Alternativas sustentáveis para a tua Higiene Menstrual

Alternativas sustentáveis para a tua Higiene Menstrual

 

Nos dias de hoje, milhões de pessoas - mulheres, e também pessoas não binárias e homens trans – são discriminadas em todo o mundo pelo simples facto de menstruarem. Nem sempre vemos esta discriminação, especialmente se não estivermos despertos para esta temática, ou se nunca tivermos passado pelas mesmas dificuldades.

A verdade é que a menstruação é algo com o qual muitas pessoas têm de lidar todos os meses, durante uma grande parte da sua vida. E porque para nós a sustentabilidade tem sempre de estar ligada às preocupações sociais, é muito importante olharmos com muita atenção para as questões da higiene menstrual.

A 28 de maio celebra-se o Dia da Higiene Menstrual – uma data criada recentemente, em 2014, para quebrar o silêncio que muitas vezes envolve a menstruação, desmistificar tabus, gerar conhecimento e educar homens e mulheres para a importância de manter uma boa higiene íntima durante o período menstrual. Na Pegada Verde, celebramos esta data descomplicando os períodos e falando-te sobre as alternativas para uma menstruação mais sustentável e mais segura para o teu corpo e para o ambiente.

 

OS NÚMEROS

Em média, uma mulher passa 6,25 anos da sua vida a menstruar – uns brutais 2280 dias. Enquanto estes dias podem passar de forma subtil e quase despercebidos para algumas pessoas (seja porque não têm dores menstruais ou porque conseguem adquirir os produtos de higiene menstrual de que necessitam), existem muitas pessoas para quem a menstruação não passa de um momento de angústia e sofrimento.

 

66% das raparigas no Sul da Ásia não sabem nada sobre o período até à sua primeira menstruação;[1]

48% das raparigas no Irão acham que a menstruação é uma doença;[2]

1 em cada 5 adolescentes nos Estados Unidos já teve dificuldades financeiras para adquirir produtos de higiene menstrual;[3]

Cerca de 500 milhões de mulheres ou adolescentes (cerca de 25% de todas as pessoas menstruantes) já experienciaram pobreza menstrual;[4]

18% das mulheres nos Estados Unidos já faltaram ao trabalho por causa da menstruação;[5]

 

Infelizmente, ainda há um grande trabalho a fazer por parte da sociedade para ajudar todos os menstruantes a terem períodos mais seguros. Do nosso lado, fazemos o que podemos: apresentar-te as soluções que te podem deixar mais confortável, e que protegem igualmente o ambiente.

 

COPO MENSTRUAL

Se já nos acompanhas há algum tempo, sabes que não só somos representantes oficiais do Copo Menstrual Lunette em Portugal como também somos fãs deste produto. Sabemos que pode ser um mistério para quem nunca o usou, sabemos que podes não te adaptar logo no primeiro nem no segundo mês de utilização, sabemos que gera dúvidas e mais dúvidas..., mas a verdade é que muda a nossa vida.

Um dos principais problemas associados à menstruação é o preço de menstruar. Mensalmente, quem menstrua é obrigado a gastar muito dinheiro em pensos e tampões descartáveis, cobertos em plástico e químicos desagradáveis. Para além de ser desconfortável, é um gasto que nem todos nós podemos fazer. Por exemplo, muitas são as raparigas que acabam por faltar à escola quando estão menstruadas porque os seus pais não têm possibilidades de adquirir produtos menstruais todos os meses.

Um Copo Menstrual requer um investimento inicial, é verdade; mas esse investimento paga-se a si próprio ao fim de poucos meses! E sendo que apenas terás de adquirir um novo Copo Menstrual daqui a dez anos, é um produto que compensa muito. O Copo Menstrual Lunette é feito na Finlândia, com silicone cirúrgico, não causa reações alérgicas nem perturba a lubrificação natural da vagina.

Durante a utilização do Copo Menstrual, é muito importante que não descuides a sua higienização. Poderás optar por limpar o Copo Menstrual com o Líquido de Limpeza da Lunette ou um sabonete neutro (preferencialmente sem perfumes); também podes ferver o Copo Menstrual entre utilizações. No final de cada menstruação, e no início da próxima, deves também ferver o teu Copo Menstrual.

Se estiveres fora de casa e quiseres limpar o teu Copo Menstrual, poderás fazê-lo com recurso às Toalhitas de Limpeza da Lunette e um pouco de água.

 

PENSOS MENSTRUAIS

Muitas vezes associamos os Pensos Menstruais a desperdício – mas nem todos os Pensos têm de ser descartáveis e feitos com materiais pouco sustentáveis.

Os Pensos Menstruais Reutilizáveis são uma das opções mais seguras e confortáveis para a menstruação, sendo feitos em vários tamanhos e com vários tipos de absorção para os diferentes momentos do fluxo menstrual. Regra geral, são feitos à base de algodão e as camadas interiores contêm desde bambu, cânhamo a algodão laminado transpirável e poliuretano laminado.

Esta opção, mais semelhante aos cuidados menstruais tradicionais, é uma ótima escolha para jovens ou para pessoas que se estão a iniciar na mudança de cuidados menstruais e que não se sentem à vontade de imediato para dar um salto para o Copo Menstrual.

Tal como acontece com os Pensos descartáveis, os Pensos Menstruais Reutilizáveis devem ser trocados a cada 2/3 horas (dependendo sempre do teu fluxo), e nunca deves exceder as 8 horas diárias com eles. Se cuidares devidamente dos Pensos, cada um poderá durar entre 5-8 anos.

Uma das características mais positivas dos Pensos Menstruais Reutilizáveis é o facto de, por serem respiráveis graças ao algodão, serem muito mais confortáveis do que os Pensos descartáveis. Já o cheiro mais desagradável que muitas vezes sentimos – resultado do contacto do sangue com o plástico e com o ar – também não acontece em contacto com o algodão. É uma alternativa muito mais confortável para quem não dispensa os Pensos Menstruais.

No caso dos Pensos Menstruais da Lunette, eles estão desenhados para serem usados também em pós-parto ou para pequenas perdas urinárias.

 

CUECAS MENSTRUAIS

As Cuecas Menstruais são uma opção menstrual mais recente, mas que começa já a ser muito procurada – isto porque nada substitui o conforto quase perfeito de usarmos a nossa própria roupa interior como proteção menstrual, evitando a utilização do Penso ou do Copo Menstrual.

Regra geral, as Cuecas Menstruais não têm uma capacidade de absorção tão grande como os outros produtos de higiene menstrual, por isso são mais recomendadas para utilização nos dias de menor fluxo menstrual ou em conjunto com um método de proteção interna (como o Copo Menstrual). Nos dias de menor fluxo, as Cuecas Menstruais podem ser utilizadas durante todo o dia, como a roupa interior habitual.

De todas as opções menstruais, as Cuecas são das mais confortáveis, geralmente feitas a partir de algodão, poliéster laminado e elastano.

Sendo utilizadas regularmente, as Cuecas Menstruais irão manter as suas propriedades por cerca de 2 anos.

 

PRODUTOS DE HIGIENE ÍNTIMA

A par dos produtos para proteção menstrual, é importante que mantenhas uma higiene menstrual adequada durante todo o teu ciclo (e não apenas durante a menstruação). Para uma higiene menstrual adequada, deves sempre ter em atenção as necessidades do teu corpo e optar por produtos suaves, sem perfumes agressivos e sem fórmulas perigosas para a pele mais sensível das tuas zonas íntimas.

 

As nossas recomendações:

Sabonete Dr. Bronner’s Sem Aroma ou Sabonete Dr. Bronner’s Rosa: feitos a partir de ingredientes orgânicos e sem ingredientes tóxicos, os Sabonetes Dr. Bronner’s têm uma fórmula simples, mas muito eficaz. Estas duas opções são as mais indicadas para a higiene íntima, uma vez que têm um aroma suave (ou, num dos casos, não têm sequer aroma) e irão manter a pele suave e limpa.

Gel Higiene Íntima Lunette: certificado por ginecologistas, tem propriedades calmantes e deixa a pele hidratada. Pode ser usado a qualquer hora do dia para limpar a vulva, e é indicado apenas para uso exterior. Para além de ser gentil para a pele, ele é também gentil para o planeta; este gel e 100% vegan, não tem fragrâncias adicionadas e a embalagem é feita a partir de plástico reciclado.

 

Não te esqueças: a melhor forma de celebrar o Dia da Higiene Menstrual é tendo orgulho da tua menstruação todos os dias do ano! Deixa de lado os tabus, põe a conversa da menstruação na mesa e, acima de tudo, procura saber mais sobre questões de pobreza menstrual para que possas ajudar aqueles que mais precisam de ajuda “naquela altura do mês”.

 

[1] Fonte: https://www.unicef.org/bhutan/media/211/file

[2] Fonte: https://washmatters.wateraid.org/publications/menstrual-hygiene-matters?id=02309d73-8e41-4d04-b2ef-6641f6616a4f

[3] Fonte: https://cdn.shopify.com/s/files/1/0795/1599/files/State-of-the-Period-white-paper_Thinx_PERIOD.pdf

[4] Fonte: https://www.daysforgirls.org/wp-content/uploads/2021/01/Menstrual-Health-Quick-Facts-1.pdf

[5] Fonte: https://www.pandiahealth.com/the-true-cost-of-your-period/



Produtos Relacionados