Com o mês de agosto a acabar, e o mês de setembro mesmo a bater à porta, há alguns assuntos que começam a estar mais presentes na nossa cabeça. Voltar ao trabalho, voltar à escola, deixar preparados almoços e jantares de véspera, a correria dos dias mais comuns, lavar muita roupa...
Nós já estamos sem respiração só de pensar sobre o assunto. E imaginamos que já estejas a entrar um pouco em pânico também! Por aqui, gostamos mesmo muito de te facilitar a vida e encontrar soluções rápidas e eficazes para cuidar de problemas que todos nós temos.
Pensa em todas as nódoas que os teus filhos costumam trazer nas suas roupas depois dos primeiros dias de escola. As manchas de comida ou de café que acabas por encontrar na tua roupa no final de uma refeição comida à pressa. Estás a pensar em roupa arruinada? Não tem de ser! Vamos falar-te em algumas formas muito simples (e, claro, sempre ecológicas) de tirares até as nódoas mais difíceis de qualquer peça de roupa.
AS NÓDOAS MAIS DIFÍCEIS
SANGUE
O sangue é um dos grandes pesadelos de quem quer recuperar roupa. Seja porque houve um joelho esfolado depois de um jogo de futebol, ou porque o período apareceu de forma inesperada enquanto estavas no trabalho, retirar sangue da roupa pode ser um verdadeiro desafio... mas isso era antes!
Se o sangue ainda estiver fresco na roupa, passa rapidamente por água fria e sabão (qualquer tipo de sabão) de forma a evitar que fique uma mancha maior. Depois, coloca para lavar normalmente.
Se o sangue já estiver seco, não desesperes – o Bicarbonato de Sódio é um verdadeiro salvador. Coloca a peça de roupa de molho com um pouco de bicarbonato de sódio; no caso de manchas mais persistentes, podes experimentar humedecer e esfregar o local da mancha com sabão azul e branco e colocar ao sol.
SUOR
Quem nunca se deparou com uma camisola ou camisa com manchas de suor e ficou sem saber como retirá-las? Há uma dica infalível: junta 10gr. de Ácido Cítrico em 1,5L de água e deixa a roupa de molho na mistura durante a noite. Depois, lava a peça de roupa como de costume.
Deves usar esta mistura apenas em roupa branca, uma vez que o Ácido Cítrico pode desbotar a cor.
Também podes misturar 1 litro de água com 5 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio e deixar a peça de roupa de molho durante 30 minutos nessa mistura. No final, lava a roupa normalmente.
CAFÉ
Nos dias de correria, o café não pode faltar. Mas, no meio de muito trabalho e viagens, há momentos de desastre que acabam com o nosso café na roupa. Tal como acontece com o sangue, deves ter em consideração o momento da nódoa. Se acabaste de entornar café na roupa, lava o local imediatamente com água quente (quase a ferver), de forma que o café não penetre no tecido.
Se a mancha já estiver seca, molha-a com água morna e coloca 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio no local. Deixa que o bicarbonato absorva o café e depois lava a peça normalmente.
VINHO
Seja durante a refeição ou numa noite de diversão com amigos, uma nódoa de vinho pode ser suficiente para nos arruinar o dia.
Assim que a bebida cair na roupa, pressiona a área com um guardanapo, para evitar que a mancha aumente. Depois, aplica um pouco de água e sabão na região.
Quando chegares a casa, coloca uma colher de sopa de sal sobre a mancha e coloca a peça para lavar ao fim de 5 minutos. Se a mancha persistir, aplica uma mistura de Bicarbonato de Sódio com água quente e deixa atuar durante 20 minutos. No final, lava a peça normalmente.
CHOCOLATE
Um ingrediente que satisfaz miúdos e graúdos, mas que é muito chato para tirar da roupa! Coloca a peça no congelador durante uma hora (sim, é mesmo no congelador, não nos enganámos!) e depois raspa todo o chocolate endurecido. Em seguida, lava a roupa do avesso com detergente e água quente.
PRODUTOS INFALÍVEIS
BICARBONATO DE SÓDIO
O Bicarbonato de Sódio da Move&Wash trata-se de um produto multiusos, utilizado principalmente para ajudar a remover odores desagradáveis; no entanto, também é útil para retirar sujidades mais difíceis, agindo como desincrustante.
Durante as lavagens da roupa, podes adicionar 2 colheres de Bicarbonato de Sódio por cada litro de detergente para ajudar a retirar manchas e sujidade e, em caso de sujidade mais difícil, podes usar diferentes receitas com Bicarbonato de Sódio.
O Bicarbonato de Sódio pode ser usado em roupas coloridas, sem o risco de desbotar as cores.
PERCARBONATO DE SÓDIO
O Percarbonato de Sódio é um agente de limpeza branqueador, ecológico e totalmente biodegradável. Podes aplicar uma pasta diretamente nas manchas mais difíceis (água morna + 5 colheres de sopa de Percarbonato de Sódio) ou colocá-lo no compartimento de detergente da máquina de lavar (1 a 2 colheres de sopa).
Pode ser usado em roupas coloridas, mas é recomendado que diminuas o tempo de atuação. Por exemplo: para roupa branca, poderás deixar a pasta nas manchas durante 1 hora e na roupa de cor é recomendado que fique apenas 30 minutos.
BRANQUEADOR DE ROUPA
O Branqueador de Roupa EcoX é feito à base de percarbonato de sódio e carbonato de sódio. Sem perfume ou alergénios, este branqueador também elimina odores e deixa as roupas totalmente limpas e com um branco luminoso.
ÁCIDO CÍTRICO
O Ácido Cítrico é um ácido orgânico encontrado naturalmente em muitas frutas, mais especificamente os citrinos, que atua não só como amaciador da roupa, mas também como removedor de manchas e branqueador.
É recomendado que seja utilizado apenas com roupa branca, uma vez que pode desbotar as cores.
Agora que já sabes todas as dicas para retirares as manchas da tua roupa em segurança, já podes tirar da tua checklist mais um ponto: stressar com a lavagem da roupa!
Comentários