Como criar o teu Armário Cápsula?

Como criar o teu Armário Cápsula?

 

Quantas vezes deste por ti com o roupeiro cheio de opções e, ainda assim, com a sensação de que não tens nada para vestir? A verdade é que, muito provavelmente, isto te acontece porque tens roupa a mais. Assim sendo, e por muito estranho que possa parecer, a solução não passa por comprar mais, mas antes por ter menos.

Apesar de parecer confuso, na realidade esta solução é bastante simples: se comprares menos e comprares melhor, vais acabar por usar realmente aquilo que tens.

Mas continuando a explorar a origem do problema, importa referir a pressão social que todos nós sentimos e até mesmo exercemos uns sobre os outros. Costumas pensar duas vezes antes de vestir a mesma camisola na mesma semana, com receio do que os outros vão pensar? E no que toca a casamentos, continuas a achar que não podes levar o mesmo vestido para todos os casamentos que tiveres nesse ano?

Se parares para pensar, todas estas regras são pura pressão social, não havendo nenhum fundamento para serem seguidas. De facto, tudo isto são imposições feitas pela sociedade, que nada têm a ver com higiene, por exemplo.

Falando agora da solução, ao criares o teu Armário Cápsula, vais ter menos roupa, mas mais para vestir (e sem dramas na hora de decidir). De facto, este conceito chegou para te ajudar na hora de escolher o que vestir, facilitando as decisões do teu dia a dia. Se ainda não o conheces, nem sabes como aplicar, descobre tudo neste artigo.

 

O QUE É UM ARMÁRIO CÁPSULA?

 

Apesar de só agora estar a ganhar maior visibilidade e expressão, o Armário Cápsula surgiu nos anos 70, pela mão de Susie Faux, consultora de moda e estilista.

A sua frustração pela falta de roupa de qualidade levou-a a criar este conceito que, de uma forma geral, se pode definir da seguinte forma: uma coleção de peças intemporais, essenciais e de qualidade, que podem ser usadas durante décadas, sem passar de moda.

Apesar de Susan Faux ter sido a criadora do Armário Cápsula, a sua verdadeira impulsionadora foi a designer Donna Karan, uma década mais tarde. Em 1985, criou a coleção “Seven Easy Pices”, e mostrou como era possível (e fácil) criar diferentes looks, com apenas sete peças de roupa. Um body, uns collants, uma camisa branca, uma saia versátil, umas calças largas, uma camisola de caxemira e um casaco foi tudo o que precisou para lançar esta coleção.

Para criares o teu Armário Cápsula, não vais precisar de reduzir a tua roupa a apenas sete peças! Na verdade, não há um número específico a que tenhas de obedecer, nem há dois armários iguais. De facto, segundo Susie Faux, um Armário Cápsula deve conseguir expressar o estilo e a personalidade de cada um.

 

VANTAGENS DE TER UM ARMÁRIO CÁPSULA?

 

• Maior produtividade: desde o momento em que acordamos, temos de tomar decisões. Seja a não adiar o despertador, a decidir o que comer ou até mesmo em que partido votar, tudo o que nos rodeia implica uma escolha. Se perderes menos tempo com decisões triviais, maior será a tua produtividade nas escolhas importantes;

• Mais económico: se investires em peças intemporais e de boa qualidade, não tens de estar constantemente a comprar roupa nova;

• Mais sustentável: a indústria da moda é uma das mais poluentes. Se não incentivares ao consumismo que lhe está associado, evitando comprar peças de roupa a cada nova coleção, estarás a poupar o planeta;

• Mais paz de espírito: não há nada mais stressante do que termos que nos despachar e não conseguir decidir o que vestir. Um Armário Cápsula vai ajudar-te a tomar decisões mais facilmente, libertando-te do stress que possas sentir. Ao libertares espaço no teu roupeiro, vais estar também a libertar espaço na tua mente.

 

DICAS PARA CRIARES O TEU ARMÁRIO CÁPSULA

 

Agora que já sabes o que é um Armário Cápsula e quais as vantagens de ter um, chegou a hora de arregaçar as mangas e de criares o teu!

Em primeiro lugar, importa ter em conta que não há um Armário Cápsula único! Não há peças obrigatórias, o número de roupas é variável e as cores não têm de ser monocromáticas e aborrecidas. Há, no entanto, um conjunto de linhas orientadoras, que te vão ajudar na hora de decidir:

• Conhece o teu estilo pessoal: clássico, desportivo ou vintage, não há um estilo mais indicado para um Armário Cápsula. Todas as opções são igualmente viáveis. Se ainda não sabes qual é o teu estilo ou tens dificuldade em definir apenas um, começa por ver quais as peças de roupa pelas quais sentes um maior carinho;

• Tem em conta as tuas necessidades: se praticas desporto, se costumas ir a eventos formais, se no teu trabalho tens de obedecer a um estilo mais clássico, tem isso em conta na hora de decidir as peças de roupa que precisas;

• Define a tua paleta de cores: ao contrário do que se possa pensar, um Armário Cápsula não tem de ser monocromático ou ter apenas tons aborrecidos. Uma vez mais, não há dois armários iguais, pelo que o teu Armário Cápsula deve refletir as tuas cores preferidas. Para facilitar as combinações entre peças, é importante que tenhas uma paleta de tons em comum definida;

• Retira o que está em mau estado: se tens peças de roupa que já não usas porque estão gastas, rotas ou velhas, não vale a pena continuar a guardá-las no teu armário. Em vez disso, tenta dar-lhes outro uso, como panos de limpeza ou cria sacos reutilizáveis, por exemplo;

• Agora está na hora de escolher: o ideal é fazeres uma seleção com tempo e veres, peça a peça, o que te faz sentido manter. Deves ter em conta o seguinte:

        É importante manteres peças básicas e neutras, para facilitar a conjugação de diferentes looks, por serem mais versáteis;

        Deves dar preferência à roupa de qualidade e de fácil manutenção, para evitar que se estrague ao fim de pouco tempo;

        É essencial ter em conta as diferentes estações do ano, sendo mais fácil se optares por peças de roupa que se adaptem às quatro estações;

        Não há um número de peças exato que tenhas de cumprir. No entanto, o ideal é que o teu armário tenha entre 30 a 70 peças no máximo e que sirvam para um ano inteiro.

• Se comprares uma peça de roupa nova, tira outra do teu armário: se ao fim de um tempo sentires que tens de comprar algo novo, e para não correr o risco de voltares a ter um roupeiro cheio, segue esta regra

No fundo, não tenhas medo de repetir peças de roupa e de ser criativo com aquilo que tens. A ideia de usar todos os dias peças diferentes, só porque alguém pode reparar, não faz qualquer sentido!

O caminho para um mundo mais sustentável passa por consumir (e produzir) menos! O mais sustentável é aquilo que já temos no nosso roupeiro, temos é que lhe dar uso. Para tal, há que libertar espaço e ficar com apenas aquilo que te faz sentido.

 

Fonte:

https://www.armariocapsula.pt/

https://www.treehugger.com/what-to-include-in-a-capsule-wardrobe-5093585

https://www.treehugger.com/simplify-life-capsule-wardrobe-5085841

https://www.instyle.com/news/history-donna-karan-seven-easy-pieces

https://www.thegoodtrade.com/features/what-is-a-capsule-wardrobe

https://www.becomingminimalist.com/capsule-wardrobe/

https://www.decorfacil.com/armario-capsula/