O Copo Menstrual como símbolo de empoderamento de quem menstrua

O Copo Menstrual como símbolo de empoderamento de quem menstrua

 

Lutamos por aquilo que o mundo deveria ser: Sustentabilidade, Educação, Inclusão. Este é um dos lemas da Lunette, e que nós abraçámos desde que nos tornámos seus representantes. Porque descomplicamos os períodos, porque desconstruímos estereótipos de género, porque protegemos o planeta, todos os dias nos empenhamos por um mundo melhor: um mundo seguro, inclusivo e sustentável... para todos.

Quando em 2009, decidimos criar a Pegada Verde porque tínhamos conseguido trazer para Portugal a marca Finlandesa Lunette dos copos menstruais, estávamos longe de imaginar que este produto se iria tornar um símbolo de empoderamento de quem menstrua.

 

Sustentabilidade

O Copo Menstrual permitiu quebrar correntes das expetativas, limitações e produtos de cuidados temporários que não são benéficos para o nosso corpo nem para o meio ambiente; liberdade de afirmação de quem menstrua sem vergonha.

Por podermos ter esta opção de escolha, reduzimos a quantidade de desperdício criado todos os meses. Criamos impacto positivo com os nossos períodos.

 

Educação

Desde que começámos a trabalhar com a Lunette, e até aos dias de hoje, que se tornou um tema de conversa, mesmo quando este tipo de conversas ainda se escondia. Quem falava abertamente do seu período numa conversa de café?

Ainda me lembro das muitas piadas que ouvi quando começámos a falar da menstruação e do Copo Menstrual, e não eram piadas simpáticas.

Sem falar dos mitos que fizeram parte do crescimento de algumas de nós. Não podes fazer bolos, que não crescem; não podes lavar o cabelo que faz mal. Enfim, hoje sabemos que não passavam de tolices para explicar aquilo que só parte da população mundial experiencia.

Nestes 14 anos formos assistindo a uma normalização das conversas sobre o período, e que bom que assim foi! Não temos de nos esconder, fingir que não existe. Acredito que temos apenas de aceitar e normalizar.

O que infelizmente ainda existe para muitas pessoas é deixar de ir à escola porque se está com o período e não ter dinheiro suficiente para comprar pensos, tampões ou copos menstruais. Nunca me passaria pela cabeça isto acontecer em minha casa, e quando nos deparamos com esta realidade atual, é ridiculamente assustadora.

 

Inclusão

Quem nunca sofreu discriminação, simplesmente porque está com o período? Infelizmente, isso ainda acontece.

Porque ficamos com os humores virados do avesso, porque ficamos demasiado sensíveis, porque não sabemos o que andamos a fazer. Sim, ficamos alteradas quando estamos menstruadas, mas isso não é razão para comentários que nos deitam abaixo, ou que são demasiado condescendentes.

Ainda hoje, a menstruação é vista como uma fraqueza quando comparado com alguém que não menstrua. E se somos todos diferentes, há que aceitar a diferença, e não troçar dessa mesma diferença.

O Copo Menstrual veio permitir que não apenas as mulheres, mas todas as pessoas que menstruam possam ter uma opção empoderadora durante o período.

 

Conclusão

Como com todas as grandes inovações, muita gente se assusta, não sabe bem o que é e do que se trata. Mais ainda, não tenta perceber porque veio revolucionar os períodos!

Tantas mulheres que, assim como eu, sofriam alergias e irritações de pele pela utilização dos métodos convencionais.

Tantas mulheres que sofriam de problemas de lubrificação.

Tantas mulheres que se anulavam nos dias da menstruação, porque fisicamente ficam debilitadas, porque se inibiam de fazer desporto, de ir à praia, porque deixavam de sair.

O Copo Menstrual Lunette é sobre libertação.

Liberdade de fazer o que se quer, de ir onde apetece ir, ser quem se quer ser.

Falámos de um Copo Menstrual, que além da sua incrível funcionalidade em coletar o fluxo menstrual, se tornou um símbolo para quebrar mitos e tabus à volta deste produto e da menstruação.

Neste Dia da Mulher, celebramos por esta grande conquista global. Assim como todas as maiores vitórias: primeiro estranha-se, depois entranha-se.