Atividades para fazer com as crianças no outono

Atividades para fazer com as crianças no outono

 

O outono é uma estação versátil que, com as suas particularidades, tais como as folhas coloridas e os frutos da época, permite diversas atividades, entretendo as crianças e permitindo-lhes que usem a sua imaginação e criatividade. Por isso, a Babysits reuniu algumas atividades para fazeres nesta altura do ano com os mais pequenos.

 

TRABALHOS MANUAIS

A primeira atividade são trabalhos manuais. Fazer trabalhos manuais é divertido tanto para os adultos quanto para as crianças. Com o outono, as ruas começam a ficar com folhas, pinhas e castanhas caídas. Não há melhor altura para aproveitar o que a natureza nos dá.

 

Fada de outono

Uma característica do outono é as suas folhas coloridas, por isso o primeiro trabalho manual é uma fada de outono. É bastante simples: basta decorar um lápis e podes pendurá-lo no teu quarto, ou usar como um fantoche.

 

Materiais:

Um lápis ou um palito longo
Folhas de outono
Olhos móveis (opcional)
Cola

 

Moldura para fotografia com apenas bolotas e cola

Para além das folhas, uma particularidade do outono são os frutos tais como as bolotas. Por isso, com o nosso próximo trabalho manual, consegues renovar uma moldura aborrecida adicionando algumas bolotas. Se não tiveres uma moldura em casa, não há problema! Podes facilmente cortar um pedaço de cartão.

 

Materiais:

Uma moldura
Bolotas
Cola

 

DENTRO DE CASA

Às vezes, com o outono, chegam dias de mau tempo e não é agradável ir lá para fora. Para estes dias, deixamos-te com algumas atividades divertidas que podes fazer dentro de casa com as crianças.

 

Maratona de filmes

Com o frio lá fora, não há nada melhor do que estar sentado a saborear uma receita deliciosa, e a ver um filme com a família. Para além do mais, é uma maneira fácil de entreter as crianças. Os filmes da Disney são um clássico que fazem sempre sucesso! Por isso, sugerimos que vejas o Toy Story ou, se quiseres um filme mais recente, também podes ver o Soul.

 

Campismo em casa

A atividade ideal para “ir de férias” enquanto estamos em casa. Para construir uma cabana para as crianças, basta uma tenda simples, alguns cobertores e almofadas para se sentarem e estarem confortáveis. Eis um exemplo:

Se não tiveres nenhum material de campismo, não há problema! Basta construir uma tenda amarrando dois fios entre uma parede e a outra e colocando um lençol suficientemente grande por cima.

Esta poderá ser uma experiência de campismo peculiar e original que as crianças vão adorar! Dentro da sua tenda, poderão lanchar ou ler uma história.

 

Quem é quem

Todos conhecem este jogo! Provavelmente todas as famílias têm este jogo em casa e é ideal para duas pessoas!

Tirem duas cartas. A pessoa que começa tem de fazer perguntas ao outro jogador sobre as características da personagem escolhida, tais como "Esta pessoa é loira?". À medida que as perguntas são feitas, mais fácil será para os jogadores adivinhar. Quem adivinhar primeiro, ganha!

 

FORA DE CASA

Se estiver bom tempo, é bom para as crianças estarem lá fora em contacto com a natureza. Por isso, também sugerimos algumas atividades para fazer lá fora com as crianças.

 

Calçar as galochas e saltar para dentro de poças de água

Uma sensação nostálgica da nossa infância é irmos lá para fora e calçar um par de galochas, com o típico cheiro a borracha, e saltar para dentro das poças de água. Com as galochas não temos de ter medo da chuva e de nos molharmos pois sabemos que vamos ter sempre os pés quentes e secos.

 

Caça ao tesouro

Quando as crianças estão com muita energia, uma boa atividade é fazer uma caça ao tesouro. Esta atividade é sempre divertida e ótima para fazer ao ar livre, onde haja muito espaço e não haja mobiliário ou objetos de valor.

A caça ao tesouro é nada mais, nada menos do que dar pistas às crianças para que elas consigam decifrar e encontrar onde está o tesouro. Este é um jogo muito animado e fácil de adaptar consoante a idade das crianças.

 

Ir ao parque

Com o outono, as paisagens ficam bonitas e quando não está a chover, podemos apreciar a vista. Enquanto estamos a passear, podemos colecionar as folhas que estão no chão ou castanhas e bolotas, que depois podem ser usadas para fazer trabalhos manuais. Outra maneira de visitar o parque é usando a bicicleta, permitindo também fazer exercício físico.

 

RECEITAS

Outra atividade que se pode fazer com as crianças para os dias mais frios e quando chove lá fora são receitas quentes, com os típicos sabores de outono.

 

Muffins de maçã

Estes muffins deliciosos de maçã são muito fáceis de fazer e são ótimos para os dias com mais frio. Esta é uma receita que agrada tanto a adultos quanto a crianças!

Ingredientes:

4 maçãs
2 ovos
40 g de farinha
30 g de açúcar
10 cl de leite
1 colher de fermento em pó

Preparação:

Descasca as maçãs e corta-as em pedaços pequenos ou fatias finas, dependendo do tamanho das tuas formas.
Mistura o açúcar, a farinha e o fermento numa tigela.
Adiciona os ovos e o leite e mistura novamente para evitar grumos.
Adiciona os pedaços de maçã.
Coloca tudo nas formas e leve ao forno.
Deixa cozinhar por cerca de 20 minutos a 200ºC. Para verificar se estão bons, insere um palito num muffin; se tiver massa líquida no palito, os muffins ainda não estão cozidos.
Deixa arrefecer e está pronto a comer!

Agora já tens uma lista com várias atividades para fazer com as crianças no outono. Lembramos que podes facilmente reservar uma babysitter ou ama para tomar conta dos mais novos e fazer algumas destas atividades, enquanto os pais estão a trabalhar.

 

Este artigo foi desenvolvido em colaboração com a Babysits.