Como evitar o desperdício alimentar no Natal

Como evitar o desperdício alimentar no Natal

 

Na maioria das casas, o Natal e o Ano Novo são dias de mesa farta, com muitos pratos espalhados desde o jantar e almoço até aos bolos e doces preparados. É quase facto que existe sempre mais comida do que pessoas - ou, aliás, mais comida do que vontade de comer.

Mas, terminado o Natal, fica muitas vezes o sabor 'amargo' na boca (por muito docinha que tenha sido a comida) graças às sobras que nos enchem o frigorífico e as bancadas da cozinha, e com as quais nem sempre sabemos bem o que fazer.

Hoje, queremos dar-te algumas dicas sobre como evitar o desperdício alimentar no Natal, de forma a aproveitares ao máximo tudo o que preparaste com tanto cuidado.

 

Ter atenção às compras

A luta para evitar o desperdício alimentar no Natal começa, curiosamente, ainda antes de teres servido os pratos na consoada. Tem atenção aos alimentos que compras para a ceia de Natal; evita a compra excessiva de alimentos (especialmente de alimentos perecíveis, como carne, lacticínios, etc.) e tem em atenção o número de pessoas para quem irás cozinhar.

 

Libertar espaço no frigorífico

Nas semanas antes do Natal, certifica-te de que o teu frigorífico fica bem livre e disponível para todas as sobras que vão chegar nos próximos dias. Os recipientes de comida (como as caixas e tupperwares) costumam ocupar algum espaço, pelo que é importante que confirmes se tens espaço suficiente para tudo.

E, claro, não te esqueças de esvaziar também o congelador, pois também vai ser um grande aliado na hora de guardar sobras das épocas festivas.

 

Não servir toda a comida de uma vez

Todos nós gostamos de ver uma mesa recheada, mas a verdade é que deixar os alimentos à temperatura ambiente aumenta o risco de se estragarem mais rapidamente. Por isso, se tens um queijo para servir, por exemplo, experimenta servir apenas metade (e, claro, se os convidados quiserem repetir, vamos buscar o que ainda está no frigorífico). A seguir à refeição, guarda o que sobrou o mais rapidamente possível para que fique nas melhores condições durante mais tempo.

 

Deixar que os convidados se sirvam

Mesmo que tenhas pretensões de ser o melhor anfitrião da noite, a verdade é que, ao permitires que cada convidado se sirva, estarás a dar-lhe controlo sobre as suas doses e a ajudar a evitar a tentação de encher em demasia os pratos.

 

Usar Recipientes

Todos temos por casa infinitas caixas e caixinhas (umas compradas por nós, outras prendas de enxoval). Agora é o melhor momento para lhes dar uso! Aproveita os recipientes que já tens para guardar as sobras da consoada, para que sirvam de refeição nos próximos dias.

 

Bolsas Stasher & Food Wraps

Se fazes parte do grupo de pessoas que ainda não tem recipientes em casa, ou tem poucos, podes optar por adquirir as Bolsas Stasher ou os Food Wraps na nossa loja online. São ótimos para guardar alimentos já cortados/abertos, como fruta, pão, queijo, etc.

Para que nada fique esquecido, podes deixar uma nota no lado de fora de cada recipiente/bolsa/food wrap com a informação da comida que está no interior e quando foi preparada (caso mistures diferentes sobras de diferentes dias). Isto irá ajudar-te a consumir primeiro o que foi preparado há mais tempo.

 

Aproveitar sobras

Não é fácil estar uma semana ou duas a comer todos os dias a mesma comida. As sobras da consoada podem (e devem!) ser reaproveitadas e transformadas em novas receitas! Sopas, tartes, crepes, pão recheado, são apenas algumas das muitas receitas em que podes incorporar as sobras de Natal. Quem nunca ouviu falar na tradicional “roupa velha”, nos pastéis de bacalhau com as sobras do bacalhau da consoada, no Bolo-Rei tostado com manteiga ou nas couves que passam a esparregado ou a sopa?

 

Congelar sobras

Se não tens ideias nenhumas para usar em breve o que te sobrou do Natal, ou queres dar um pequeno descanso ao paladar, podes sempre congelar as sobras. Existem muitas comidas natalícias que podem ser congeladas: pão, queijos duros, semi-duros e moles (mas não cremosos), pratos de peixe e carne, Bolo-Rei e Bolo-Rainha, frutos secos e até sopa. O método de congelação permite que guardes durante muito mais tempo do que simplesmente guardado no frigorífico ou guardado num recipiente, por exemplo.

 

Partilhar o espírito natalício... e as sobras

Talvez não seja o teu primeiro pensamento, mas é uma ótima forma de evitar o desperdício! Podes partilhar as sobras com os convidados que estiveram na tua casa (basta pedires que cada um traga um recipiente seu) ou até partilhar com vizinhos! Oferecer algumas fatias de bolo ou dar a conhecer um prato tradicional da tua família, é meio caminho andado para teres uma maior proximidade com os teus vizinhos, e acabas por evitar o desperdício.

 

Esperamos que tenhas um Natal bem recheado e que as sobras da ceia sejam as tuas melhoras amigas nas semanas seguintes!