8 Sugestões de Embrulhos Sustentáveis

8 Sugestões de Embrulhos Sustentáveis

 

Com a chegada do mês de dezembro, volta também uma das épocas mais inesquecíveis do ano: o Natal. Se és atento como eu, podes já ter reparado que, este ano, toda a gente parece estar um pouco mais entusiasmada com o Natal do que é habitual. Em pleno início de novembro já ouvia música de Natal a passar nas rádios, via montras de lojas decoradas a rigor e até os vizinhos começaram bem mais cedo a montar as árvores e a preparar o quintal para a chegada do Pai Natal e as suas renas. E, verdade seja dita: como fã incondicional do Natal, foi com grande entusiasmo que recebi o Natal antes das datas habituais.

Mas, com a chegada do calor natalício, chega também, inevitavelmente, a procura de presentes para toda a família. Não é fácil manter o foco e começar a procurar o presente perfeito com quase dois meses de antecedência, mas a verdade é que essa procura antecipada ajuda-nos em vários fatores:

 

       • Evitamos o stress e a correria das lojas e centros comerciais nos últimos dias antes do Natal;
       • Conseguimos escolher os produtos que queremos, antes de estar quase tudo esgotado ou ‘revirado’;
       • Temos tempo para pensar em opções mais sustentáveis e que poderão refletir-se num resultado mais positivo a longo prazo.

 

E quando falamos em escolher opções mais sustentáveis, não falamos apenas do presente em si, mas também de outra parte muito importante: os embrulhos.

De certeza que já ouviste falar do desperdício que há anualmente graças ao papel de embrulho que é colocado no lixo no dia 25 de dezembro. Mas sabes os números em concreto desse desperdício?

 

Factos sobre o desperdício de papel de embrulho: 

       • No geral, é produzido 30% mais lixo no Natal do que em outras épocas do ano;
       • 108 milhões de rolos de papel de embrulho vão para o lixo todos os anos;
       • 1kg de papel de embrulho emite 3kg de CO2 - tendo em conta que são utilizadas 227 mil toneladas de papel de embrulho todos os anos, o CO2 emitido é equivalente a um carro ligeiro viajar 6000 vezes à volta do planeta.

 

COMO MUDAR O PARADIGMA?

 A opção principal é, claro, focar no problema – evitar o papel de embrulho, e evitar descartá-lo. E se ainda não é óbvio para ti como podes deixar o papel de embrulho de lado, este artigo vai indicar-te algumas alternativas mais sustentáveis e que resultam em embrulhos muito giros e originais.

Acredita que as tuas prendas vão tornar-se as mais giras de toda as que estão debaixo da árvore de Natal!

 

1. Tecidos/Furoshiki

O furoshiki é um pano japonês tradicional usado há mais de 1000 anos. Utilizado tradicionalmente para transportar roupas e bens, também pode ser utilizado para fazer embrulhos muito bonitos e elegantes. Apesar de existirem furoshiki específicos para fazer de embrulho, a verdade é que poderás utilizar qualquer tecido de formato quadrado e aplicar diferentes dobras para conseguires um presente diferente e sustentável.

 

2. Sacos de papel e sacos reaproveitados

É fácil pensarmos que os sacos que nos ofereceram de presente em anos anteriores, ou até simples sacos das compras que recebemos, já não têm utilidade. Mas desengana-te! Um simples saco ‘virado do avesso’, com algum jeitinho e dedicação, pode dar um embrulho muito giro e super sustentável, com foco na reutilização.

 

3. Caixas velhas

Na mesma onda dos sacos reaproveitados, é fácil imaginar que tenhas aí por casa caixas que nunca mais vais utilizar. Ora, tens duas opções: permitir que continuem a ocupar espaço na tua despensa, ou reaproveitá-las! Este Natal, pega nas velhas caixas de cartão e dá-lhes uma nova vida com um presente no interior.

 

4. Desenhar nos embrulhos

Esta dica é para os mais criativos – e especialmente se decidires embrulhar a tua prenda num saco simples ou numa caixa sem desenhos. Em vez de adicionares mais um laço e decorações, porque não desenhar esses elementos diretamente no saco? Dá um ar muito giro e torna-se assim num embrulho bem mais pessoal, e como um toque que é mesmo só teu.

 

5. Folhas de jornal ou mapas velhos

A parte mais curiosa e divertida de utilizar folhas de jornal para embrulhar presentes é que tens muitas formas diferentes de brincar com o embrulho. Queres dar uma dica daquilo que está no interior? Escolha uma página que mostre imagens semelhantes, ou que tenha um texto onde se fale nesse tipo de produtos. As possibilidades são infinitas! Se, por outro lados, tens amigos ou familiares apaixonados por viagens, podes aproveitar mapas velhos para fazer embrulhos muito giros.

 

6. Papel de embrulho reaproveitado

E se reaproveitamos os sacos de papel, acredita que também podemos reaproveitar o papel de embrulho de anos anteriores! Na minha casa, tenho papéis de embrulho que já foram passados por três e quatro mãos em anos seguidos. Basta teres um bocadinho de cuidado ao abrir a prenda na noite de Natal e não fazer a típica moção de “rasgar o embrulho”, e podes reaproveitar o papel que te foi dado algumas vezes. 

 

7. Sacos reutilizáveis

A regra da sustentabilidade é que o melhor produto é sempre aquele que podes reutilizar vezes sem conta. Os Sacos Reutilizáveis são opções muito sustentáveis na hora de oferecer uma prenda de Natal e, além disso, podes optar por desenhos bem divertidos! Na Pegada Verde, temos disponíveis os nossos Sacos de Embrulho Reutilizáveis Solidários, que, além de serem super giros, têm uma vertente de ajuda social: 50% do valor de cada saco vendido reverte para a Comunidade Vida e Paz.


8. Elementos naturais

As pinhas, as folhas secas e troncos e as folhas de pinheiro são elementos tipicamente tradicionais na noite de Natal (não fossem os pinheiros, aliás, as árvores mais conhecidas da consoada!). Por isso, porque não aproveitar esses elementos já conhecidos para decorar as nossas prendas? Atenção: evita tirar estes elementos diretamente das árvores, e aproveita o que já encontrares caído no chão.

 

Como vês, não faltam ideias e possibilidades! Basta dar asas à imaginação e ver o que temos a mais nas nossas casas."