As melhores formas de fazeres o teu planeamento de refeições

As melhores formas de fazeres o teu planeamento de refeições

 

Com o regresso ao trabalho e à escola, volta o eterno problema: preparar comida a tempo e horas, seja para levar na marmita do dia seguinte, ou para comer no próprio dia. O tempo escasseia, e aparece o cansaço das horas passadas a trabalhar, que nos tira toda a vontade de cozinhar e andar de volta dos tachos e panelas. Acabamos (erradamente) por terminar muitos dos nossos dias a comer refeições pré-cozinhadas e aquecidas, ou takeaway, ou até a cozinhar comidas menos saudáveis, mas mais rápidas, apenas para nos poupar dores de cabeça.

Mas a verdade é que todo este drama, que é familiar a tantos de nós, pode ser resolvido com uma simples ação: planear as refeições semanais (ou mensais).

À primeira vista, consegues de imediato perceber os aspetos positivos de planear as tuas refeições atempadamente:

 Menos viagens até ao supermercado! Com tudo planeado, só tens de fazer uma viagem (semanal ou mensal, conforme preferires) e trazes de uma só vez tudo aquilo de que vais precisar;
 Ainda no tópico de supermercados, vais poupar dinheiro pois não vais ter a tendência de levar alguma coisa porque “se calhar vais usar”. Com uma lista pré-feita, vais comprar apenas aquilo de que realmente precisas;
 Menos desperdício alimentar. Numa altura em que é tão importante repensarmos os nossos comportamentos alimentares, comprar só ingredientes que vamos comer em vez de comprar dezenas de coisas que acabam estragadas ou fora da validade é, definitivamente, um passo num bom caminho para evitar o desperdício alimentar!
 Vais sentir-te muito melhor. Quem não adora o sabor de uma comida acabada de sair do forno ou do tacho, bem quentinha e com aquele cheiro de comida caseira? Refeições feitas em casa são boas para a tua saúde, mas para a alma também.
 Poupas tempo! Pode não parecer, mas o tempo que ‘gastas’ a planear não é tempo perdido, e sim investido; e quando chega ao momento de cozinhar, vais ter tudo a postos e não vais perder tempo a stressar sobre o que vais agora preparar.

É difícil não ficar convencido depois de ver todos estes lados positivos, não é? Só falta mesmo uma coisa: afinal, onde é que vais fazer todo este planeamento? Parece uma coisa complexa e demorada, e que não pode ser simplesmente feita num sítio qualquer... ou será que pode?

Prevemos as tuas dúvidas e antecipámo-nos: podes encontrar a seguir diferentes sugestões sobre como como planear as tuas refeições mensais, seja em apps, numa página do Excel ou, para quem não é tão tech-savy, o há muito conhecido papel!

 

APPS PARA PLANEAMENTO DE REFEIÇÕES

1. COZI RECIPE BOX & DINNER PLANNER

Disponível em desktop ou no telemóvel, podes usar esta aplicação para navegar a web em busca de novas receitas e colocá-las diretamente no teu perfil. A partir daí, podes criar listas de compras e adicioná-las diretamente ao teu calendário, para que saibas exatamente o que vais comer e quando, assim como para não te esqueceres de quando ir às compras!

Outra característica interessante é que a app tem um “Modo de Cozinha”, em que o ecrã não se apaga quando estás a ver uma receita, para te facilitar a vida quando estás a cozinhar. Já podes esquecer as dedadas com farinha ou gordura no ecrã!

 

2. MEALIME

A Mealime é uma app desenhada para iOS e Android, em que podes personalizar planos alimentares de acordo com a tua dieta (podes optar por ver apenas receitas vegan, livres de glúten, etc.), podes indicar alergias e até ingredientes de que não gostas. Não é possível importares as tuas receitas personalizadas, mas após colocares as tuas preferências, irás ter acesso a uma lista completa de receitas que podes ver, instruções simples e lista de compras organizada, para facilitar a tua vida nos corredores dos supermercados.

 

3. SAVECOOK

Não te deixes enganar pelo nome: a SaveCook é uma app portuguesa! Desenvolvida durante a quarentena em 2020, para ajudar as pessoas a passar menos tempo nos supermercados, mas mantendo a qualidade das refeições! Esta app permite-te manter uma rotina equilibrada e um planeamento alimentar através do acesso a várias receitas e partilha de novas receitas com outros utilizadores. A partir das receitas criadas ou vistas, podes criar uma lista de compras e ver até a informação dos supermercados/hipermercados onde encontrar esses itens pelo menor preço. Uma verdadeira app de planeamento e poupança!

 

PLANEAR AS REFEIÇÕES NUMA FOLHA DO EXCEL

Se preferes fazer o planeamento no teu computador, para um acesso a mais detalhes e a informação num ecrã um pouco maior, então o Excel é mesmo o teu melhor amigo!

Um planner como este é exatamente aquilo de que precisas:

E não desesperes: não tens de o criar de origem! Existem vários sites onde podes fazer o download do modelo já construído, e apenas tens de o ir preenchendo com as tuas refeições já escolhidas. Neste exemplo, tens quatro janelas já desenhadas:

1. as refeições que vais fazer por dia (almoço, lanche, etc.);
2. os ingredientes necessários para cada prato;
3. as receitas e instruções, ou então o link para o site onde encontraste a receita;
4. a lista de compras, com os ingredientes de que necessitas e respetivas quantidades.

Apesar de o planner estar desenhado para ser utilizado mensalmente, podes criar um planner semanal, para teres menos informação e não haver tanta “confusão” visual. Poderás encontrar ainda muitos outros modelos de planeamento de refeições na internet, mas a base dos mesmos é sempre bastante semelhante, e tem sempre como foco saberes o que vais comer e quando vais comer, para poderes comprar exatamente os ingredientes de que necessitas nos tempos certos.

 

PLANEAR AS REFEIÇÕES EM PAPEL

Se todos os outros métodos falharem, ou se simplesmente te dás melhor com papel, então não te preocupes, porque o planeamento também funciona se o fizeres escrito à mão!

Neste caso, recomendamos que possas ter uma folha onde fazes o planeamento das refeições (que podes até colar na porta do frigorífico com ímanes), e outra folha com os ingredientes que precisas de comprar no supermercado. E sim, temos uma solução bem melhor do que o papel mais tradicional! Para o teu planner semanal, que vais colar no frigorífico, sugerimos o nosso Planner Semanal Redopapers. E para a lista de compras, a To-Do List Redopapers ou até o Bloco de Notas Redopapers. Todos estes produtos são feitos com papel reaproveitado do desperdício de gráficas, desde folhas com defeitos de impressão até a sobras de papel. É uma forma mais sustentável de planeares as tuas refeições, e que mantém o tradicional toque de levar a lista das compras no bolso das calças ou do casaco!

A partir de agora, acreditamos que não tens motivos para não planear as tuas refeições! Acredita quando te dizemos que estas sugestões te poupam imensas dores de cabeça, dinheiro e tempo – e são melhores para o ambiente e para a tua saúde. Uma pequena mudança na tua rotina que vai ter verdadeiramente resultados super positivos.