Roupa em 2ª mão e os melhores sites para comprar e vender

Roupa em 2ª mão e os melhores sites para comprar e vender

 

OS IMPACTOS NEGATIVOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

 

A indústria da moda é uma das indústrias com maior impacto negativo no meio ambiente, sobretudo devido ao consumo de água, à emissão de dióxido de carbono, aos resíduos resultantes da produção de roupa, assim como dos impactos sociais (por exemplo, as condições que os trabalhadores no Bangladesh têm nas fábricas têxteis).

Para além disso, o fácil acesso que temos a roupa barata, leva a que compremos muito mais roupa do que aquela de que precisamos (e, inclusive, do que aquela que usamos)! No nosso artigo sobre O Nascimento e Crescimento da Slow Fashion, já referimos anteriormente que todos os anos cada cidadão europeu compra aproximadamente 16kg de roupa! Isto significa que estamos a comprar 400% mais do que aquilo que comprávamos há duas décadas.

Atualmente vemos surgir algumas opções de marcas de roupa com tecidos sustentáveis e orgânicos, nomeadamente marcas de fast fashion. No entanto, estas mesmas marcas continuam a lançar novas coleções todas as estações, havendo na mesma o problema da produção em excesso.

De facto, para reduzir o impacto da indústria têxtil é necessário, em primeiro lugar, repensarmos o nosso consumo (será que precisamos mesmo de comprar uma peça de roupa todos os meses?), assim como a forma como compramos.

 

A SOLUÇÃO PASSA POR COMPRAR EM 2ª MÃO

 

Tendo em conta que não há nada mais sustentável do que usar aquilo que já existe, hoje vimos falar sobre roupa em segunda mão.

Todos sabemos que a moda é cíclica: aquilo que os nossos pais usavam nos anos 80, hoje em dia está novamente na moda. Para além disso, aquilo que hoje em dia nos parece tão “fora de moda”, amanhã pode estar novamente na berra.

Assim sendo, comprar roupa em segunda mão é uma excelente estratégia para reduzir o nosso impacto no meio ambiente e incentivar a que as cadeias de fast fashion repensem a sua forma de funcionamento.

 

SITES DE ROUPA EM SEGUNDA MÃO

 

Tanto para comprar como para vender roupa em segunda mão, há cada vez mais soluções, principalmente online. Aqui ficam algumas das opções nacionais:

 reCloset: Ana e Telma são as criadoras deste mercado online de roupa em segunda mão, no qual se pode comprar, vender e até alugar peças de vestuário e acessórios. Segundo as criadoras, “não há peças velhas… só peças com estórias”;

 ECOA Circular Wear: com o propósito de tornar o mundo mais sustentável, ECOA é uma plataforma online que conecta pessoas que querem vender e comprar peças em segunda mão. Esta é uma plataforma que existe para promover a moda circular e o consumo consciente;

 Circular Wear: através da criação dos “Swap Spots”, a Circular Wear consiste num projeto que incentiva à criação de armários partilhados, onde podes deixar aquilo que já não usas e levar uma nova peça. Há diferentes locais destes espalhados pelo país, basta descobrir se existe algum perto de ti;

 Vinted: seja na televisão ou até mesmo no Youtube, já todos vimos um anúncio desta nova app. No entanto, apesar de só agora ter chegado a Portugal, a Vinted já existe na Europa desde 2008, tendo uma comunidade de 45 milhões de pessoas;

 MyCloma: por apenas 3,99€ (o equivalente ao valor dos portes de recolha), a MyCloma vai a tua casa buscar as peças de roupa que já não usas e vende-as diretamente no site, ficando com uma comissão;

 Retry: “O futuro veste-se em 2ª mão”, este é o mote da Retry, a plataforma de compra e venda de roupa em segunda mão. Todos os artigos disponíveis passam por um criterioso processo de seleção e classificação, havendo opções desde A+ a C;

 Wezed: por uma moda mais autêntica, inclusiva e consciente, a Wezed foi criada em 2020, em plena pandemia mundial. O objetivo dos jovens empreendedores que criaram esta plataforma de comércio online passa por revolucionar a indústria da moda em Portugal.

 

ATÉ O LUXO PODE SER EM SEGUNDA MÃO

 

Quantas vezes ouvimos alguém dizer que roupa em segunda mão é velha, não tem qualidade e até que não está na moda? Pois bem, a verdade é que a realidade não é essa e que há cada vez mais opções no mercado. Inclusive, já existem sites de roupa em segunda mão com marcas de luxo. Aqui ficam alguns dos exemplos nacionais:

 Trend Circle: Gucci, Prada, Versace, Louis Vuitton… só para enumerar apenas algumas das marcas de luxo que Francisca Barroso e Rita Araújo vendem nesta plataforma online. Com descontos de cerca de 90% do valor original, há oportunidades muito apelativas;

 Joli Coset: esta loja online especializada em artigos de luxo usados foi lançada em 2015, tendo opções para todos os gostos e carteiras;

Quartier Latin: lançada em Maio de 2010, esta é a primeira loja de luxo vintage portuguesa. Marcas como Prada, Gucci, Chanel e Hermès estão no catálogo desta loja online, que também tem um espaço físico no Porto.

 

Agora que já viste que opções não faltam, vais normalizar a compra de roupa em segunda mão e tornar nisso um hábito? Fica aqui o nosso desafio!

 

Fonte:

 

https://www.publico.pt/2019/11/29/infografia/pegada-roupa-391

https://www.timeout.pt/lisboa/pt/compras/plataformas-portuguesas-de-compra-e-venda-de-roupa-usada

https://magg.sapo.pt/moda/artigos/ha-uma-nova-plataforma-para-comprar-roupa-e-acessorios-de-luxo-em-segunda-mao

https://www.instagram.com/p/CHsRjv5sju3/