Como cuidar da tua Escova de Dentes de Bambu?

Como cuidar da tua Escova de Dentes de Bambu?

 

Mudar de uma escova de dentes convencional para uma escova de dentes de bambu é um passo muito fácil de dar na nossa rotina e com um impacto muito positivo no meio ambiente. De facto, esta foi uma das primeiras mudanças sustentáveis que fiz na minha vida e que mantenho até aos dias de hoje.

 

O impacto das escovas de plástico no meio ambiente

Para além da adaptação ser bastante simples, a verdade é que as escovas de dentes de plástico têm um efeito ambiental muito negativo e visível, ao invés das de bambu. Sabias que as escovas de dentes tradicionais são responsáveis por toneladas de resíduos todos os anos e que demoram mais de 400 anos a decompor-se? Se pensares em todas as escovas de plástico que já usaste durante a tua vida, consegues imaginar o teu impacto no meio ambiente. Agora pensa nesse impacto multiplicado por todos os habitantes do planeta Terra.

As Escovas de Dentes de Bambu são, então, uma das soluções que chegou para resolver este problema. Feitas de bambu - um recurso autossustentável e biodegradável - são a alternativa perfeita às escovas de dentes tradicionais.

 

Vantagens das Escovas de Dentes de Bambu

Sabias que o bambu é ótimo para os dentes? Por ser a planta com maior concentração de sílica, o bambu reforça o trabalho do cálcio para a construção de ossos e dentes fortes. Para além disso, os nutrientes do bambu são também benéficos para as gengivas, fortalecendo-as.

Ao usares Escovas de Dentes de Bambu, há ainda outras vantagens para ti e para o meio ambiente:

 O bambu é naturalmente antibacteriano, pelo que as Escovas de Dentes de Bambu também o são;

 O bambu é um recurso natural não poluente;

 O bambu renova-se fácil e rapidamente. Ao contrário de outras árvores, esta planta tem um crescimento muito acelerado;

 Não há desflorestação associada ao uso do bambu. Para além do seu rápido crescimento, com o corte certo o bambu pode regenerar-se e viver até mais 100 anos;

 A espécie de bambu utilizada na produção de escovas de dentes não serve de alimentação para os pandas, não entrando em choque com a sua cadeia alimentar;

 O bambu absorve cerca de 30% a mais de carbono, em comparação com a maioria das outras árvores;

 As Escovas de Dentes de Bambu são biodegradáveis, podendo também ser compostadas.

 

Como cuidar da tua Escova de Dentes de Bambu?

Uma Escova de Dentes de Bambu pode durar, em média, entre os 2 e os 3 meses, mas é essencial ter alguns cuidados.

Como o bambu é um material absorvente, deves evitar deixar a tua escova em contacto permanente com a água. Para tal, damos-te algumas dicas:

 Deves secar sempre a tua escova após a utilização, com a ajuda de uma toalha;

 Coloca a tua escova na horizontal, pousada no topo de um copo, em vez de dentro de um copo, como é habitual. De preferência, deverás colocar as cerdas para baixo, para evitar a acumulação de água;

 Se preferires colocar dentro de um copo, deves ter pequenas pedras no seu interior, que vão escoar a água até ao fundo do copo e evitar o contacto direto da tua escova com a humidade.

A pressão exercida durante a escovagem pode dificultar a conservação das cerdas da tua escova. Mas podes endireitá-las com um simples truque! Dentro de um copo, coloca água a ferver e a tua escova de bambu com as cerdas para baixo. Deixa atuar durante uns breves minutos e as cerdas voltarão ao sítio.

Este truque, para além de endireitar as cerdas da tua escova, também vai estar a desinfetá-la. Assim sendo, pode ser importante usares este processo de esterilização uma vez por mês.

 

Como fazer o descarte no final?

Quando a tua Escova de Dentes de Bambu estiver na altura de ser trocada, deves ter em conta alguns cuidados na hora de a descartares.

Ao contrário do cabo, as cerdas das Escovas de Dentes de Bambu não são biodegradáveis, por isso devem ser retiradas com a ajuda de um alicate. Como também ainda não são recicláveis em Portugal, podes guardar as cerdas dentro de um frasco, até um dia ser possível reciclá-las.

O cabo da Escova de Dentes de Bambu, por sua vez, tem várias utilidades:

 Identificar as ervas aromáticas na tua horta. Basta escreveres o nome da planta no cabo e enterrá-lo junto da planta correta;

 Ajudar a atear a lareira ou o churrasco, visto que é inflamável;

 Por ser biodegradável, o cabo pode ainda ser compostado.

Se preferires, podes ainda usar a tua Escova de Dentes de Bambu para limpar a casa de banho e chegar a sítios difíceis, limpar sapatos e muito mais.