Como organizar uma festa infantil eco-friendly

Como organizar uma festa infantil eco-friendly

 

Os aniversários são momentos especiais na vida das crianças. São dias festivos e aconchegantes, memórias a serem formadas em tempo real. Toda a atenção está voltada para o pequeno aniversariante e é natural que os pais estejam dispostos a mundos e fundos para tornar o dia o mais memorável possível. No entanto, em acrescento às brincadeiras e diversão, vem a realidade do desperdício gerado nestes dias. Está nas nossas mãos mudar isso!

 

Planeia atempadamente

Planear uma festa de aniversário sustentável para uma criança pode parecer difícil ou até impossível. Mas com o planeamento necessário, esse não tem de ser o caso. Basta redirecionares o tempo e dinheiro geralmente gastos em comprar produtos descartáveis para criares as tuas próprias decorações ou fazeres compras mais conscientes.

Uma das tarefas-chave para evitar o desperdício é, então, pensar e planear a festa com algum tempo de antecedência. Para não defraudar possíveis expectativas da criança, é importante começares por conversar com ela e perceberes como gostaria de celebrar o seu dia. Em conjunto, podem definir um tema e guiar-se por aí. O reino animal, histórias infantis, desenhos animados, dinossauros ou até o desporto favorito da criança são ideias por onde podes começar. Depois de escolhido o tema, terás tempo para te organizares  e fazeres as melhores escolhas para ti.

 

Descarta os descartáveis

Uma das maiores razões para as festas de aniversário infantis tradicionais não serem sustentáveis são as decorações e loiças descartáveis. Das bandeirinhas aos balões, passando pelos guardanapos, toalhas de mesa, copos, pratos e até talheres de uso único, o lixo produzido no final da festa é de quantidade superior ao desejado.

Assim, caso estejas a pensar em comprar novas decorações, opta por produtos reutilizáveis como toalhas coloridas, copos de vidro ou de plástico grosso e loiças dos mesmos materiais. É interessante pensares em comprar decorações intemporais e facilmente ajustáveis a diferentes celebrações e idades: produtos em tons suaves e sem padrões costumam ser boas opções.

Podes ainda investir algum tempo em criar as tuas próprias decorações! Os frascos de geleia, por exemplo, funcionam perfeitamente como bonitos copos de sumo e basta ir lavando e guardando alguns ao longo do tempo. Para substituir os habituais balões, investe em luzinhas coloridas que podes voltar a usar todos os anos. Podes pendurá-las pela casa ou pelo espaço exterior. Bandeirinhas reutilizáveis e fios com flores ou fitas de tecido coloridas são também boas alternativas.

Dica bónus: Se tiveres descartáveis que sobraram de anos anteriores, usa-os! Não há opção mais sustentável do que utilizar aquilo que já temos em casa. Podes misturá-los e transformar a festa num momento colorido e inesperado, com copos e pratos de cores e tamanhos diferentes, por exemplo. Ou alterá-los e utilizá-los para outros fins, como pratos para centros de mesa ou copos como jarras para flores.

 

Encoraja as crianças a criarem a sua própria lembrança

Os saquinhos de lembranças não podem faltar numa festa de anos infantil. Depois de toda a brincadeira, as crianças gostam de receber algo que as recorde do dia especial que viveram com os seus amigos, bem como um pequeno presente! Mas os típicos saquinhos de plástico com guloseimas e brinquedos de pouca qualidade acabam por ser rapidamente esquecidos pelos mais pequenos e ser deitados fora ou guardados numa gaveta sem fundo.

Para contrariar isso, que tal organizares uma atividade que os mantenha ocupados e entretidos durante a festa e que os faça criar algo que possam trazer para casa e mostrar aos pais no final do dia? Dependendo da temática da festa e da quantidade de crianças, podes fazer colagens, plantar sementes, criar terrários em frascos ou escolher a atividade manual preferida do teu filho e adaptá-la. É garantido que os mais pequenos se vão divertir!

 

Não desperdices a tua cozinha

Para evitar o lixo desnecessário, evita comprar comida já embalada, especialmente em plástico. Considera fazer os bolos e aperitivos em casa, de forma mais saudável e com menos impacto ambiental. Espetadas de fruta, por exemplo, são opções extremamente apelativas e simples de criar que farão da tua mesa um sucesso!

Para evitares passar demasiado tempo na cozinha, podes pedir ajuda aos convidados mais próximos ou até contratar uma babysitter que tome conta da tua criança no dia anterior para que possas dedicar-te a essa atividade.

O desperdício alimentar também é algo recorrente em festas de aniversário infantis (e não só!). Para evitar que a comida a mais se estrague, congela-a para irem comendo ao longo das semanas seguintes. Podes ainda oferecê-la aos convidados, eles vão adorar!

 

Dá presentes com intenção (e devidamente embrulhados!)

Apesar de não serem o mais importante, os presentes são formas de mostrarmos o nosso apreço pela criança que está a festejar o aniversário. No entanto, presentes em excesso podem tornar-se em fontes de lixo desnecessário. Para reduzir o impacto ambiental nesta frente, podes sugerir aos convidados que se organizem e ofereçam um presente em conjunto à criança ou um vale para que esta possa comprar o que mais desejar.

Outra ideia divertida é desafiar as crianças convidadas a criarem o seu próprio presente para o amigo que faz anos! Podem escrever-lhe uma carta, fazer-lhe um desenho ou até criar algum tipo de artesanato para dar. Oferecer experiências em lugar de bens materiais é outra ótima opção que ajudará também no desenvolvimento pessoal da criança. Uma ida ao museu, zoo ou ao seu parque de diversões favorito, por exemplo, são boas alternativas aos habituais brinquedos de plástico.

No que toca aos embrulhos, é importante ter em consideração opções mais conscientes e igualmente apelativas ao comum papel de embrulho brilhante. As folhas de revistas ou jornal são o mais habitual, mas podem também experimentar com papel reciclado ou até tecidos coloridos e caixas que poderão ter outros fins no futuro.

 

Afinal, é preciso apenas um pequeno esforço e alguma imaginação para reduzir o impacto ambiental da festa de aniversário da tua criança. Esta é uma pequena contribuição que terá um grande impacto no nosso meio ambiente!

 

Este artigo foi desenvolvido em colaboração com a Babysits.