Roll'eat - Há 15 anos a promover a redução de resíduos

Roll'eat - Há 15 anos a promover a redução de resíduos

 

127.000 toneladas de CO2, esta é a quantidade de emissões que o uso das Bolsas para Lanches Reutilizáveis ​​da Roll'eat ajudou a reduzir desde a sua criação em 2008. Mas como surgiu a ideia?

Embora a primeira Bolsa para Lanches de Tecido não tenha nascido até 2008, a essência da Roll'eat começou a crescer alguns anos antes. Em 2006, uma terrível seca ameaçou Espanha. Meritxell Hernandez, fundadora e CEO da Roll'eat, dedicou-se a criar um dispositivo simples e fácil de usar que permitia às famílias espanholas economizar água diariamente. Assim nasceu o primeiro produto eco-consciente: o redutor volumétrico para o autoclismo, que economizava 1,5 litros em cada descarga.

“Queríamos criar um dispositivo que ajudasse ativamente a cuidar do planeta, então concentrámos todos os nossos esforços na criação de uma solução fácil e útil. Mais de 1 milhão de unidades foram distribuídas entre administrações públicas que personalizaram o produto com os seus logótipos. Foi um sucesso." – Meritxell, CEO da Roll'eat.

O redutor volumétrico foi o início de uma série de produtos eco-responsáveis ​​que nasceram com o objetivo principal de reduzir o impacto humano negativo no planeta. Assim, em 2008 nasceu o Boc'n'Roll.

“O sucesso do redutor volumétrico motivou-nos a continuar a apostar na criação de soluções sustentáveis. Naquela altura, havia um problema de criação de resíduos nas escolas, então demos o passo e inovámos com o porta-lanches, com o objetivo de eliminar embalagens descartáveis.” – Meritxell, CEO da Roll'eat.

O Boc'n'Roll, ou Bolsa para Lanches Reutilizável, nasceu como a primeira alternativa sustentável para ajudar as escolas a reduzir os seus resíduos. Foi uma reinvenção do tradicional “farnel” usado pelos avós para transportar alimentos, mas totalmente adaptado ao século XXI. O Boc'n'Roll foi o primeiro produto focado no transporte de alimentos e aquele que deu origem a todos os produtos posteriores. 

“Fomos dos primeiros a criar este tipo de solução e ser pioneiro nem sempre é fácil, pois tivemos que enfrentar muitos desafios. As pessoas naquela época ainda não tinham consciência do impacto que a criação de resíduos causava no meio ambiente, então tivemos que investir muitos recursos na educação e na argumentação dos produtos. É um alívio ver como o nosso trabalho impactou ao longo desses 15 anos.” – Meritxell, CEO da Roll'eat.

15 anos de evolução, inovação e pesquisa levam-nos ao que conhecemos hoje como Roll'eat. Atualmente, a Roll'eat fabrica e comercializa Bolsas para Lanches Reutilizáveis ​​que se caracterizam pela sua simplicidade, utilidade e design, em mais de 25 países na Europa, Ásia e América. Os escritórios da Roll'eat estão localizados em Barcelona, ​​​​onde a equipa trabalha diariamente para expandir ainda mais a sua filosofia. Mas a família Roll'eat é muito maior porque trabalha com parceiros em vários países que são responsáveis ​​por difundir valores sustentáveis ​​e ecológicos.

Seguindo a linha do Boc'n'Roll, um produto em tecido fácil de usar, leve e fácil de limpar, a Roll'eat criou outros produtos e atualmente conta com quatro categorias principais de produtos, incluindo o Boc'n'Roll. O Snack'n'Go, que se caracteriza pelo seu fácil fecho e tamanho que lhe permite transportar todo o tipo de snacks. O Eat'n'Out, que funciona como uma lancheira e também se pode converter num individual. E o Grab'n'Go, uma bolsa impermeável e hermética, perfeita para guardares recipientes, fruta, sandes, entre outros.

Em 2020, continuando com a cultura de inovação contínua, nasceu a linha de Bolsas para Lanches mais disruptiva da Roll’eat, com o objetivo de levar a sustentabilidade ao máximo e melhorar ainda mais a poupança de emissões de CO2. A gama BIO nasceu como um produto que não só ajuda a reduzir os resíduos desnecessários gerados pelo uso de embalagens descartáveis, mas também a reduzir as emissões no seu processo de fabrico e decomposição.

BIO foi o primeiro porta-lanches de pano reutilizável inteiramente feito com materiais 100% biodegradáveis ​​e sem plástico. Tudo o que o compõe, desde os tecidos internos e externos, são feitos com algodão orgânico e filme de base biológica, até o fecho é feito com algodão e casca de coco, sendo biodegradável e compostável. Um produto empenhado no comércio local e na produção local em Espanha.

Graças ao uso diário dos produtos Roll'eat, uma pessoa pode reduzir a sua pegada de carbono em 98%. São as emissões geradas por um automóvel que percorre uma distância de 151km, quase a distância entre Braga e Coimbra.

O propósito da Roll'eat é continuar a apostar na sustentabilidade e na criação de produtos com real impacto no planeta. Um mundo melhor é um mundo sem desperdício.