Canja de Cogumelos e Millet

Canja de Cogumelos e Millet

 

Uma boa canjinha, a sopa que cura todos os males! Não é o que ouvimos desde pequeninos? E depois dos pratos fartos, das dezenas de sonhos, rabanadas e bombons da quadra festiva, é normal que sintamos que o nosso organismo não esteja nos seus melhores dias. Por isso, começar por escolher refeições leves, mas altamente nutritivas é uma ótima forma de ajudarmos o nosso corpo a equilibrar-se.

Esta receita trata-se disso mesmo! A canjinha reconfortante que nos é tão especial, mas com umas pequenas modificações, bem mais felizes para o nosso sistema digestivo.

A galinha deu lugar aos cogumelos pleurotus, já que a textura é muito idêntica e, por incrível que possa parecer, o sabor também. E as massinhas, geralmente refinadas, deram lugar a um cereal muito mais interessante, por ser alcalino, super proteico, rico em fibra e minerais e isento de glúten: o millet.

O caldo também tem um pequeno segredo dissolvido com um poder nutricional imenso. É caso para se dizer: “Uma sopa com miso por dia, nem sabes o bem que te fazia"! É assim que diz o provérbio, não é? 

 

INGREDIENTES

- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 2 cenouras
- 1 chávena de millet
- 200gr de cogumelos pleurotus
- 1,5l de água
- 1 colher de sobremesa de miso de arroz integral
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal marinho
- gotas de sumo de limão
- coentros picados frescos ou folhas de hortelã (para servir)

 

MODO DE PREPARAÇÃO

✓ Começa por picar finamente a cebola e o alho, as cenouras em rodelas ou meias luas e lavar e desfiar os cogumelos.

✓ Numa panela coloca a cebola e o alho com um fio de azeite e deixa saltear por alguns minutos. Seguidamente adiciona as cenouras e os cogumelos.

✓ Lava muito bem o millet e depois junta-o na panela e, mexendo bem, deixa-o tostar um pouco.

✓ Logo de seguida, junta a água, tempera com sal e, após levantar fervura, deixa cozinhar por cerca de 15 minutos.

✓ Desliga o lume. Retira um pouco de água da cozedura para uma taça pequena e dissolve o miso. Junta o preparado à sopa e envolve bem.

✓ Antes de servir, em cada taça, coloca um pouco de coentros frescos ou hortelã e tempera com umas gotas de limão para conferir alguma frescura.