Dicas práticas para ensinar as crianças a proteger o Oceano

Dicas práticas para ensinar as crianças a proteger o Oceano

 

É fundamental que as crianças, desde cedo, desenvolvam o amor pelo meio que as rodeia e o sentido de pertença; só assim poderão verdadeiramente respeitá-lo e cuidar dele como um lar. Isso irá ajudá-los a compreender o impacto das suas ações e a desenvolver um sentido de responsabilidade partilhada: cada um tem o seu papel na proteção do meio ambiente.

 

PORQUE DEVEMOS ENSINAR AS CRIANÇAS SOBRE SUSTENTABILIDADE MARINHA?

 

Muito provavelmente os teus filhos, os teus irmãos mais novos ou as crianças que conheces já devem ter perguntado por que razão o plástico deve ser colocado num recipiente diferente do papel, por que motivo algumas pessoas não comem carne e porque é que quando vais à praia deves recolher os resíduos/lixos produzidos - ou, pior, eles podem ter perguntado porque é que, quando vamos à praia, há copos de plástico que flutuam ​​no mar... As crianças são naturalmente curiosas e a curiosidade ajuda-as a aprender a viver no mundo e no ambiente que as rodeia, por isso, perguntam constantemente aos adultos - os seus pontos de referência. 

É possível explicar temas complexos às crianças, certificando-te de que elas entendem e não têm medo? Claro que sim. O importante é fazê-lo corretamente e não apenas impor regras, mas sim explicar os motivos por trás delas.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar ao mar todos os anos. Este fenómeno prejudica as criaturas marinhas e o seu ambiente de vida, mas também nos prejudica a nós: a nossa vida também depende do bem-estar dos oceanos

As crianças representam os adultos do futuro: são as gerações que, por sua vez, se ocuparão de produzir, consumir e trabalhar, e devemos ter a certeza de que estão preparadas para o fazer da melhor forma. Considerando que o seu futuro será certamente mais complicado devido às alterações climáticas e à poluição causada pelo plástico, é bom começarmos a explorar positivamente a curiosidade das novas gerações, explicando a situação atual do planeta e, sobretudo, o que cada um de nós pode fazer para ser parte da solução.

 

COMO POSSO ABORDAR O TEMA DA PROTEÇÃO MARINHA?

 

O primeiro passo é explicar a situação com sinceridade. É necessário informar as crianças de que a Terra e os oceanos estão a passar por um momento difícil devido às atividades humanas, mas que todos os nossos esforços, mesmo os menores, podem levar a uma melhoria da situação. 

Nós somos responsáveis por mudar o mundo, por isso também somos capazes de transformá-lo novamente para melhor, especialmente se agirmos enquanto comunidade!

Os oceanos, a vida marinha e o meio ambiente à nossa volta estão em apuros. Transmitir essa consciência às crianças é um grande passo para fazê-las entender a importância do compromisso e o valor que as ações de cada um têm na comunidade.

Especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e conservação do meio marinho, há muitas coisas que podem ser ensinadas às crianças: até mesmo umas férias na praia podem tornar-se numa época do ano em que aprendes algo sobre como respeitar o mundo marinho e as suas criaturas.

 

COMO ENSINAR SOBRE A PROTEÇÃO DOS OCEANOS E DA VIDA MARINHA DE MANEIRA PRÁTICA?

 

O que podemos começar a ensinar às crianças, concretamente, para torná-las mais responsáveis ​​e protetoras da natureza?

• Apanhar o lixo e reciclar

O problema do lixo deixado na praia (e não só) ainda é muito forte e prejudicial, com repercussões no meio e, em geral, na saúde do mar. Quando estamos na praia, é bom ter o cuidado de produzir o mínimo possível de resíduos, mas o pouco que é produzido deve ser apanhado e eliminado de forma correta. Esta regra não deve ser seguida apenas pelos adultos: obter ajuda das crianças para recolher o lixo antes de se irem embora irá torná-las mais responsáveis ​​e atentas. Levar os teus filhos a dias dedicados à apanha de lixo nas praias fará com que compreendam a extensão do problema e também os ajudará a desenvolver uma consciência coletiva. Além disso, uma criança acompanhada de amigos ou primos vai divertir-se muito! E aprender enquanto nos divertimos é sempre a melhor maneira. :)

• Não pescar os peixinhos que vivem no mar

Para as crianças, os seres aquáticos são fascinantes e a tentação de os ver de perto é sempre muito forte. Cabe a nós, adultos, explicar por que motivo está errado: um pobre peixinho apanhado e colocado num balde sofrerá um stress extremo, poderá sofrer ferimentos e morrer com a água parada do balde. É preciso esclarecer claramente que os peixes têm casa própria (o mar) e que não é correto tirá-los apenas para nos divertirmos a observar. Não é melhor colocar uma máscara de mergulho e vê-los a nadar no seu ambiente natural? Esta também é uma ótima atividade para fazer com as crianças, que pode se tornar um momento de aprendizagem sobre a vida marinha.

• Não apanhar estrelas-do-mar e não matar alforrecas

As estrelas-do-mar estão entre as criaturas mais fascinantes que podem ser encontradas nas praias. Infelizmente, para muitos adultos e pessoas mais velhas, apanhá-las e levá-las como souvenirs é uma prática comum. As crianças são inocentes, mas também curiosas e instintivas, por isso, se por acaso virem uma estrela-do-mar, o primeiro instinto pode ser apanhá-la, mesmo que seja apenas para dar uma olhadela de perto e tocar-lhe. Cabe a nós, adultos, explicar, antes que aconteça, que as estrelas-do-mar são criaturas marinhas muito delicadas que nunca devem ser tocadas ou apanhadas quando estão na água. O mesmo para as alforrecas, que, se não forem perturbadas, são criaturas inofensivas, mas são frequentemente mortas porque são falsamente consideradas perigosas. Novamente, basta explicar às crianças que, se virem uma alforreca, é necessário afastarem-se da água.

Quando as crianças aprendem algo novo, muitas vezes gostam de falar sobre o assunto com os colegas e esta é uma atitude que deve ser encorajada: nunca é cedo demais para informar os outros e explicar às outras crianças - mas também aos adultos! - que a melhor forma de desfrutar da natureza é admirar os seres marinhos no seu ambiente natural.

• Aprende a respeitar e amar o meio ambiente e animais marinhos 

Uma ótima maneira de fazer isto é participar em atividades como a observação de cetáceos no seu ambiente natural. Admirar criaturas imensas e prodigiosas como as baleias é emocionante e essa atividade, certamente, oferece ideias educacionais e didáticas. Quando conduzidas com responsabilidade, atividades como a observação de baleias contribuem para a formação da consciência social ambientalista que entendemos ser tão importante.

• Fazer experiências científicas demonstrativas

Esta opção é muito útil ao tentar explicar um tópico complicado como a mudança climática ou talvez o degelo e a subida dos níveis do mar. Abaixo deixamos uma experiência fácil de fazer em casa com os pequenos:

 

EXPERIÊNCIA DO GELO A DERRETER

 

Experiência

 

Pequenas atitudes fazem a diferença, por isso acreditamos que ensinar de maneira prática e descomplicada sobre como ser mais sustentável e como respeitar o meio à nossa volta fará uma enorme diferença nas nossas vidas e no futuro das próximas gerações!

 

Este artigo foi desenvolvido em colaboração com a Babysits.

 

Fonte:


https://www.babysits.pt/materiais-da-comunidade/2591/experi%C3%AAncias-cient%C3%ADficas-sobre-altera%C3%A7%C3%B5es-clim%C3%A1ticas-para-crian%C3%A7as/