, esta seleção de campeões é multiplicada num exército de 15 mil milhões de soldados de limpeza. Esse processo não leva tanto tempo quanto poderias imaginar, pois as bactérias têm um potencial de crescimento exponencial.

O processo de fermentação é então interrompido, as boas bactérias são lavadas e depois transformadas em pó.

 

NÓS ESTAMOS CONVENCIDOS. E TU?

 

Nós procuramos sempre novos produtos sustentáveis e, acima de tudo, que sejam inovadores. E foi mesmo com esse olhar que descobrimos a Yokuu! Limpar a nossa casa com os ingredientes mais simples que a Natureza nos pode oferecer – as bactérias – parece algo muito complexo, mas ficámos fascinados com o quão simples, e lógica, é a sua utilização!

Se te quiseres juntar a nós nesta nova forma de limpar as nossas casas, podes descobrir os Detergentes Yokuu na nossa loja online.