Congelar Alimentos: guia completo

Congelar Alimentos: guia completo

 

Quantas e quantas vezes dás por ti a pensar o que fazer aos restos de comida que te sobram, cascas de legumes ou até à fruta que já está a ficar demasiado madura?

O desperdício alimentar é um dos maiores causadores de poluição no mundo – aliás, 8% dos gases de efeito estufa que aquecem o planeta são causados pelo desperdício alimentar.[1] Só na Europa, 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente.

A verdade é que há um segredo que pode ser aplicado a quase todos os ingredientes que utilizas no teu dia a dia e que vai ajudar-te muito na hora de evitar o desperdício na tua cozinha: congelar!

Quando a comida é colocada no congelador, ela perde o seu calor natural e isso atrasa proliferação de micro-organismos (os mesmos agentes responsáveis pela deterioração dos alimentos). Por isso, congelar alimentos que sobram no teu dia a dia é ideal para poderes evitar o desperdício alimentar e reaproveitares tudo o que usas na cozinha. Neste artigo, vamos dar-te algumas dicas sobre como congelar corretamente e algumas sugestões do que fazer com os teus ‘novos congelados’.

 

Cuidados a ter ao congelar:

 1. Que alimentos posso congelar?

De forma geral, é possível congelar quase todos os alimentos. No entanto, os alimentos passam por várias mudanças durante o processo de congelamento/descongelamento - cristais de gelo, desidratação e enzimas podem causar alterações na textura, aparência e sabor dos alimentos armazenados no congelador.

Por exemplo, deves evitar congelar vegetais com alto teor de água, como pepino, alface e tomate (se forem para ser usados em smoothies/batidos ou purés e sopas poderás congelar, pois a alteração na textura não é relevante).

A melhor forma de congelares os alimentos é utilizando as Bolsas de Silicone Reutilizáveis, deixando de lado os sacos descartáveis.

 

2. Como devo preparar os alimentos?

 Se os alimentos estiverem cozinhados, certifica-te de que arrefeceram por completo antes de iniciares o processo de congelamento. Colocar um alimento ainda quente no congelador irá aumentar a temperatura dos alimentos em redor e poderá aumentar a probabilidade de desenvolvimento de bactérias.

Deves sempre congelar alimentos em porções pequenas/individuais. Isto permite-te, ao descongelar, tirar apenas a quantidade de que realmente precisas, e permite que o reaquecimento das sobras seja mais rápido.

 

3. Como descongelar alimentos congelados?

A forma mais segura de descongelares qualquer alimento é saberes com antecedência que os vais utilizar. Isso vai permitir que possas descongelar de uma forma simples: deixar o alimento no frigorífico durante um dia. Este processo de descongelamento é mais demorado, mas é o mais simples e garante uma maior qualidade dos alimentos descongelados.

 

Como utilizar as sobras congeladas?

Já tens sobras congeladas, mas não sabes como usá-las? Ou tens sobras, mas não sabes qual vai ser a sua utilidade ao congelar? Nós damos-te em seguida algumas sugestões práticas!

 

Sobras de vinho

As sobras de vinho podem ser colocadas numa cuvete e congeladas. Depois, podes adicionar estes cubos diretamente aos teus cozinhados que necessitam de um "sabor" especial.

 

Cascas de limão

Depois de espremeres limões ou limas, as cascas que sobram podem ser congeladas. No futuro, utiliza essas cascas para colocar em água aromatizada, ou até como um "cubo de gelo" alternativo.

 

Malaguetas

Congela malaguetas e gengibre fresco, e quando fores cozinhar basta ralar diretamente (ainda congelado!) para a tua comida.

 

Cascas de vegetais

As cascas de vegetais e talos podem ser guardadas num saco, dentro do congelador, e mais tarde poderás utilizar para fazer deliciosos caldos.

Fruta

Aqui, as combinações são infinitas! Com a fruta que tiveres por casa, dá asas à tua imaginação e mistura o que entenderes. O resultado há-de ser sempre saboroso, fresco e delicioso.

Também podes congelar diferentes frutas, plantas aromáticas (como hortelã) e até café para adicionar a bebidas e dar-lhes um toque especial no verão. Basta juntares um pouco de água e deixar no congelador.

 

Agora que já sabes o que fazer com as tuas sobras de alimentos, vamos dizer não ao desperdício alimentar!

 

[1] Fonte: https://www.unidoscontraodesperdicio.pt/omovimento