Como evitar cólicas no meu bebé

Como evitar cólicas no meu bebé

 

A cólica em bebés é um problema comum, havendo mais tendência para as cólicas aparecerem nos primeiros meses de vida. As cólicas podem ser causadas por vários fatores, no entanto, existem algumas técnicas naturais que os pais podem usar para as evitar e proporcionar um alívio rápido e eficaz. Uma dessas medidas é o uso de gotas para cólicas de bebé, um remédio seguro e eficaz que pode ajudar a colocar um fim a este incómodo.

Sabes o que são cólicas em bebés? Neste artigo, vamos discutir as principais causas de cólicas em bebés, como evitá-las e como aliviá-las.

 

Causas de cólicas em bebés

Geralmente as cólicas são causadas por dores abdominais associadas a gases, cólica intestinal e outros problemas digestivos. A maioria das cólicas podem ser facilmente resolvidas com eficácia. Contudo, tem em atenção que algumas cólicas mais graves podem exigir atenção médica. 

 

Formas de prevenir cólicas em bebés

Prevenir cólicas em bebés pode ser um desafio para a maioria dos pais. Existem algumas medidas simples que podem ajudar a aliviar o desconforto associado às cólicas. A primeira sugestão é optar por gotas para cólicas em bebés. Estas gotas são formuladas com ativos naturais e bioativos que ajudam a aliviar espasmos intestinais e contêm probióticos que fortalecem a flora intestinal. Estes compostos naturais ajudam a equilibrar a função digestiva. 


Alimentação adequada

Quando o leite materno ou de fórmula é administrado de forma lenta e contínua, a cólica pode ser evitada. A alimentação deve ser feita numa posição vertical para ajudar a evitar as cólicas e prevenir a desidratação. Se o teu bebé é alimentado com fórmula, usa gotas específicas de cólicas para bebés, pois podem ajudar a reduzir o desconforto e a acalmar o bebé.

 

Dormir bem

Mantém um horário de sono regular: este passo é essencial para evitar cólicas no bebé. Se o teu bebé estiver com cólicas, experimenta massajar o abdómen em círculos cadenciados para estimular o trânsito intestinal e aliviar a dor.

 

Formas naturais de aliviar as cólicas

Felizmente, existem algumas maneiras naturais de aliviar as cólicas usando plantas e óleos naturais:

1 — Uma das maneiras mais usadas para acalmar um bebé com cólicas são as gotas para cólicas. Estas gotas para cólicas podem ser encontradas em farmácia ou em lojas especializadas online. Quando usadas corretamente, podem dar ao bebé algum alívio. 

2 — Uma das plantas mais usadas para aliviar as cólicas é a camomila, devido às suas propriedades calmantes que ajudam a acalmar o bebé. Podes fazer chá de camomila e dar ao bebé em pequenas doses ao longo do dia, ou podes usar um óleo de massagem com óleo essencial de camomila diluído para massajar a barriga do bebé.

3 — O óleo essencial de lavanda também pode ser útil para aliviar as cólicas. A lavanda tem propriedades calmantes e pode ajudar a relaxá-lo. Usa-o, diluído, para massajar a barriga do bebé.

4 — Outro óleo que pode ser utilizado para massajar a barriga do seu bebé é o de hortelã-pimenta, uma vez que tem propriedades antiespasmódicas e pode ajudar a aliviar as dores de estômago. 

 

O importante é manter a calma, criar uma rotina consistente de sono e alimentação, usar os produtos disponíveis para aliviar as cólicas e experimentar algumas massagens. Boa sorte!