Como manter as tuas plantas vivas quando vais de férias

Como manter as tuas plantas vivas quando vais de férias

 

Desde pequena, sempre vi a minha casa repleta de flores e plantas, graças à paixão da minha mãe. Eu achava que não percebia muito de plantas, até começar a cuidar de algumas e entender que, de certo modo, é um talento nato. Alguns de nós nascem a saber ‘falar’ com as plantas e a saber do que precisam. Não é por acaso que existe quem consiga matar até uma simples suculenta, que é considerada das plantas mais fáceis de tratar. Há quem, simplesmente, não tenha mão verde.

Para aqueles de nós que cuidam das suas plantas como se fossem pequenos membros verdes das suas famílias (eu costumo dizer a brincar que sou uma plant mom[1]), sair de casa por mais do que um fim de semana pode ser uma pequena aventura. Afinal, quem é que vai cuidar dos nossos filhos... quer dizer, das nossas plantas, como se fossem pequenos humanos?

A verdade é que a resposta simples é apenas uma: vais ter de arranjar forma de as manter vivas. Aceita que, durante as férias, as tuas plantas não vão florescer, passar pela puberdade e tornar-se adolescentes belos e livres. Vão apenas sobreviver à tua ausência. E acredita que sobreviver durante as tuas férias é bem mais difícil do que imaginas!

Por isso mesmo, vou partilhar contigo algumas dicas importantes para manteres as tuas plantas saudáveis quando não estiveres em casa.

 

CONSTRÓI UM JARDIM RESILIENTE

Se vais sair de casa e tens uma horta ou um jardim exterior para cuidar, é importante saberes que a sua sobrevivência depende de alguns passos que tens de dar antes de ires de férias.

Vais ter de tomar algumas medidas que vão garantir que o teu jardim é saudável e forte o suficiente para conseguir sobreviver sozinho durante o tempo que estiveres fora.

 

Introduz uma variedade de plantas, pois uma maior biodiversidade ajuda a manter as plantas mais saudáveis;

Adiciona plantas perenes (com um ciclo de vida longo) de baixa manutenção;

 Abraça a vida selvagem e acolhe animais selvagens que sejam benéficos para o teu jardim (que possam, por exemplo, manter pragas afastadas);

 Adota plantas companheiras. Determinadas plantas podem ser plantadas lado a lado, poupando espaço e beneficiando-se mutuamente, seja através do tratamento de doenças ou do afastamento de pragas. Por exemplo, as cenouras e o alecrim podem ser plantados lado a lado, pois o alecrim afasta as moscas da cenoura;

 Faz uma rega profunda, em vez de regares pouco muitas vezes. Isto irá incentivar a formação de raízes mais profundas e plantas mais saudáveis e resistentes.

 

PENSA NA ÁGUA

Naturalmente, por muito resilientes que sejam as tuas plantas, se estiveres de férias durante uma ou duas semanas, elas irão precisar de água. A nossa primeira sugestão passa por criar o teu próprio sistema de auto-irrigação. Apesar de o nome parecer complicado, é muito fácil de criar e de pôr em prática.

 

            JARDIM EXTERIOR

Podes considerar sistemas de irrigação automatizados, como um sistema de irrigação por gotas que é ativado em intervalos programados se o tempo estiver seco. Em espaços mais pequenos, podes adicionar vasos de barro ou terracota para irrigação, colocados no solo. É o caso do Conjunto de Rega em Terracota, que é colocado diretamente na terra. Coloca uma garrafa de água encaixada no gargalo, e já está! Ao libertar a água lentamente, este sistema rega as tuas plantas apenas quando precisam, evitando que sequem ou a sua rega excessiva.

 

            PLANTAS DE INTERIOR

1. Coloca uma garrafa de água de plástico no vaso, com um pequeno furo na tampa. Esse mesmo furo vai estar a criar um sistema de rega gota a gota, mantendo as tuas plantas hidratadas. Deverás colocar a garrafa de pernas para o ar, com a tampa ligeiramente enterrada na terra, para não cair;

2. Seguindo a ideia anterior, há outra solução. Com a ajuda de um garfo quente, faz vários furos numa garrafa de plástico. Depois disso, coloca a garrafa dentro da terra do vaso e coloca água no seu interior. Através dos pequenos furos criados pelo garfo, criaste um sistema de rega gota a gota;

3. Plantas mais pequenas podem ser colocadas na abertura de um copo de água (sem estar em contacto direto com a água). Através de um cordão de algodão que colocas na base do vaso e dentro de água, a planta vai-se servindo da água consoante as suas necessidades, através de um sistema de capilaridade;

4. Semelhante à solução anterior, podes também colocar um recipiente com água e um cordão de algodão no seu interior. Esse mesmo cordão deverá estar em contacto com a terra das plantas, para ir regando as mesmas. Para este sistema de rega por capilaridade funcionar, deverás ter em conta o seguinte: o recipiente com água deverá estar mais alto do que as plantas, para a água ir passando por capilaridade e gravidade.

 

PASSOS PARA REDUZIR A NECESSIDADE DE ÁGUA

Antes de ires de férias, deves considerar se poderás, de alguma forma, reduzir a necessidade de água das tuas plantas. No caso dos vasos, que são fáceis de mudar de local, podes optar por colocá-los numa zona que tenha mais sombra do que o habitual.

Deves sempre garantir a quantidade de luz diária necessária para a planta se manter saudável, mas adicionar um pouco de sombra adicional nas horas mais quentes do dia, de forma a evitar um gasto maior de água.

Esta dica é particularmente útil no verão, em que o tempo fica mais quente e mais seco.

 

A DICA MAIS ANTIGA DO LIVRO – VIZINHOS E AMIGOS

 Claro que não nos podia escapar a dica mais antiga dos cuidados com plantas: pedir a amigos, familiares ou vizinhos para cuidarem das nossas plantas! Pede a alguém que conheças, e que tenha disponibilidade e responsabilidade, para fazer a rega semanal e certificar-se de que as folhas não estão a ficar amarelas, secas ou murchas, ou para retirar pequenas ervas daninhas que possam ir surgindo.

Uma sugestão pessoal: garante que deixas todos os passos descritos para os cuidados com as plantas antes de saíres! Cria um guia com a quantidade exata de água necessária para cada planta, qual o aspeto que a terra deve ter quando precisa de ser regada, sinais que deve procurar nas folhas e qualquer outra informação relevante.

Deixar as nossas plantas nas mãos de outra pessoa é uma ótima forma de fortalecer relações pessoais através da natureza, mas a verdade é que nem todas as pessoas têm os mesmos cuidados e isso pode revelar-se numa bandeira vermelha na hora de manter as tuas plantas vivas e saudáveis. Por isso, mais vale prevenir do que remediar!

 

[1] Plant mom: um termo que apareceu na década de 2010, com tradução em português para “mãe de plantas”.  Significado: alguém que possui um número significativo de plantas e cuida delas profundamente. Essas plantas geralmente são mantidas dentro de casa para ficarem perto da sua mãe.