A água é um bem valioso que, infelizmente, está a tornar-se cada vez mais escasso.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1993. Como objetivo, estabeleceu-se que o dia 22 de março seria uma data para focar a nossa atenção em assuntos relacionados com problemas de abastecimento de água potável e aumentar a consciencialização para a importância da conservação.
Já paraste um pouco para pensar na quantidade de água que desperdiças por dia? Desde a lavagem dos legumes até deixar a água correr para aquecer - são litros e litros que não são usados em nada, e que são de extrema importância, uma vez que a água não é um bem ilimitado.
Cá em casa, apercebemo-nos desse desperdício; por isso, começámos a usar pequenos métodos para minimizar os gastos desnecessários:
- Lavagem da Loiça a Mão (ainda não investimos na máquina de lavar loiça): até a água aquecer, enchemos um garrafão de 5L que podemos utilizar noutras tarefas ou mesmo para beber. Quem não gostar do ‘sabor’ da água da torneira, pode utilizar um filtro para a água.
- Banhos: fazemos o mesmo processo da lavagem da loiça até a água aquecer.
- Cozedura de Alimentos: reaproveitamos toda a água para regar flores e a horta.
Mas não é apenas nas tarefas domésticas que podes reaproveitar água, e poupar na conta mensal. Sabias que a água das chuvas também pode ser aproveitada para imensas tarefas domésticas?
Sim, é verdade! Da próxima vez que chover, lembra-te que também podemos beneficiar dos dias chuvosos.
Existem construções recentes de casas que já têm instalação de sistema de captação da água da chuva. Esse é um excelente investimento a ser feito e a melhor forma de ter aproveitamento desse recurso é fazê-lo na fase de construção. É importante saber que a cisterna usada para captar a água é uma solução que não afeta o meio ambiente, e, por isso, esta será sempre uma opção a ter em conta. Sistemas como este permitem utilizar a água da chuva nos autoclismos, sistemas de rega e máquina de lavar roupa.
Tal como muitas pessoas, não tenho esse sistema instalado e por isso fui obrigada a arranjar soluções de captação de água. E, neste caso, faço-o à moda antiga: com alguidares ou baldes. Apesar de a água da chuva não ser potável, pode ser utilizada para imensas tarefas:
- Depósito de autoclismo;
- Rega de flores e horta;
- Lavagem de superfícies;
- Lavagem de roupa manual;
- Lavagem de carros.
A verdade é que ainda não tenho um reservatório para guardar grandes proporções de água, o que faz com que o aproveitamento de água armazenada tenha de ser quase imediato e ainda tenha de recorrer à água da torneira. Mas pensar que com esse armazenamento pequeno consigo poupar no mínimo 5 litros de água potável por dia já fico muito satisfeita.
E acredito vivamente que é com pequenos passos como este que começamos a fazer a diferença. E a diferença não está no planeta, ou nos outros; a diferença está em mim.
Em Abril, águas mil. Que venham as chuvas!
Comentários