Mobiliário: uma Escolha Sustentável

Mobiliário: uma Escolha Sustentável

 

A preocupação com o meio ambiente está presente em muitas das nossas decisões e em diferentes situações da nossa vida. Da alimentação aos transportes, do vestuário ao mobiliário, do consumo diário a vários outros aspetos da nossa vida, a preocupação com uma escolha sustentável e ecológica está, cada vez mais, na ordem do dia.

Quando decidimos renovar ou mobilar uma divisão da casa, existem uma série de aspectos que devemos ter em conta, focados na sustentabilidade, para uma escolha de mobiliário mais ecológico e amigo do ambiente.

Listamos, abaixo, alguns elementos importantes a ter em consideração, no momento de adquirir mobiliário novo, com foco na preocupação com o meio ambiente e a sua preservação.

Mobiliário sustentável e ecológico

A sustentabilidade do mobiliário é, claramente, um ponto a considerar, no momento de adquirir novo mobiliário. Mais ainda quando muito do material é proveniente da natureza e tem um impacto direto sobre esta. Os pontos importantes a considerar são os seguintes:

  • Materiais sustentáveis: os móveis com materiais sustentáveis, cuja proveniência garantiu práticas florestais responsáveis é um dos primeiros pontos a considerar. Hoje em dia, materiais ecológicos, como o vidro reciclado ou plástico reciclado são uma realidade crescente nos materiais usados no mobiliário.
  • Certificação ambiental: as certificações e rótulos ecológicos, que avaliam e atestam a sustentabilidade do produto, é outro aspeto que podes averiguar.
  • Produção sustentável: os processos de produção sustentáveis, com adoção de práticas que garantem o uso eficiente dos recursos, a redução das emissões de carbono e a redução de resíduos são também um ponto importante, rumo a uma escolha ecológica.
  • Reutilizar e reciclar: escolher mobiliário que possa ser reutilizado e reciclado ou que tenha origem em processos de reutilização e reciclagem, privilegiando uma economia circular, é outro aspeto a ter em conta, aquando da escolha do mobiliário.
  • Duração e tempo útil de vida: optar por móveis duráveis, de elevada qualidade e, por isso, resistentes ao tempo, é um elemento também importante. A longevidade do mobiliário reduz a necessidade de substituição, o que, na prática, impacta o meio ambiente.
  • Embalagem: reduzir o uso de recursos limitados é uma das práticas da sustentabilidade. Por isso, deve-se assegurar que a embalagem utilizada no produto é reciclável e reduz o desperdício.
  • Ciclo de vida: neste caso, trata-se de avaliar o produto, desde as matérias-primas, a sua fabricação, o seu uso e o seu fim de vida. Ao ter noção do ciclo de vida do mobiliário consegue perceber o impacto deste no meio-ambiente.

Estes são alguns dos pontos e situações que se deve considerar, no momento de adquirir novo mobiliário, com a devida preocupação ambiental e o impacto da sua escolha do meio ambiente.

Mobiliário com estilo

O facto de ter um foco na sustentabilidade e no meio-ambiente não inviabiliza que o mobiliário tenha estilo, seja moderno, visualmente atrativo, prático e confortável. Muito pelo contrário. É a combinação da sustentabilidade com o conforto, do meio ambiente com o estilo, que dão origem a mobiliário mais versátil, mais duradouro, mais estético e mais prático.

Isto porque, um mobiliário sustentável e/ou ecológico é, muitas vezes, uma peça com estilo, que responde às necessidades pelas quais foi concebida, com a vantagem de ser amiga do ambiente. Ou seja, quem opta por móveis sustentáveis não está a abdicar do estilo e do estético, mas a complementar uma escolha mais consciente.  O facto de contribuir para um estilo de vida saudável, sustentável e ecológico, torna as tuas compras mais acertadas e, muitas vezes, com ainda mais estilo.