Hora do Planeta 2021, por um futuro com mais água!

Hora do Planeta 2021, por um futuro com mais água!

 

MAIS QUE 60 MINUTOS PELO PLANETA

A natureza sustenta tudo. O ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que comemos dependem do normal funcionamento dos sistemas naturais. Mas, ano após ano, temos vindo a causar danos ao equilíbrio da natureza - e não podemos esperar mais para os revertermos.

A natureza é a nossa maior aliada no combate às alterações climáticas e, por isso, protegê-la é assegurarmos a nossa própria saúde e bem-estar.

A Hora do Planeta pretende pôr o foco na saúde do nosso planeta e na urgência em restaurá-la, unindo cidadãos, empresas, cidades e monumentos para um momento único no calendário. Muito mais que 60 minutos pelo planeta, a Hora do Planeta é um movimento global pela sustentabilidade.

14 ANOS DE CONQUISTAS

Desde o seu nascimento em 2007, em Sidney, que o evento histórico da WWF tem vindo a crescer em números e impacto e a expandir-se a cada vez mais países. O que começou com 2,2 milhões de pessoas, na Austrália, une agora cerca de 190 países e territórios, e mais de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Todos os anos, no último sábado de março, unimos o mundo para uma hora “às escuras”, com todos ligados ao planeta para levantar a voz pela natureza. Este ano, em Portugal, celebramos a Hora do Planeta no dia 27 de março, às 20h30, e dedicamo-la ao tema da Água e Alterações Climáticas.

Apesar da chuva que tem caído no nosso território, Portugal vive para além da água que tem, enfrentando uma séria escassez hídrica. As alterações climáticas estão e irão continuar a agravar esta situação, tornando os invernos cada vez menos chuvosos e os verões cada vez mais quentes e longos. Hoje em dia, 9 em cada 10 desastres naturais envolvem água - e este cenário tem tendência a ficar pior nos próximos 50 anos. Na Península Ibérica, vivemos uma situação delicada, com rios partilhados com Espanha - mas as alterações climáticas não conhecem fronteiras.

Hoje, mais do que nunca, é essencial que as pessoas poupem água - o nosso consumo mais que dobrou o aumento populacional, mostrando que consumimos mais do que temos. É também essencial que empresas e governos ajam de forma concertada contra as alterações climáticas - isto é um imperativo de sobrevivência. Acreditamos que estamos a viver uma oportunidade histórica com a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, que nos coloca numa posição privilegiada para dirigir a conversa e agir por um futuro com mais água.

A Hora do Planeta 2021 é um momento-chave para unir as pessoas para falar pela natureza, chamando a atenção dos líderes mundiais para a necessidade de ação urgente.


LEVANTA A TUA VOZ PELA NATUREZA, NO DIA 27 DE MARÇO

Mesmo não podendo ir para a rua, podemos criar um impacto igualmente forte a partir das nossas casas – mas precisamos de ti. Em 2021, a Hora do Planeta quer unir milhões de pessoas em todo o mundo para criar o seu primeiro holofote virtual!

O que podes fazer? É muito simples!

Na noite do dia 27 de março, vai ser partilhado nas redes sociais da ANP|WWF um vídeo exclusivo e tu apenas tens de o partilhar ao máximo nas tuas próprias redes: partilha nos teus stories, no feed, retweeta, envia-o por mensagem a amigos e familiares, identifica-os nos comentários - a escolha é tua! Mesmo com as circunstâncias atuais, temos uma oportunidade incrível para criar impacto - online e através das nossas casas.

Ao invadirmos o mundo digital em massa, a Hora do Planeta não poderá passar despercebida e, todos juntos, vamos fazer chegar a mensagem mesmo àqueles que poderão não estar tão alerta para a crise climática.

Tu és uma peça fundamental para fazer espalhar a mensagem da Hora do Planeta e fazer com que mais pessoas levantem a voz pela natureza.

Contamos contigo?

Podes explorar mais sobre a Hora do Planeta no site horadoplaneta.pt e nas redes sociais da ANP|WWF.

Facebook: @portugalWWF (nome da página: WWF Portugal)
Twitter: @WWF_Portugal
Instagram: @wwfportugal
LinkedIn: ANP/WWF

E explora aqui a Coleção de Edição Limitada para este evento, desenvolvida em conjunto pela Pegada Verde e ANP|WWF, com a arte do embaixador da ANP|WWF e street artist Edis One.


A Diretora Executiva da ANP|WWF,

Ângela Morgado