Pegada Verde Junta-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

Pegada Verde Junta-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

 

O Mundo desperdiça 1/3 dos alimentos, o que significa que anualmente não são consumidos e acabam no lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados ao consumo humano - isto num contexto onde um sexto da população mundial passa fome.

É um problema global, dos países desenvolvidos e dos que estão em vias de desenvolvimento. Uns desperdiçam e outros perdem, mas no final da história todos perdemos.

Uma batalha em grande escala, mas que pode ser ganha se todas as famílias adotarem pequenas alterações de comportamento e atitudes; não só podem reduzir o desperdício, como o impacto ambiental resultante da produção dos bens, e também acabam por poupar dinheiro.

É neste sentido que a Pegada Verde acaba de se associar ao movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico que pretende tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável.

Com o objetivo de contribuir para a sensibilização da redução do desperdício alimentar e promover o consumo responsável, a Pegada Verde compromete-se a adotar uma postura ativa perante a sua comunidade e a sociedade em geral. O principal motivo do desperdício é o comportamento descuidado dos consumidores. Por isso, é urgente desenvolverem-se campanhas de consciencialização para a implementação da economia circular, reciclando e reaproveitando, como alternativa à economia linear que extrai os recursos da natureza para uma utilização única.

Unidos Contra o Desperdício dá palco a todos os que lutam ativamente contra o desperdício alimentar, congrega empresas, entidades, instituições, o público e o privado e as várias gerações em torno do objetivo único de lutar contra o desperdício alimentar.

Podes visitar o site do movimento Unidos Contra o Desperdício clicando aqui.

 

* Fonte: Food and Agriculture Organization of the United Nations